1. O que são foodtechs?

O termo "foodtech" é uma junção das palavras em inglês "food" (comida) e "tech" (tecnologia), referindo-se a empresas, especialmente startups, que utilizam recursos tecnológicos para inovar na produção e distribuição de alimentos.

As foodtechs têm ganhado destaque nos últimos anos, especialmente a partir de 2020, devido ao isolamento social que impulsionou o aumento expressivo no uso de aplicativos de logística e entrega de alimentos.

No entanto, o escopo de atuação das foodtechs vai muito além desta subcategoria.

 

  1. Como o setor alimentício utiliza a tecnologia?

O setor alimentício faz amplo uso da tecnologia em diversas frentes, abrangendo desde a produção de novos alimentos até a otimização da logística, coleta e análise de dados, automação de processos e redução de desperdícios.

Além disso, as foodtechs desempenham papéis fundamentais em sete áreas principais:

 

Super Foods & CPG

Esta área foca no desenvolvimento de novas categorias de alimentos e bebidas, com ênfase na redução de aditivos químicos, extração de proteínas e laticínios de vegetais, legumes e grãos, além da minimização de riscos à saúde.

 

Food Delivery & Logistics

Empresas desta categoria oferecem serviços de entrega de alimentos e bebidas diretamente ao consumidor, abrangendo compras de mercado, refeições ou ingredientes.

 

Smart Kitchen & Restaurant Tech

Neste campo, tecnologias são aplicadas para aprimorar a gestão dos processos internos de cozinhas, buscando maior eficiência no preparo e distribuição dos alimentos.

 

Farm to table

Este conceito visa estreitar a relação entre os produtores de alimentos e os consumidores, reduzindo a dependência de intermediários no processo.

 

Food Safety & Traceability

Recursos e soluções tecnológicas são empregados para prolongar a vida útil dos alimentos e identificar os que não estão em condições adequadas para consumo, além de aprimorar a rastreabilidade na cadeia de suprimentos.

 

Consumer Apps & Services

Esta categoria abrange aplicativos que facilitam o acesso a informações relevantes sobre alimentação e nutrição, fornecendo orientações sobre restaurantes, planos alimentares, entre outros.

 

Waste Management

As tecnologias oferecem soluções para reduzir o desperdício de alimentos, possibilitando sua redistribuição para consumo por meio de conexões com outros agentes da cadeia.

 

  1. Como está o mercado para o Tecnólogo de Alimentos?

De acordo com o site salario.com.br, o mercado de trabalho de Tecnologia em Alimentos tem registrado uma demanda significativa em 2023. Ao comparar os dados dos meses de maio de 2022 e maio de 2023, observa-se um aumento expressivo de 63,64% nas admissões formais.

A média salarial do Tecnólogo em Alimentos no Brasil é de aproximadamente R$3.387,53, podendo chegar a até R$8.137,47, dependendo da formação, experiência e localização geográfica do profissional.

 

  1. Qual é a melhor especialização em Tecnologia de Alimentos?

A Pós-graduação EAD em Tecnologia de Alimentos da São Camilo é a opção ideal para aqueles que desejam avançar em suas carreiras como Tecnólogos de Alimentos.

O curso tem como principal objetivo capacitar os profissionais com um profundo entendimento das regulamentações sanitárias, atendendo às exigências do Ministério da Saúde e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Além disso, o programa prepara o profissional para influenciar positivamente na produção de uma ampla variedade de alimentos, fornecendo conhecimentos em tecnologia de farinhas, carnes, alimentos liofilizados, vegetais minimamente processados e ferramentas para a implementação de práticas sustentáveis nas empresas.

Invista na sua carreira! CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o curso.

 

  1. REFERÊNCIAS

SEBRAE. O que são foodtechs. 22 ago. 2022. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-que-sao-foodtechs,5ecfdb7f89ba2810VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 24 out. 2023.

DISTRITO. Foodtech: o que é, qual o impacto e tendências do setor. 05 abr. 2022. Disponível em: https://distrito.me/blog/foodtech-o-que-e-qual-o-impacto-tendencias-do-setor/. Acesso em: 24 out. 2023

Compartilhe essa notícia