A Covid-19 já afetou milhões de pessoas no mundo todo, desde que passou a ser considerada pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, até o dia 24 de agosto, eram mais de 3 milhões de casos confirmados. Esse cenário está demandando grande esforço de pesquisa e desenvolvimento da indústria farmacêutica. 
 
Sendo assim, entre a corrida para a descoberta de uma vacina, alternativas terapêuticas e medicamentos eficazes para combater a doença, a indústria farmacêutica vem sofrendo diversos impactos.
 
Em declaração, a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (INTERFARMA) esclarece que “até o momento, o fornecimento de terapias no País segue dentro da normalidade”
 

Veja os impactos da Covid-19 na indústria farmacêutica

Adquirindo insumos farmacêuticos durante a pandemia

Em uma live do Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP), o Dr. Henrique Tada, diretor-executivo da Associação Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac), disse que a aquisição de matérias-primas pela gestão das indústrias farmacêuticas ficou seriamente comprometida, porque 90% da matéria-prima farmacêutica utilizada na produção nacional de medicamentos é importada, e os maiores produtores e exportadores são China e Índia. Quando esses países entraram em lockdown, os modais de transporte sofreram severos impactos, o que fez com que o frete aumentasse de 2 dólares o quilo para 14 dólares o quilo das matérias-primas, além do aumento do valor dos insumos e do aumento do dólar.
 

Tecnologias aliadas às indústrias farmacêuticas

Como o setor das indústrias farmacêuticas não pôde ter suas operações paradas, justamente por ser responsável pela produção de remédios e medicamentos, o auxílio das tecnologias está sendo indispensável. Nesse sentido, a automação de alguns processos, com a utilização de robôs, por exemplo, é necessária para garantir a integridade e a saúde dos funcionários, bem como a eficácia dos processos. 
 
Leia mais:
 

Home office em ensaios clínicos

Com respaldo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que permitiu o acompanhamento de pesquisas clínicas por meio da telemedicina, agora as indústrias, os centros de pesquisa e os patrocinadores podem avaliar a viabilidade de implementar a telemedicina para acompanhamento de ensaios clínicos. Em partes da Europa e nos Estados Unidos, também adotaram o monitoramento clínico remoto, com auxílio das tecnologias digitais. 

A importância de farmacêuticos preparados e qualificados

Esse momento atípico, em que estamos vivendo uma crise de saúde pública, só nos mostrou o quanto é importante termos profissionais preparados para lidar com os diversos desafios, incluindo profissionais da Farmácia.
 
“Para realizar uma assistência farmacêutica com qualidade, é fundamental que o farmacêutico se especialize, pois assim garantirá o uso racional dos medicamentos, permitindo segurança, eficácia e economia nos tratamentos medicamentosos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes”, comenta o Prof. Me. Vandré Mateus, coordenador dos cursos de Pós em Farmácia da São Camilo.
 
Estar preparado para enfrentar esses e outros desafios requer conhecimento, experiência e preparo, que podem ser buscados em cursos livres, participação de eventos na área e também por meio de uma Pós EAD em Farmácia
 
“As pós-graduações da São Camilo são diferenciadas e oferecem, além de um excelente ensino e plataforma educacional, um nome e uma tradição muito fortes na área da saúde, o que garantirá empregabilidade e possibilidades múltiplas de uma carreira de sucesso”, comenta o Prof. Dr. Marcelo Polacow, coordenador da São Camilo e vice-presidente do CRF-SP.
 
 
Contudo, a indústria farmacêutica, justamente por produzir bens essenciais, não parou durante a pandemia, e, por isso, teve que tomar medidas de prevenção e mitigação de riscos, como: adesão ao home office, afastamento de pessoas do grupo de risco, medidas de segurança, realização de periódica de testes, entre outras ações. 
 
Gostou do post? Não deixe de conferir os cursos de Pós EAD em Farmácia da São Camilo!
 
 

Compartilhe essa notícia