Para garantir um tratamento abrangente e promover o bem-estar dos pacientes, é fundamental que as boas práticas se estendam além do ambiente clínico, integrando-se ao seu dia a dia.

Nesse contexto, este artigo traz uma seleção de exercícios que os fisioterapeutas podem ensinar aos pacientes para serem realizados em casa. Os exercícios descritos a seguir são baseados na Cartilha de Fisioterapia do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (2019).

Esses exercícios têm como objetivo alongar e fortalecer os músculos que envolvem a coluna lombar e a coluna vertebral, aliviando e prevenindo dores e patologias. Ao compartilhar essas práticas com os pacientes, é possível promover a manutenção da saúde e proporcionar alívio dos desconfortos associados à região da coluna.

5 exercícios para a região lombar 

Exercício 1:

O paciente deve adotar a posição decúbito dorsal em um colchonete, flexionando uma das pernas. Utilizando uma faixa adequadamente fixada à planta do pé, é necessário promover a extensão da outra perna na altura do joelho oposto. Recomenda-se manter essa posição por 10 segundos e repetir o procedimento por 5 vezes. Ao término, instrua o paciente a executar o mesmo exercício com a outra perna.

Exercício 2:

Na mesma posição decúbito dorsal, o paciente deve realizar a elevação de um dos joelhos em direção ao peito, utilizando ambas as mãos para auxiliar nesse movimento. Recomenda-se manter um alongamento suave por um período de 10 segundos, repetindo a sequência por 5 vezes em cada perna.

Exercício 3:

Em posição de decúbito dorsal, oriente o paciente a realizar a flexão dos joelhos, mantendo-os unidos, e posteriormente separá-los enquanto realiza uma rotação dos pés para aproximar as plantas. O tempo de duração desse movimento deve ser de 10 segundos, sendo repetido em sequência por 5 vezes.

Exercício 4:

Instrua o paciente a realizar a ponte isométrica. Para isso, oriente-o a afastar os pés, contrair o abdômen e elevar o quadril, mantendo essa posição por um período de 10 segundos em uma sequência de 5 repetições.

Exercício 5:

Mantendo a mesma posição, o paciente deve flexionar os joelhos e afastá-los, colocando as mãos atrás da cabeça para proporcionar apoio, evitando empurrar o corpo usando as mãos. A posição deve ser mantida por 10 segundos e repetida 5 vezes.

5 exercícios para a região cervical

Exercício 1:

O paciente deve assumir uma posição sentada com a coluna ereta. Instrua-o a inspirar pelo nariz enquanto eleva os ombros e, em seguida, expirar enquanto abaixa os ombros. Esse exercício deve ser repetido 10 vezes.

Exercício 2:

Na mesma posição sentada, oriente o paciente a realizar rotações dos ombros para trás de forma lenta e associada à respiração. Recomenda-se repetir esse movimento 10 vezes.

Exercício 3:

Com o paciente sentado, instrua-o a inspirar suavemente pelo nariz, flexionando o pescoço para frente e alongando os músculos da região cervical. Em seguida, deve-se expirar pela boca. Mantenha essa posição por 10 segundos, retornando à posição neutra ao finalizar. O exercício deve ser repetido 5 vezes.

Exercício 4:

Sem alterar a posição sentada e com as mãos descansando nas coxas, o paciente deve girar a cabeça para o lado direito, mantendo essa posição por 10 segundos. Repita esse movimento por 5 vezes. Em seguida, repita o mesmo procedimento girando a cabeça para o lado esquerdo.

Exercício 5:

Na mesma posição sentada, instrua o paciente a inclinar a cabeça para o lado direito, mantendo essa posição por 10 segundos. Repita esse movimento por 5 vezes. Em seguida, oriente o paciente a fazer o mesmo inclinando a cabeça para o lado esquerdo.

Especialização em Fisioterapia nas Algias Posturais da Coluna Vertebral

A Pós-graduação EAD em Algias Posturais da Coluna Vertebral aborda diversos aspectos essenciais relacionados à anatomia da coluna vertebral e ao aparelho locomotor, além de explorar as alterações funcionais que frequentemente resultam em dor. Por meio desse curso, você terá acesso a propostas de conduta eficazes tanto para o tratamento quanto para a prevenção de diferentes condições relacionadas a essas algias posturais.

Ao se especializar nessa área, você estará capacitado para atuar de forma profissional em uma variedade de cenários de atendimento, fornecendo aos seus pacientes o melhor tratamento possível. Não perca a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos. Clique aqui para saber mais!

 

REFERÊNCIAS

Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. Escola de Coluna INTO: Cartilha de Fisioterapia [online]. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://www.into.saude.gov.br/images/pdf/cartilhas/atualizadas/Cartilha_coluna_fisioterapia_web.pdf. Acesso em: 10 jul. 2023

Compartilhe essa notícia