Com os jogos da copa do mundo, muita gente tem acompanhado de perto todas as movimentações, tanto dos jogadores quanto do país que sedia a copa do mundo, o Qatar.

E muito vem sendo revelado, e muitos aspectos têm chamado nossa atenção. 

Por exemplo, alguns jogadores de destaque que, até então, não tinham tanta visibilidade. Mas que vêm fazendo literalmente a diferença durante toda a competição.

E acredito que, neste momento, a torcida e o desejo de todos os brasileiros é um só: O hexacampeonato!

No entanto, na última partida, que ocorreu na segunda-feira, dia 05/12/2022, uma imagem ao final do jogo chamou a atenção de todos e até os mais desatentos procurou saber o que vem acontecendo. 

Os jogadores, após a vitória contra a seleção da Coréia do Sul, exibiram no meio do campo uma bandeira gigante com uma homenagem ao ex-jogador Pelé, considerado o rei do futebol e maior jogador de todos os tempos.

Mas não só isso, podemos perceber que durante toda partida, torcedores exibiam faixas com fotos e dizeres diversos sobre o ex-jogador.

Mas, afinal de contas, do que se trata esse tanto de homenagem? Tudo bem que ele é considerado o maior de todos os tempos, e estamos em meio a uma copa. Mas tanta homenagem assim tem um porquê. 

Pelé e seu quadro clínico

Fato é que Edson Arantes do Nascimento, de 82 anos, o Pelé, encontra-se internado em estado relativamente estável. Porém, não está mais respondendo ao tratamento quimioterápico.

Desde Setembro de 2021 ele vem passando por um tratamento após descobrir um câncer de Cólon. 

E nos últimos meses, após contrair covid, também adquiriu uma infecção respiratória.

Por conta dos medicamentos e do câncer, sua imunidade acaba apresentando uma baixa, o que o deixa exposto a uma série de outras doenças. 

A equipe optou por um tratamento paliativo, no momento. 

Para garantir qualidade de vida, diminuindo a incidência de dores e auxiliando na falta de ar. Diferente do que seria considerado um tratamento para combater a doença, de fato, já que ele não está mais respondendo ao tratamento. 

Câncer de Cólon

É o câncer que afeta o intestino e seu diagnóstico é feito por meio do exame chamado colonoscopia, que consiste em uma mangueira fina com uma câmera na ponta, para realizar a investigação do que acontece no intestino. 

É usado também para o diagnóstico de uma série de outras doenças que acometem o intestino.

Não se tem precisão do que causa este tipo de câncer, mas há alguns fatores que podem ser levantados enquanto hipóteses de causa:

Fatores hereditários – embora com uma incidência menor, é possível que esse tipo de câncer se desenvolva por algum histórico familiar.

Alimentação inadequada – investir em uma alimentação saudável garante a qualidade de vida em muitos níveis e previne uma série de doenças. O Câncer de Cólon é uma delas. Além de manter uma dieta saudável, é importante a prática regular de exercícios físicos e se manter no peso ideal.

Evitar o tabagismo também é de extrema importância. 

Além de doenças inflamatórias, que podem evoluir para um câncer, doenças hereditárias, pólipos retais… 

E é necessário ficar atento a alguns sintomas que pode aparecer: 

– diarréia prolongada

– sangue nas fezes ou coloração diferente 

– dor abdominal 

– afinamento das fezes

– mudança injustificada de hábito intestinal

– excesso de gases e flatulência

– perda injustificada de peso 

– evacuações dolorosas 

– cansaço em excesso

Os sintomas precisam ser observados e a necessidade de acompanhamento médico é altamente recomendada ao notarem os sintomas. 

Saúde do homem 

É preciso estar atento constantemente aos males que acometem essa parcela da população. 

Campanhas de conscientização para a prevenção e preservação da saúde do homem podem ser observadas, como foi o caso do mês de Novembro, onde se promove o Novembro Azul.

E por se tratar de algo tão específico, há profissionais especializados exclusivamente em cuidar dessa saúde. Por exemplo, dentro da enfermagem há especialistas na saúde do homem.

É necessário também se atentar aos cuidados oncológicos de saúde. Essa área de especialização forma profissionais capacitados em cuidar, prevenir, diagnosticar e tratar doenças oncológicas, como é o caso do câncer de Cólon. 

Com a ciência, a medicina e as instituições juntas, fazendo o seu papel de formar profissionais de excelência, podemos chegar mais longe no tratamento destas e de muitas outras doenças. Com qualidade, inovação, tecnologia e pesquisa e investimento em formação.

A São Camilo é uma instituição de renome que promove o desenvolvimento em pesquisa e formação de enfermeiros e especialistas.
Confira e conheça nossos cursos de pós-graduação a distância em Farmácia clínica em oncologia Enfermagem em saúde do homem

Compartilhe essa notícia