1. O que é oncologia?

A oncologia é uma disciplina altamente especializada dentro da área da saúde dedicada ao estudo aprofundado, pesquisa contínua e desenvolvimento de métodos inovadores para o diagnóstico, prevenção e tratamento dos variados tipos de câncer e tumores que podem surgir no organismo humano. 

Esta área da medicina abrange uma vasta gama de especialidades, como a Farmácia, cada uma focada em tipos específicos de câncer e formas de tratamento, levando em consideração as particularidades biológicas, genéticas e ambientais que influenciam o desenvolvimento e progressão dessas doenças.

 

  1. Quantos oncologistas existem no Brasil?

O Brasil, com uma população estimada em aproximadamente 214.747.509 habitantes, enfrenta um cenário desafiador no que diz respeito ao tratamento oncológico. De acordo com dados fornecidos pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), a projeção para o triênio 2023-2025 aponta para a ocorrência de cerca de 704 mil novos casos de câncer anualmente no país, sendo as regiões Sul e Sudeste responsáveis por aproximadamente 70% desse total.

Segundo dados coletados pelo estudo de Demografia Médica no Brasil 2023, o Brasil conta com 4.730 oncologistas clínicos em atuação. Dentre eles, São Paulo se destaca com 11.416 profissionais. Outros estados também se destacam, sendo eles: Minas Gerais (424), Rio Grande do Sul (419), Rio de Janeiro (348) e Paraná (324).

Por outro lado, os estados de Roraima (7), Acre (7), Amapá (9) e Tocantins (27) apresentam números baixos de oncologistas clínicos em atividade.

Esses dados refletem uma situação preocupante no âmbito da oncologia no Brasil. O aumento contínuo no número de casos de câncer no país contrasta com a disponibilidade limitada de profissionais altamente especializados na área. Isso coloca o mercado em constante demanda por especialistas e ressalta a urgência de medidas para fortalecer e expandir a capacidade de atendimento a pacientes oncológicos.

 

  1. Quais profissionais podem se especializar em oncologia?

A oncologia não se restringe apenas aos profissionais médicos, como muitos podem pensar. Na verdade, diversos outros membros da equipe de saúde desempenham papéis cruciais no tratamento do câncer. 

Entre eles, o farmacêutico oncológico se destaca como um profissional essencial. Suas responsabilidades incluem:

  • Desenvolver atividades de farmácia clínica e fornecer cuidados farmacêuticos personalizados aos pacientes com câncer, assegurando o uso seguro e eficaz dos medicamentos;
  • Participar ativamente em comissões técnicas e científicas da instituição, contribuindo para a disseminação do conhecimento e avanços na área;
  • Desempenhar um papel fundamental na identificação precoce, prevenção, aconselhamento e monitoramento de possíveis reações adversas;
  • Garantir condições ideais para o preparo de medicamentos, levando em consideração suas características físico-químicas e microbiológicas;
  • Realizar a seleção criteriosa de medicamentos e a qualificação técnica de fornecedores;
  • Assegurar a máxima qualidade e controle de medicamentos estéreis.

 

Além disso, de acordo com o portal salario.com.br, um farmacêutico clínico especializado em oncologia pode receber uma remuneração de até R$7.354,67.

Se você tem interesse em se dedicar à área da oncologia, uma especialidade que demanda profissionais altamente qualificados, considere se tornar um farmacêutico oncológico através da nossa Pós-graduação EAD em Farmácia Clínica em Oncologia! 

Para mais informações, clique aqui e conheça o curso.

 

  1. REFERÊNCIAS

OBSERVATÓRIO DE ONCOLOGIA. PANORAMA DA ATENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA NO SUS. Disponível em: https://observatoriodeoncologia.com.br/. Acesso em: 21 set. 2023.

ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA. Demografia Médica no Brasil 2023 [Internet]. São Paulo: FMUSP; 2023. Disponível em: https://amb.org.br/wp-content/uploads/2023/02/DemografiaMedica2023_8fev-1.pdf. Acesso em: 21 set. 2023.

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER. INCA estima 704 mil casos de câncer por ano no Brasil até 2025. 23 nov. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/noticias/2022/inca-estima-704-mil-casos-de-cancer-por-ano-no-brasil-ate-2025. Acesso em: 21 set. 2023

Compartilhe essa notícia