Pós EAD em Mba em gestão estratégica em comércio exterior
A constante e rápida inovação tecnológica, o aumento do nível de exigência da sociedade e a internacionalização do mercado exigem dos profissionais o desenvolvimento de soluções diferenciadas, para que as organizações não só mantenham como criem vantagens competitivas neste cenário. Portanto, os profissionais em todas as áreas e em todos os níveis organizacionais necessitam desenvolver competências que os habilitem a reconhecer, tratar e encontrar soluções em situações de freqüentes desafios. A partir desse diagnóstico, este MBA em Gestão Estratégica em Comércio Exterior teve sua criação pautada na oferta de uma alternativa segura para desenvolver primeiramente as quatro áreas vitais de conhecimento para a empresa e imprescindíveis para o profissional do século XXI: Marketing, Pessoas, Finanças e Inovação. Oferece também de uma visão estratégica e sistematizada das diversas atividades ligadas ao comercio internacional, contribuindo para o desenvolvimento de profissionais capazes de atender as exigências empresariais contemporâneas.
Objetivos do curso:
▫️ Desenvolver profissionais com visão abrangente do comércio internacional e de áreas de conhecimento vitais para o negócio;
▫️ Preparar profissionais para cargos estratégicos;
▫️ Desenvolver visão estratégica, inovadora e empreendedora;
▫️ Desenvolver a compreensão sobre estratégias de marketing e técnicas para elaboração de um plano de marketing;
▫️ Desenvolver a compreensão sobre o mercado internacional, suas particularidades e necessidades;
▫️ Desenvolver o domínio e consistência conceitual, a fim de utilizar técnicas e instrumentos de gestão do comércio exterior;
▫️ Ampliar conhecimentos sobre aspectos financeiros e econômicos da organização, com ênfase em câmbio.
Público-alvo:
Profissionais com superior completo em qualquer área do conhecimento que atuem ou pretendam atuar com:
▫️ Práticas de gestão;
▫️ Desenvolvimento de pessoas e equipes.
Perfil do graduado:
Profissional capacitado a atuar em e/ou gerir tecnicamente uma equipe que atue em Comércio Exterior, com:
▫️ Visão empresarial;
▫️ As melhores práticas em gestão de comércio exterior.
Áreas de atuação do profissional:
▫️ Empresas industriais;
▫️ Empresas comerciais de importação e exportação;
▫️ Empresas comerciais de transporte;
▫️ Empresas seguros;
▫️ Despachantes;
▫️ Órgãos governamentais.
Coordenação geral :
Profª. Ma. Aparecida Bucater - Mestra em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em Administração pelo Centro Universitário (FECAP, 1984). Especialista em Tecnologia Educacional pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP, 2003),em Ensino à Distância pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (2007) e em Recursos Humano na FAAP (2003). Certificada em Análise Transacional e Formação de Instrutores de Treinamento.
Coordenadora de cursos de Pós-Graduação presenciais e EAD, e em tecnológicos de gestão na FMU (2005 a 2008). Professora em disciplinas de administração e comportamento. Tutora convidada pela pós-graduação FAAP (1999 a 2008). Experiência profissional como Analista de RH no Itaú e como Coordenadora de RH na Editora Abril. Atuação como Consultora, instrutora e palestrante em instituições de ensino e empresas como Escola Politécnica da USP, Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (GEFIN - USP); Schneider Electric do Brasil, Essencis Soluções Ambientais, Honda Lock, Pernambucanas, Visteon, Hospital Ana Costa.
Carga horária: 360h.
Duração: 12 meses
Formato: 100% online
As aulas são gravadas e complementadas por materiais escritos e vídeos explicativos, além de atividades interativas, como chat e vídeo-chat, testes e avaliações dissertativas, que o aluno pode realizar diretamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
MATRIZ CURRICULAR:
▫️ VISÃO ESTRATÉGICA
• Processo decisório e planejamento estratégico
•Inovação e empreendedorismo,
• Plano de negócios.
▫️ MARKETING
• Marketing estratégico;
• Planejamento mercadológico;
• Plano de marketing.
▫️ ECONOMIA E FINANÇAS PARA GESTORES
• Ciência Econômica, e suas características;
• O papel do administrador financeiro;
• Tipos de sociedade empresarial;
• Governança corporativa nas sociedades anônimas.
▫️ VISÃO HUMANISTA
• Aspectos humanos da estrutura do negócio;
• Liderança;
• Desenvolvimento de competências interpessoais.
▫️ GESTÃO EM NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
• Comércio internacional e seus impactos nos negócios internacionais;
• Diferenças entre país e abordagens;
• Comércio exterior como oportunidade de negócio.
▫️ LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIAS E ACORDOS INTERNACIONAIS
• Legislação Tributária e do Direito Internacional Público e Privado;
• Decisões estratégicas e operacionais na prática do comércio exterior.
▫️ GESTÃO DAS OPERAÇÕES DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO
• Exportação e importação: tópicos técnicos;
• Tratamento da administração de forma prática e operacional.
▫️ SISTEMAS DE TRANSPORTE INTERNACIONAIS
• Logística como ferramenta de competição;
• Modais de transporte;
• Estudo da sustentabilidade dos modais - homem e meio ambiente.
▫️ PROCESSO DECISÓRIO E ANÁLISE MULTICRITÉRIO
• Modelos e metodologia de decisão.
• Apoio à decisão;
• Objetivos e valores;
• Avaliar alternativas;
• Recomendações e desempenho;
• Análise de desempenho: produção de veículos que contribuam no transporte urbano de cargas.
▫️ AVALIAÇÃO FINAL
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF.