1. O que é o conceito ESG?

ESG, que abrevia Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), refere-se a um conjunto de estratégias que têm como objetivo assegurar que as empresas levem em conta não apenas os aspectos econômicos, mas também considerem cuidadosamente as questões relacionadas ao meio ambiente, práticas sociais e governança ética.

 

  1. Quais são os 3 pilares do ESG?

Assim como sugere a sigla, os pilares do conceito ESG são:

  • Ambiental (Environmental): Refere-se à forma como a empresa aborda questões ambientais e o que faz para reduzir seu impacto no ecossistema. 
  • Social: Analisa como a empresa interage e contribui para a sociedade em geral, englobando discussões sobre diversidade e inclusão de gênero na equipe, direitos humanos e conformidade com leis trabalhistas.
  • Governança (Governance): Avalia como a empresa é administrada, assegurando uma estrutura sólida e ética. 

 

  1. Como está o mercado ESG atualmente?

O panorama atual do mercado ESG apresenta um crescimento notável, não apenas no Brasil, mas em escala global. Cada vez mais investidores estão cientes de que práticas prejudiciais ao meio ambiente e à sociedade podem ter um impacto negativo na rentabilidade dos negócios.

De acordo com um relatório da PwC, 77% dos investidores institucionais planejam cessar a aquisição de produtos que não estejam em conformidade com os critérios ESG até 2025. Além disso, 85% dos conselheiros e institutos globais preveem um aumento significativo no enfoque dado a questões relacionadas a ESG, sustentabilidade e criação de valor.

No contexto brasileiro, um estudo conduzido pelo Pacto Global da ONU em parceria com a Stilingue e a consultoria Falconi entrevistou 190 organizações de diversos setores. O estudo constatou que 78,4% dessas organizações incorporaram o ESG em suas estratégias de negócios.

 

  1. Como se tornar um especialista em ESG? 

A Pós EAD São Camilo tem o prazer de oferecer um curso complementar gratuito, com certificado inclusivo (sem custos), intitulado "ESG Investimentos: Mercados do Amanhã", com o objetivo de democratizar o acesso à educação nessa área.

Clique aqui para se inscrever!

Para aqueles que almejam se destacar nesse campo, a busca pela especialização é fundamental. Nesse sentido, a MBA em ESG: Gestão e Investimentos da São Camilo visa aprofundar a compreensão do profissional em relação às práticas aplicáveis às instituições e empresas que buscam perpetuar suas margens econômicas e/ou financeiras por meio de ações ESG.

O aluno terá a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre estratégias de gestão sustentável, bem como sobre os indicadores e métricas pertinentes. Além disso, poderá explorar o papel dos investimentos sustentáveis na construção de uma economia mais inclusiva e responsável.

Não perca a chance de se tornar um especialista em ESG. Para saber mais sobre o curso e garantir a sua vaga, clique aqui!

 

  1. REFERÊNCIAS

HIDROPLAN. Como está o mercado de ESG no Brasil? 28 ago. 2023. Disponível em: https://www.hidroplan.com.br/site/blog-era-da-agua/96-como-esta-o-mercado-de-esg-no-brasil. Acesso em: 13 out. 2023.

YIESIA. ESG: a tendência global que as empresas precisam conhecer. 20 out. 2022. Disponível em: https://www.yiesia.com.br/blog/visao-esg/tendencia-global-esg/. Acesso em: 13 out. 2023.

MARSH & MC LENNAN ADVANTAGE. GLOBAL NETWORK OF DIRECTOR INSTITUTES 2020–2021 SURVEY REPORT. 2020-2021. Disponível em: https://nielseniq.com/global/pt/insights/analysis/2015/escolhas-sustentaveis-como-empresas-socialmente-responsaveis-lucram-com-isso/. Acesso em: 13 out. 2023

Compartilhe essa notícia