FAQ

As instituições credenciadas pelo Ministério da Educação têm autonomia para oferecer cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu nas áreas em que possuem competência acadêmica instalada. Portanto, os cursos de especialização independem de autorização prévia, de reconhecimento e renovação de reconhecimento, porém devem atender rigorosamente a todas as exigências da Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018. 
 

Para cada disciplina, a duração é de 30 dias. 

Para obter um bom aproveitamento na disciplina, é recomendado que o aluno dedique, ao menos, 10 horas de estudos semanais. 

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu terão carga horária mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas/aula. 

Os cursos de Pós-graduação On-line possuem a duração média de 12 meses.

Temos oferta de novas turmas mensalmente, desta forma o candidato deverá respeitar os prazos para ingresso, divulgados em nosso site.

Não. Todos os alunos devem cumprir o cronograma com as atividades on-line e elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com as datas previamente estipuladas. 

Você deverá enviar os documentos para o e-mail documentos@posead.saocamilo.br prazo de 10 dias antes do início do curso para concretizar sua matrícula e receber o dados de acesso para sua Área do Aluno.

a) Cópia da Cédula de Identidade ou CNH
b) Cópia do CPF
c) Cópia do diploma de graduação frente e verso (Na ausência do diploma deverá ser entregue certidão de conclusão da graduação com data de colação de grau). Em caso de aluno estrangeiro, deverá ser entregue o diploma de graduação devidamente revalidado por uma Universidade Brasileira.
d) Comprovante de pagamento da 1ª parcela. 
 

Não. Para a realização da matrícula nos cursos de pós-graduação é obrigatório a entrega do diploma de graduação. Na ausência do diploma de graduação, o aluno deverá entregar a certidão de conclusão de graduação constando data de colação de grau. 

Os alunos estrangeiros devem entregar o diploma de graduação devidamente revalidado por uma Universidade Brasileira, para realização da matricula.

Alunos formados na graduação ou pós-graduação do Centro Universitário São Camilo, poderão requerer o desconto de ex-aluno na Central de Atendimento Financeiro. A taxa de desconto é de 15%, e aplica-se somente as mensalidades. 

O interessado terá a opção de enviar um currículo para análise junto à coordenação do curso desejado, para possível autorização.

A avaliação do desempenho escolar é feita por disciplina, incidindo sobre  o aproveitamento da mesma. O aluno será avaliado a partir de critérios definidos em cada plano de disciplina e a cada verificação de aproveitamento é atribuída uma nota, expressa de 0 (zero) a 10,0 (dez). O aluno será aprovado no curso quando obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete) em todas as disciplinas do plano pedagógico vigente e no Trabalho de Conclusão de Curso.

Alunos de cursos EaD não recebem carteirinha, entretanto terá acesso as dependências da instituição como visitante, podendo fazer uso da biblioteca e laboratório. 

O certificado deverá ser solicitado através do link “Ocorrência”, e o aluno deverá encaminhar os seguintes documentos digitalizados em formato PDF através do ícone “Upload de Documentos” disponível na área do aluno:
 
- Diploma de graduação frente e verso;
- RG;
- Certidão de nascimento ou casamento (quando houver alteração no nome) 
 
O prazo para confecção é de 120 dias após a solicitação e não há custo para emissão de primeira via.

Referente à Certificação dos cursos: Desde 1996, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) prevê a existência de cursos a distância para a educação básica e superior (ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação) e determina que seus diplomas tenham o mesmo valor que dos presenciais. 

Você poderá solicitar alteração através do ícone “Ocorrências”, ou por telefone através do número 4005 -1599. 

A segunda via do boleto poderá ser impressa através do Portal Acadêmico, com seu login e senha

O boleto poderá ser emitido através do Portal Acadêmico, com seu login e senha. 

Você precisará entrar em contato com a Central de Atendimento Financeiro, através do link “Ocorrências”.

Você precisará entrar em contato com a Central de Atendimento Financeiro, através do link “Ocorrências”, ou por meio do telefone 4005-1599. 

Será necessário formalizar o cancelamento por meio do ícone “Ocorrências” em seu Portal Acadêmico, justificando o motivo da desistência. 

A solicitação de aproveitamento de estudos de disciplinas deverá ser feita através do ícone “Ocorrências”, disponível no Portal Acadêmico, devendo ser anexado o Histórico Escolar digitalizado em formato PDF e Conteúdo Programático da disciplina a ser analisada. O aproveitamento de estudos somente poderá ser solicitado para disciplinas já concluídas, pertencentes a Cursos de Pós-Graduação. Não poderão ser aproveitados componentes cursados a mais de 5 (cinco) anos. 

O documento poderá ser solicitado através do ícone “Secretária Virtual -> Serviços e Declarações” sendo necessário pagamento de taxa administrativa. O prazo para confecção é de 5 dias úteis, após a baixa de pagamento. 

Através do link “Fale Conosco/Suporte” você terá acesso ao endereço de e-mail do Coordenador Pedagógico. 

A atualização de qualquer dado cadastral do aluno deve ser feita através do link “Ocorrências” disponível em sua Área do Aluno.

Para regularizar pendências financeiras você poderá realizar o auto acordo através do ícone “Financeiro”, disponível em sua área do aluno, ou por meio do telefone 4005-1599. 
 
Se sua dúvida não foi respondida, entre em contato com a Central de Atendimento ao Aluno, através dos canais abaixo: 
 
Tel. 4005-1599
E-mail - contato@posead.saocamilo.br