Pós EAD em Mba em gestão em saúde corporativa

Empreenda e lidere na área da saúde, com foco em otimizar processos na gestão de clínicas e hospitais com segurança e eficiência por meio de estratégias de planejamento, métricas e ESG.
Com a Pós-Graduação EAD em MBA em Gestão em Saúde Corporativa, um profissional da área biológica ou da administração especializa sua graduação para gerir e liderar empresas e equipes no setor da saúde. A disparidade de salários na área médica é discrepante, o teto salarial de um técnico é 5 mil reais, enquanto o de um diretor chega a 20 mil. Se o objetivo é melhores remunerações, almejar cargos de maior hierarquia é tão importante quanto se preparar para eles.
Objetivos do curso:
▫️ Capacitar profissionais para atuar na Gestão de Serviços de Saúde Corporativos, independente do porte e atuação da empresa;
▫️ Desenvolver habilidades e competências que garantam ao aluno conhecimentos amplos e basilares, relacionados a planejamento, implementação, desenvolvimento, manutenção e avaliação de qualidade em serviços de saúde nas organizações;
▫️ Apresentar o cenário atual da saúde do trabalhador, propondo maneiras práticas e embasadas para a resolutividade de questões/problemas do dia a dia do Gestor em Saúde.
Público-alvo:
Profissionais com Ensino Superior completo que atuam ou desejam atuar em:
▫️ Medicina;
▫️ Medicina do trabalho;
▫️ gestão em saúde no ambiente empresarial;
▫️ Segurança do trabalho;
Perfil do graduado:
O Especialista em Farmacologia Clínica terá habilidades em:
▫️ Abordagem farmacoclínica;
▫️ Racionalização da terapêutica;
▫️ Atenção ao paciente a partir de uma visão integradora dos conhecimentos;
▫️ Aprofundar os conhecimentos relacionados com o mecanismo de ação dos fármacos em seus aspectos clínicos e terapêuticos.
Áreas de atuação do profissional:
O profissional especializado nesta área poderá atuar:
▫️ na condução de serviços de saúde;
▫️ com alocação de recursos financeiros e humanos;
▫️ integrando as ferramentas modernas de Gestão em Saúde a cuidados com os trabalhadores.
▫️ alocando recursos financeiros e humanos;
▫️ com capacidade avaliativa e decisória bem desenvolvida;
▫️ liderando com ações pertinentes e embasadas nas melhores práticas do seu campo de atuação;
▫️ buscando a eficiência dos processos;
Coordenação geral:
▫️ Me. Prof. Paulo Roberto Zétola - É mestre em Ergonomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Gestão em Saúde Corporativa e em Gestão Executiva em Saúde, graduado em Medicina do Trabalho e em Medicina do Esporte. É professor no curso de graduação em Medicina da UFPR, professor e coordenador de pós-graduação dos cursos de Gestão em Saúde Corporativa (Pós EAD São Camilo) e de Medicina Ocupacional (UFPR).
Tem mais de 20 anos de experiência como Gestor Executivo, em empresas do Brasil e da América Latina. É consultor em Medicina Ocupacional e Saúde Suplementar em exercício. Foi Presidente da Associação Paranaense de Medicina do Trabalho (APAMT) e Diretor do Conselho Fiscal (ANAMT). Escreveu e organizou o livro “Tratado em Gestão de Saúde do Trabalhador” ( 2020).
Credenciamento e-MEC: bit.ly/3K9g2Fm
Carga horária: 360 horas
Duração: 12 meses
Formato: 100% online
As aulas são gravadas e complementadas por materiais escritos e vídeos explicativos, além de atividades interativas, como chat e vídeo-chat, testes e avaliações dissertativas, que o aluno pode realizar diretamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
MATRIZ CURRICULAR:
▫️ GESTÃO ADMINISTRATIVA EM SAÚDE
• Apresentação e história do tema "Saúde do Trabalhador";
• Conceitos em Gestão em Saúde Corporativa;
• Referencial internacional e boas práticas (técnicas identificadas como as melhores para realizar determinada tarefa, segundo a comunidade científica).
▫️ GESTÃO DE RISCOS NO TRABALHO
• Principais riscos no ambiente ocupacional;
• Serviço de SST;
• Conceitos e classificações de risco;
• Normas regulamentadoras,
• Controle do ambiente de risco;
• Gerenciamento de risco;
• Gestão de catástrofes e grande acidentes.
▫️ GESTÃO DAS DOENÇAS E LINHAS DE CUIDADO
• Principais doenças ocupacionais;
• Introduçaõ e história das doenças ocupacionais;
• Conceitos importantes e visões práticas.
▫️ GESTÃO DOS AMBULATÓRIOS E DOS RECURSOS
• Principais aspectos da elaboração e execução de um ambulatório médico in-house;
• Necessidades de um ambulatório médico;
• Negociação com a alta diretoria;
• Avaliação da localização geográfica da empresa;
• Localização do ambulatório.
▫️ GESTÃO DOS INDICADORES DE SAÚDE
• Definição, classificação e exemplos de indicadores;
• Fontes de dados (compreensão e desempenho);
• Prestação de Contas;
• Uso dos Indicadores para Engajamento;
• Benefícios Seguráveis e Não Seguráveis;
• Indicadores na Saúde Mental.
▫️ GESTÃO DA INCAPACIDADE E DO RETORNO AO TRABALHO
• Construindo um Ambulatório;
• Panorama Atual das Políticas Públicas em Saúde;
• O trajeto do trabalhador: da aptidão à aposentadoria;
• Legislação relacionada à incapacidade laborativa;
• Fatores Mediadores nos Processos de Absenteísmo-Doença;
• O trabalho como risco para a capacidade laborativa;
• Programas de Gerenciamento do Absenteísmo;
• Ferramentas e métricas quanto à (in)capacidade para o trabalho;
• Intervenções para a prevenção da incapacidade laborativa.
• O processo de retorno ao trabalho;
• A reabilitação física, psicossocial e profissional.
▫️ AVALIAÇÃO FINAL
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF.