Você está satisfeito com a sua alimentação? Se estiver, saiba que você faz parte da minoria.

Uma pesquisa Rede Penssan mostrou que quase 117 milhões de brasileiros não se alimentam como deveriam. Uma pesquisa do IBGE apontou que 90% dos brasileiros não se alimentam de forma saudável.

Não é diferente no restante do mundo, já que a OMS estima que dois terços da população mundial se alimentam mal. No mundo afora há 2 bilhões de pessoas subnutridas e quase o mesmo número de obesos, dois problemas alimentares que pesam sobre os sistemas de saúde pública.

Um estudo sobre os hábitos alimentares dos trabalhadores comprovou que são poucos os que escolhem alimentos saudáveis, 61% dos entrevistados disseram comer doces e salgadinhos habitualmente.

Associação Brasileira de Nutrição divulgou um estudo feito pelo IBGE que mostra que o brasileiro se alimenta com muito carboidrato e gordura, uma das causas do altíssimo índice de obesidade entre a população. 

 

As consequências da má alimentação

 

Um estudo científico publicado na revista médica The Lancet mostrou que uma má dieta alimentar é responsável por mais mortes do que qualquer outro fator de risco, incluindo o hábito de fumar. É isto mesmo: má alimentação mata mais do que cigarro.

"Este estudo afirma o que muitos pensam há vários anos: que uma dieta pobre é responsável por mais mortes do que qualquer outro fator de risco no mundo", disse o autor da pesquisa Christopher Murray, da Universidade de Washington, em reportagem do portal Uol.

Além de doenças e morte, má alimentação reduz a qualidade de vida e prejudica a performance profissional.

No estudo sobre os hábitos alimentares de 2.131 trabalhadores, 42% responderam que se sentem indispostos, sonolentos, com o estômago pesado, principalmente depois do almoço.

 

Quer melhorar sua alimentação? Pense em comer melhor antes de comer menos.

 

Se você quer melhorar a sua alimentação, saiba que não está sozinho. Uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostrou que 80% dos brasileiros se esforçam para ter uma alimentação saudável.

Mas, antes de simplesmente deixar de comer alimentos pouco saudáveis, a primeira preocupação deve ser comer alimentos mais saudáveis.

Muitas pessoas focam unicamente em eliminar refrigerantes, doces e salgadinhos da dieta, por exemplo. Mas é bem mais fácil fazer isso se o foco estiver em adotar alimentos mais saudáveis.

A adoção progressiva de alimentos saudáveis diminui o desejo e a necessidade por alimentos gordurosos e ricos em açúcar.

Uma das conclusões do pesquisador Christopher Murray é de que "as mortes se associam mais com não comer suficientemente alimentos saudáveis do que com comer demais dos que são ruins para a saúde".

Ou seja, é mais importante comer melhor do que comer menos.

 

Venha fazer sua Especialização em Nutrição na São Camilo

 

Como você viu no início deste texto, os problemas decorrentes da má alimentação atingem milhões de pessoas com consequências catastróficas. Isso significa que o campo de trabalho na área da Nutrição é gigantesco e só tende a aumentar.

 

Venha fazer sua Pós-graduação em Nutrição e esteja preparado para atuar nessa área de muitas oportunidades e excelente remuneração.

Compartilhe essa notícia