No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autoriza o uso de medicamentos que são proibidos em outros países. 

Alguns desses fármacos têm sua utilização restrita em território nacional, enquanto outros podem ser adquiridos facilmente em farmácias, dispensando a necessidade de receita médica.

Este artigo tem como objetivo destacar quatro medicamentos permitidos no Brasil, porém vetados em outros países. Continue lendo para saber mais!

 

  1. Quais remédios são liberados no Brasil e proibidos no exterior?

    Dipirona

A dipirona, amplamente utilizada no Brasil e disponível sem prescrição médica, é, na verdade, proibida em vários países, incluindo Estados Unidos, Japão, Suécia e Reino Unido. 

Um dos principais motivos é o risco de efeitos colaterais, que podem incluir choques anafiláticos. 

Como alternativa, médicos e farmacêuticos nesses países costumam recomendar o uso de Paracetamol e Aspirina.

 

Avastin

O Avastin, que contém bevacizumabe como princípio ativo, é utilizado no Brasil para o tratamento de câncer de mama, sob orientação médica. 

Contudo, nos Estados Unidos, seu uso para esse fim é proibido pela FDA, que alega falta de evidências científicas suficientes para comprovar sua eficácia no tratamento da doença. Ainda assim, o Avastin pode ser utilizado para outras condições.

 

Diane 35

Composto por acetato de ciproterona e etinilestradiol, o medicamento Diane 35 é autorizado em território nacional, podendo ser utilizado como anticoncepcional.

Porém, em 2013, na França, o medicamento foi retirado do mercado devido a quatro óbitos relacionados à trombose, uma condição associada ao uso do Diane 35.

 

Sibutramina

A sibutramina é comercializada no Brasil sob prescrição médica como supressor do apetite para o tratamento da obesidade. No entanto, em países como Estados Unidos, Paraguai, Uruguai, Austrália e União Europeia, seu uso é proibido devido aos efeitos colaterais que aumentam as chances de indivíduos com problemas cardíacos pré-existentes sofrerem derrames ou infartos.

 

  1. Como se especializar em Farmácia?

Se você deseja aprender mais sobre a produção, distribuição e uso de medicamentos, confira os cursos de Pós-graduação em Farmácia oferecidos pela Pós EAD São Camilo:

 

Invista na sua carreira como farmacêutico!

 

  1. REFERÊNCIAS

MEGA CURIOSO. 5 remédios usados no brasil que são proibidos no exterior. Mega Curioso, 22 out. 2022. Disponível em: https://www.megacurioso.com.br/educacao/123277-5-remedios-usados-no-brasil-que-sao-proibidos-no-exterior.htm. Acesso em: 24 out. 2023

Compartilhe essa notícia