Em 2020, a pandemia global da Covid-19 varreu o mundo, deixando um rastro de milhões de vítimas e alterando drasticamente o cotidiano da humanidade.

Hoje, três anos depois, a maioria da população recebeu a vacina, e a vida volta a se parecer com o que era antes. 

No entanto, com a aparição da nova variante da Covid-19, chamada de Éris ou EG.5, é crucial monitorar seus efeitos para manter o controle sobre a situação atual.

 

  1. O que é EG.5 ou Éris?

Conhecida também como Éris, a EG.5 é uma mutação do vírus sars-cov-2, o causador da Covid-19. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Éris é uma subvariante da Ômicron, cepa atualmente predominante no mundo, e foi identificada pela primeira vez em 2023, com o número de casos crescendo progressivamente.

 

  1. Quais são os sintomas da nova variante da Covid-19 (Éris)?

Especialistas alertam que a variante EG.5, ou Éris, é altamente contagiosa, conseguindo evadir mais facilmente o sistema imunológico, embora não pareça ser mais letal do que outras variantes. Os sintomas da Éris assemelham-se aos da Ômicron e incluem:

  • Coriza;
  • Dor de cabeça;
  • Febre ou calafrios;
  • Tosse contínua;
  • Falta de ar ou dificuldade em respirar;
  • Fadiga;
  • Dores musculares ou no corpo.
  • Dor de cabeça.
  • Dor de garganta;
  • Perda de paladar ou olfato.

 

  1. Qual é o grupo de risco da nova variante da Covid-19 (EG.5)?

Assim como nas outras variantes da Covid-19, o grupo de risco para a EG.5 inclui idosos (acima de 60 anos), portadores de doenças crônicas, fumantes, gestantes, puérperas e crianças menores de 5 anos.

 

  1. Casos da nova variante da Covid-19 são registrados no Brasil 

A OMS apontou que a nova variante Éris está se espalhando gradualmente, sendo que mais de 50 países já notificaram a ocorrência da doença, incluindo Estados Unidos, China, Japão, França e Portugal.

Nessa lista, o Brasil também aparece. Até o momento (11/09), foram notificados quatro casos da nova variante EG.5 no Brasil: dois em São Paulo, um no Distrito Federal e um no Rio de Janeiro.

No entanto, em nota, o Ministério da Saúde, afirmou que ainda não é possível atribuir o aumento de 6% de casos de Covid-19 à nova variante, pois o crescimento está de acordo com o esperado do período que é marcado pelo surgimento de infecções respiratórias.

 

  1. Qual é o papel do enfermeiro no controle e tratamento da Covid-19?

Os profissionais de enfermagem têm desempenhado um papel vital no enfrentamento da pandemia da Covid-19, atuando em diversas frentes para identificar, prevenir, controlar e tratar a doença. 

Suas responsabilidades abrangem, entre outras:

  • Realização de testes de Covid-19;
  • Orientação a pacientes e familiares sobre tratamento;
  • Administração de vacinas à população;
  • Fornecimento de cuidados intensivos e especializados.

 

Se você é enfermeiro e busca se especializar para enfrentar as mudanças constantes na área da saúde relacionadas ao tratamento da Covid-19, conheça os cursos de Pós-graduação em Enfermagem da São Camilo (CLIQUE AQUI)!

 

REFERÊNCIAS

AGÊNCIA BRASIL. Saúde diz que é cedo atribuir alta de casos de covid à nova variante. São Paulo, 05 set. 2023. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-09/e-prematuro-atribuir-alta-de-covid-19-nova-variante-diz-governo. Acesso em: 11 set. 2023.

NEWSLAB. Éris: o que se sabe sobre nova variante de covid, que teve 1º caso confirmado no Brasil. NEWSLAB, 21 ago. 2023. Disponível em: https://newslab.com.br/eris-o-que-se-sabe-sobre-nova-variante-de-covid-que-teve-1o-caso-confirmado-no-brasil/. Acesso em: 11 set. 2023.

A GAZETA. Éris: conheça a nova e mais contagiosa variante da Covid. A Gazeta, Espírito Santo, 06 set. 2023. Disponível em: https://www.agazeta.com.br/es/cotidiano/eris-conheca-a-nova-e-mais-contagiosa-variante-da-covid-0923. Acesso em: 11 set. 2023

Compartilhe essa notícia