A Professora Diana Ferreira Pacheco, especialista em Fisioterapia Estética, Dermatofuncional, Terapia Ocupacional e outras áreas, se destaca como uma figura notável no campo educacional. No papel de coordenadora dos cursos de pós-graduação online na Pós EAD São Camilo, sua trajetória é impressionante.

A convite da Pós EAD São Camilo, a Profª Diana compartilha seu profundo conhecimento e oferece esclarecimentos sobre questões frequentes relacionadas ao papel crucial desempenhado pela Fisioterapia. 

Leia a entrevista na íntegra

Pós EAD São Camilo: Poderia nos contar um pouco sobre sua jornada na área da Fisioterapia? O que a motivou a escolher essa profissão e como surgiu o interesse pela docência?

Diana Pacheco: Eu sou formada há 21 anos e sempre quis trabalhar na área da saúde. No começo, eu estudei por muito tempo para o vestibular de Medicina, mas depois comecei a fazer o curso de Fisioterapia. Comecei com dúvidas, mas tive a certeza quando iniciei minha jornada acadêmica na faculdade, momento em que foram discutidos assuntos como Equoterapia, atuação em hospitais e outras áreas que tinham mais destaque na época.

Nesse momento, eu senti que a Fisioterapia era o campo certo para mim. Eu pensei: "Eu vou devolver função e vida para as pessoas, para que elas voltem a ter autonomia e independência". Por isso, eu fiquei na área e gostei. Por muitos anos, eu trabalhei em hospital e também com pacientes acamados em Home Care. Após esse período, eu tinha feito mestrado em Fisiologia Cardiovascular e comecei a dar aula. Além disso, busquei capacitação para aprimorar a minha docência, trabalhando com metodologias ativas, entre outras.

Conheci o grupo São Camilo através de um professor que faz coordenação junto comigo, e comecei a atuar também na gestão e a oferecer tutorias na educação a distância. Inclusive, muitas pessoas ainda são contra o EAD, mas eu não sou, pois ele permite que diversas pessoas tenham acesso ao ensino e capacitação. O EAD também existe há muitos anos, sendo que antes era feito através do envio de materiais pelo correio. Para mim, a educação a distância oferece oportunidades para que muitas pessoas tenham condições de estudar.

 

Pós EAD São Camilo: Como tem sido sua experiência como coordenadora dos cursos de Pós-graduação EAD em Fisioterapia da São Camilo? Quais são os desafios e recompensas dessa função?

Diana Pacheco: Eu gosto muito de fazer gestão, porque consigo amadurecer informações. Meu papel como coordenadora é convergir a educação com qualidade às necessidades dos estudantes e às exigências institucionais, como as do MEC. Esse é um desafio muito gratificante, pois consigo organizar esses pontos para atender a todos.

Além de ter MBA em Gestão em Educação do Ensino Superior, formação em cursos de metodologias ativas e experiência em docência, como coordenadora, ganhei também a oportunidade de demonstrar como realizar uma gestão equilibrada na São Camilo, além de ter feito vários amigos em São Paulo [risos]!

 

Pós EAD São Camilo: Com a constante evolução da Fisioterapia, quais são os temas atuais aos quais os fisioterapeutas devem estar atentos? Existem técnicas, tratamentos ou tecnologias emergentes que merecem destaque?

Diana Pacheco: O que merece destaque sempre? Saber que todas as atribuições do fisioterapeuta devem estar embasadas em pesquisa científica. Por isso, é muito importante que o profissional estude e não se baseie apenas naquilo que é empírico.

Outra coisa: é preciso saber o que é reconhecido como prática profissional pelo COFFITO [Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional] e também o que o Ministério da Saúde autoriza no país. Um exemplo disso são as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde [PICS], que são reconhecidas pelo Ministério da Saúde. Diversas delas são reconhecidas para o fisioterapeuta em estética, dermatofuncional, saúde mental, etc. É importante citar que nós não atuamos diretamente com saúde mental, mas as Práticas Integrativas podem fazer parte das nossas ferramentas de trabalho.

Lembrando que nunca seremos terapeutas holísticos, mas sim fisioterapeutas com especialização em determinada área. 

Na Estética, algo que está muito em alta é a questão dos injetáveis e da ozonioterapia, que estão crescendo bastante. Porém, é preciso buscar capacitação onde são oferecidos cursos de qualidade que sejam reconhecidos pelos órgãos regulamentadores da nossa profissão.

 

Pós EAD São Camilo: Como a Fisioterapia tem encontrado um campo em ascensão no tratamento de pacientes queimados, poderia explicar de que forma o fisioterapeuta pode atuar nessa área específica? Quais são os principais papéis desempenhados por esses profissionais no cuidado e recuperação desses pacientes?

Diana Pacheco: O paciente queimado é muito particular e específico, pois sofre lesões de diferentes graus que podem afetar tanto o sistema tegumentar quanto articular, tendo até mesmo o risco de perda de partes do corpo.

O fisioterapeuta trabalha desde a avaliação funcional desse paciente no ambiente hospitalar até o uso da roupa compressiva sob medida, visando favorecer a cicatrização. Isso ocorre após o paciente já estar em tratamento e ter saído de uma possível situação de risco de vida.

Nós sabemos que o paciente queimado sofre muito com dor e também que existe o risco de a cicatrização não ser adequada, levando ao desenvolvimento de deformidades, limitações dos movimentos e comprometimento respiratório. Assim, o fisioterapeuta trabalha preservando a amplitude de movimento, buscando manter funcionalidade, melhorando o quadro de dor ou quadro álgico e ajudando no processo cicatricial. 

Não podemos esquecer que o paciente queimado é complexo e precisa de uma equipe multidisciplinar, com um fisioterapeuta atuando junto para melhorar a questão funcional.

 

Pós EAD São Camilo: Na sua visão, como está o mercado de trabalho atual para os fisioterapeutas? Quais são as possibilidades de atuação profissional e as oportunidades de crescimento de carreira?

Diana Pacheco: Vamos entender essa questão. As pessoas se formam e decidem não investir em uma especialização, pois afirmam que é caro. No entanto, se você não se capacita, não estuda e não busca outras formações que agreguem valor ao seu currículo, você não terá como se sustentar e não crescerá na sua carreira.

Crescimento em carreira para o profissional da saúde não é um "UP" imediato. Hoje, estou formada e amanhã estou ganhando R$15.000,00: isso não existe. Sendo assim, o indivíduo precisa se formar, se capacitar e ir crescendo. Se o profissional tem preferência por uma área, ele deve direcionar seus esforços para aquilo. Se ele faz uma especialização e cursos complementares, com certeza irá se destacar mais no mercado e terá melhores oportunidades de trabalho.

Quem não fizer isso, será igual a outros milhares que nunca sairão daquilo. Esse é um indivíduo que reclama de qualquer carreira, de qualquer formação. Ele termina como generalista em qualquer área e se frustra por ser tratado como tal.

Atualmente, sou formada há 21 anos e sou muito feliz com minha carreira e minha profissão. Lido muito com docência e faço atendimentos também. As pessoas sempre procuram meu trabalho, pois sabem da minha expertise e do tempo de atuação.

 

Pós EAD São Camilo: Quais estratégias ou habilidades o fisioterapeuta pode desenvolver para se destacar no mercado de trabalho e se tornar um profissional valorizado?

Diana Pacheco: Proatividade é algo extremamente importante e deve estar associada à responsabilidade, por isso é preciso estudar. Hoje em dia, temos muitas facilidades com a internet. Portanto, ao identificar uma condição que você desconhece, desde que faça parte da sua competência de formação, você deve buscar formas de tratá-la adequadamente. Se não, encaminhe para um colega que tenha essa expertise.

Outro ponto extremamente importante é a capacitação continuada. Por exemplo, se você trabalha em um hospital, é necessário participar de capacitações regulares para a área.

Se você trabalha com estética, é essencial estar sempre estudando e se atualizando. A estética é uma das áreas que mais se modifica, com novos conceitos e técnicas surgindo constantemente. Além disso, é uma área desafiadora para a realização de pesquisas científicas.

Para se destacar, é crucial manter-se atualizado. Não seja apenas o profissional das redes sociais. Torne-se o profissional que de fato proporciona resultados concretos e reais para seus pacientes. É dessa forma que você poderá se destacar no mercado de trabalho.

 

Pós EAD São Camilo: Quais são os principais diferenciais que a Pós-graduação EAD São Camilo oferece na área de Fisioterapia? Como o programa se destaca em relação a outras opções no mercado?

Diana Pacheco: A pós EAD oferece a possibilidade de flexibilidade na rotina. Eu mesma estudo e já fiz mais de um curso pensando no ensino a distância. [A Pós EAD São Camilo] se encaixa na rotina, oferece material, tem tutoria presencial, possui uma Central de Atendimento que cuida de você, ajuda e garante um diploma reconhecido como qualquer outro.

Para aqueles que pensam nas aulas práticas, é possível buscar campo para fazer isso sem nenhum problema e com autonomia. A Pós EAD São Camilo oferece flexibilidade de horário, você não tem gastos com comida na rua e transporte, e também não precisa passar duas horas em um ônibus ou carro para chegar até a instituição, dependendo do lugar em que você mora.

Não importa se você mora em locais distantes daqui [São Paulo], como Macapá, Manaus, Nordeste, no interior ou em uma cidade pequena onde não chega um curso de pós-graduação. Ainda assim, é possível fazer uma pós-graduação através da São Camilo, obter sua especialização e se destacar em sua cidade.

Portanto, a Pós EAD São Camilo oferece oportunidades sensacionais de trabalho, muitas economias e um lucro futuro.

 

Pós EAD São Camilo: Olhando para trás, há alguma lição ou conselho que você gostaria de ter recebido no início de sua carreira na Fisioterapia e que agora queira compartilhar com outros profissionais que buscam impulsionar suas carreiras?

Diana Pacheco: Se você tiver a oportunidade, tente estudar para uma prova de residência. Quando eu me formei, não tive essa oportunidade por questões pessoais. Na área de Dermatofuncional, por exemplo, já existe prova de residência.

É bom também fazer especialização, pois você só pode obter o título de especialista com ela, e isso é importante. Além disso, nunca dê brechas, "breaks" ou pausas na sua capacitação. Continue estudando, e quem sabe um dia você não estará dando aulas e cursos. Você deve continuar estudando. 

Certa vez, ouvi de um professor durante a graduação que o profissional da saúde só para de estudar quando morre. Se você parar, ficará para trás e desatualizado. Eventos, congressos, revistas e bons materiais de leitura sempre agregarão a você.

E o conselho é: se você tem a oportunidade de estudar, se especializar e fazer uma prova de residência, faça! Já tive alunos que fizeram residência junto com a especialização EAD, e eles me disseram que foi a melhor coisa que fizeram em suas vidas.

 

Pós EAD São Camilo: Para os profissionais que ainda estão hesitantes em iniciar sua carreira de sucesso na Fisioterapia por meio de um curso de especialização, qual conselho você daria para encorajá-los a dar esse importante passo em suas trajetórias profissionais?

Diana Pacheco: Faça sua matrícula! Não fique sentado esperando o próximo semestre ou quando "sobrar dinheiro", porque você sabe que vai fazer isso. "Ah, eu vou começar quando tiver tempo", você vai arrumar mais serviço e não vai se especializar. 

Se você tem preguiça de ler, precisa trocar de carreira. E se você tem preguiça de estudar, ressuscite! Você precisa estudar, senão não terá uma carreira de sucesso e não crescerá.

O melhor conselho é: abra o site da São Camilo e faça a matrícula, pronto! Fez a matrícula? Agora é hora de estudar, não há segunda opção.

 

Onde fazer pós-graduação em Fisioterapia?

Se você tem interesse em se especializar em Fisioterapia, não deixe de conferir os cursos do Centro Universitário São Camilo:

 

MATRICULE-SE JÁ e seja um especialista!

Compartilhe essa notícia