O que é a fisioterapia neurológica adulta?

A fisioterapia neurológica adulta é uma especialidade abrangente dentro da área da fisioterapia, dedicada ao tratamento e prevenção de lesões neurológicas, como derrame cerebral, Alzheimer, AVC, doença de Parkinson, entre outras, com foco no público adulto.

Essas condições podem resultar em sequelas que impactam a capacidade funcional do paciente. Nesse sentido, a fisioterapia neurológica adulta tem como objetivo principal maximizar a funcionalidade, independência e qualidade de vida dos indivíduos por meio de intervenções personalizadas e direcionadas.

Qual é o papel do fisioterapeuta na neurologia adulta?

Por meio de um cuidadoso acompanhamento e tratamento contínuo, a fisioterapia neurológica adulta desempenha um papel fundamental na reabilitação e no bem-estar dos pacientes, contribuindo para sua qualidade de vida e promovendo sua reintegração na sociedade.

Com abordagens terapêuticas específicas, como exercícios adaptados, técnicas de estimulação e treinamento de habilidades motoras, o fisioterapeuta especializado ajuda a melhorar a mobilidade, o equilíbrio, a coordenação motora e outros aspectos funcionais. Dessa forma, seu papel é proporcionar ao paciente a capacidade de realizar as atividades diárias com maior autonomia e segurança.

Onde o fisioterapeuta especializado em neurologia adulta pode atuar?

O fisioterapeuta especializado em neurologia adulta possui uma ampla gama de áreas de atuação, incluindo:

  • Clínicas médicas especializadas em neurologia;
  • Centros de reabilitação neurológica;
  • Hospitais, especialmente em unidades de cuidados neurológicos;
  • Unidades de Terapia Intensiva (UTIs);
  • Centros desportivos adaptados, visando a reabilitação e o condicionamento físico de pacientes com condições neurológicas;
  • Postos de saúde, oferecendo atendimento e acompanhamento de pacientes com doenças neurológicas;
  • Atendimento domiciliar (home care), proporcionando tratamento individualizado e personalizado;
  • Empresas e escolas, promovendo a prevenção de lesões e orientando sobre cuidados específicos para indivíduos com condições neurológicas.

 

Essas diversas áreas de atuação permitem que o fisioterapeuta especializado em neurologia adulta esteja presente em diferentes contextos, atendendo às necessidades específicas dos pacientes e contribuindo para sua reabilitação, qualidade de vida e bem-estar.

Qual é a média salarial do fisioterapeuta especializado em neurologia adulta?

Com base nos dados do CAGED, a média salarial para profissionais da área é de R$2.698,27 para uma carga horária semanal de 31 horas. No entanto, é importante ressaltar que com dedicação e experiência adicional, é possível alcançar uma remuneração mais elevada, podendo chegar até R$5.103,66.

Como se especializar em fisioterapia neurológica adulta?

Para se aprimorar na área de fisioterapia neurológica adulta, é recomendado que o profissional graduado em fisioterapia realize o curso de Pós-graduação EAD em Fisioterapia Neurológica Adulta oferecido pelo Centro Universitário São Camilo. 

Essa especialização proporcionará conhecimentos aprofundados e atualizados sobre o tema, preparando o profissional para atuar com excelência nesse campo específico da fisioterapia.

O que você aprenderá no curso de Pós-graduação EAD em Fisioterapia Neurológica Adulta?

O curso tem como objetivo principal capacitar os profissionais para realizar avaliações precisas, prescrever condutas adequadas e aplicar tratamentos específicos para sequelas decorrentes de disfunções do sistema nervoso, tanto central quanto periférico.

As disciplinas do programa abrangem uma variedade de áreas relevantes, incluindo:

  • Gestão de pessoas em organizações hospitalares;
  • Políticas de saúde;
  • Tecnologia em saúde;
  • Bases da avaliação funcional do paciente adulto neurológico;
  • Neuroanatomia e neurofisiologia funcional;
  • Patologias em neurologia;
  • Recursos de fisioterapia no paciente neurológico adulto;
  • Treinamento de capacidades em paciente neurológico adulto visando independência responsável;
  • Uso da CIF na avaliação global do paciente neurológico.

 

Se interessou por essa área de atuação promissora? Especialize-se já! Clique aqui para saber mais.

Compartilhe essa notícia