A escola não é propriamente uma empresa, principalmente porque a sua missão e os seus objetivos são diferentes daqueles que normalmente observamos no mundo corporativo, porém, ela pode se apoiar no ambiente organizacional para estabelecer alguns parâmetros em relação à sua atuação no que diz respeito à gestão. Essa relação entre unidades escolares e ambiente organizacional vem se estreitando anualmente, ou seja, temas como gestão de pessoas, liderança, capacitação de equipes, avaliação de desempenho, e assim por diante, estão mais comuns no ambiente escolar. 

Os gestores educacionais são chamados a tomar decisões com base em indicadores internos e externos e, por consequência, elaborar um plano estratégico que tenha como objetivo melhorá-los, dado que a gestão escolar tem um papel crucial na melhoria dos indicadores educacionais, já que ela é responsável por definir os objetivos e metas da escola, além de traçar as estratégias para atingi-los e avaliar os resultados alcançados. 

Neste sentido, a educação permanente nas novas ferramentas de gestão e no uso das novas tecnologias, por parte da gestão educacional, será capaz de garantir um ambiente de aprendizado adequado, com professores capacitados, recursos pedagógicos modernos e uma infraestrutura própria para atender às necessidades dos alunos. 

 

Quais os principais desafios do gestor educacional?

Vamos destacar alguns desses desafios:

Formação continuada dos professores: a gestão educacional deve priorizar a formação contínua dos professores, visando garantir um ensino de qualidade e atualizado com as novas tendências pedagógicas. Assim, é indispensável que o time de professores esteja sempre atualizado e capacitado para oferecer um ensino de qualidade.

Avaliação de desempenho dos professores: são inúmeras as ferramentas que permitem avaliar o desempenho de um colaborador e, considerando uma educação por indicadores, esse tipo de avaliação precisa integrar o cotidiano das escolas, pois, a avaliação de desempenho é importante, porque permite que a escola identifique os pontos fortes e fracos dos professores. É fundamental que a escola tenha um processo de avaliação justo e transparente, que leve em consideração os objetivos e as metas da unidade escolar, bem como as características individuais dos docentes. Por isso, com base nos resultados da avaliação, os gestores podem traçar estratégias para melhorar a qualidade do ensino e promover a formação de alunos críticos e participativos.

Desenvolvimento integral dos estudantes: a gestão educacional deve ter uma preocupação constante com o desenvolvimento integral dos estudantes, oferecendo-os um ambiente acolhedor e estimulante, com atividades extracurriculares e projetos pedagógicos inovadores. Desta forma, é importante que a escola considere as necessidades individuais de cada discente e lhe ofereça um atendimento personalizado, com foco em seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

Educação 4.0 e Tecnologias Digitais: a gestão escolar tem um papel importante na implementação da tecnologia 4.0 nas escolas, posto que ela se traduz pela integração de diversas tecnologias em um único sistema, permitindo a criação de ambientes mais inteligentes e conectados. Por esta razão, os gestores escolares devem estar atentos a essa tendência e, por consequência, promover a implementação de tecnologias que permitam a criação de um ambiente escolar mais moderno e eficiente.

 

Com isso, uma gestão educacional eficiente é fundamental para garantir a qualidade na educação e melhorar o desempenho dos estudantes a fim de que possam vencer os desafios do mundo atual. Ainda sobre o tema, é papel do gestor contribuir para a melhoria dos índices educacionais da sua unidade escolar e, para tal, deverá investir pesado na sua própria formação e, consequentemente, alavancar o seu time de professores e corpo técnico-administrativo. 

Assim sendo, é indispensável que o gestor educacional invista na sua formação acadêmica para os temas de gestão escolar, ou seja, ampliar o leque de competências e habilidades no que se refere aos temas de administração escolar, conforme citados anteriormente. E, desta maneira, motivar o seu time de docentes e corpo técnico-administrativo a da mesma forma buscar capacitação

Compartilhe essa notícia