Sim, os farmacêuticos podem prescrever medicamentos. Mas, calma, não é tão simples. Apenas alguns tipos de medicamentos podem ser prescritos pelos farmacêuticos. Além disso, existem regras e limitações que precisam ser conhecidas e compreendidas pelos farmacêuticos e consumidores.

Essa limitação parece um contra senso; afinal, uma busca na internet sobre os farmacêuticos nos leva a conceitos clássicos que definem  o farmacêutico como um profissional perito no uso de medicamentos e fármacos, bem como em suas consequências no organismo humano ou animal. Ele é o profissional que trabalha no desenvolvimento, produção, análise, manipulação e dispensação de remédios, fármacos e medicamentos.

Quem procura um pouco mais descobre que os farmacêuticos são profissionais de tradição milenar, sucessores dos boticários e apotecários. Eles são os responsáveis por toda a cadeia produtiva do medicamento, desde a produção industrial até o paciente consumidor final, assegurando o uso seguro e efetivo dos medicamentos.

Isso faz com que muitos consumidores fiquem à vontade e sintam-se seguros para pedir indicações de remédios no balcão da farmácia.

Por isso, além de ser importante que os consumidores saibam quais medicamentos podem ser prescritos pelos farmacêuticos, é crucial que os profissionais de farmácia tenham uma formação sólida para que continuem sendo merecedores da confiança irrestrita da população.

 

Quais medicamentos os farmacêuticos podem prescrever?

Como você já sabe, os farmacêuticos podem prescrever apenas alguns tipos de medicamentos. Veja abaixo quais são:

- Complexos Vitamínicos e Suplementos Alimentares

- Para tratamento da acne

- Para problemas digestivos

- Para alergias em geral

- Antissépticos

- Anti-inflamatórios

- Para micoses

- Para casos de dor

 

A fundamentação do farmacêutico para a prescrição de medicamentos

Ao ser perguntado sobre quais medicamentos podem ser prescritos por um farmacêutico que não tenha uma especialização, o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo responde que o farmacêutico sem especialização pode prescrever medicamentos cuja dispensação não exija prescrição médica, como:

- os medicamentos industrializados,

- as preparações magistrais (alopáticos e dinamizados),

- as plantas medicinais,

- as drogas vegetais e,

- outras categorias ou relações de medicamentos que venham a ser aprovadas pelo órgão sanitário federal para prescrição do farmacêutico.

 

No entanto, o CRF/SP destaca que “o farmacêutico para o exercício deste ato deverá estar fundamentado em conhecimentos e habilidades clínicas que abranjam boas práticas de prescrição, fisiopatologia, semiologia, comunicação interpessoal, farmacologia clínica e terapêutica”. 

Nesse caso, informa nota do CRF/SP, será exigido pelo Conselho Regional de Farmácia o reconhecimento de título de especialista com comprovação de formação que inclua conhecimentos e habilidades em boas práticas de prescrição, fisiopatologia, semiologia, comunicação interpessoal, farmacologia clínica e terapêutica.

É por isso que, o Centro Universitário São Camilo é uma escolha segura para capacitar profissionais de Farmácia com excelência.

 

Compartilhe essa notícia