Se você é um profissional de nível executivo, é líder ou analista da área farmacêutica; se é farmacêutico, médico, nutricionista, enfermeiro, biomédico, biólogo, dentista, veterinário ou fisioterapeuta  e quer investir numa área que está em expansão e oferece alta remuneração… nem precisa terminar este texto, basta clicar neste link e fazer sua inscrição na Pós EAD em MBA em Medicina Farmacêutica e Formação em Medical Science Liaison (MSL).

 

MSL: O que é e o que faz o Medical Science Liaison?

O Medical Science Liaison (MSL) é um profissional com sólida formação científica que trabalha como consultor científico na indústria farmacêutica e de dispositivos médicos.

Ele é o responsável por entrar em contato com os líderes de opinião para informá-los sobre estudos realizados antes do lançamento de um medicamento. Uma abordagem de perfil puramente técnico, e não comercial.

O Medical Science Liaison é uma das novas profissões que surgiram no setor farmacêutico nos últimos anos, muito por conta da entrada dos genéricos, das novas tecnologias e necessidades do mercado.

Antes dos MSLs, a função era exercida exclusivamente por médicos. Mas, hoje, profissionais como biomédicos, biólogos, fisioterapeutas e dentistas podem se especializar em Medical Science Liaison.

 

Quanto ganha um Medical Science Liaison?

Um dos fatores que incentivam muitos profissionais a buscarem esta especialização é a remuneração, que varia entre 14 mil e 18 mil reais. O salário médio nacional de um Medical Science Liaison (MSL) é de R$ 14.374,00 por mês, segundo o Glassdoor.

 

Qual o perfil de um Medical Science Liaison?

A maior parte dos MSL tem um patamar científico alto, são profissionais com mestrado, doutorado, PHD ou cursos específicos de capacitação ou especialização.

Esses profissionais servem como uma “ponte de comunicação” entre as indústrias farmacêutica, biotecnológica e de equipamentos e os médicos e profissionais da saúde. Para tanto, eles precisam de vasto conhecimento multidisciplinar e estarem atualizados, especialmente em pesquisa clínica.

Afinal, o MSL atua como consultor científico para viabilizar a ligação entre a indústria e os médicos e/ou formadores de opinião.

Sua missão é promover o equilíbrio dos objetivos clínicos com as oportunidades de negócios através da comunicação de conceitos científicos complexos.

Muitas oportunidades, inclusive para trabalho Home Office

Após quase 15 anos de experiência hospitalar, Paulo Villa passou a atuar numa grande empresa como MSL na oncologia. Ele mesmo explica que “MSL significa Medical Science Liaison, que são os especialistas que fazem a ponte explicativa e técnica de produtos a profissionais de saúde”.

 

Paulo conta que passou a trabalhar em casa em função das restrições impostas pela pandemia e descreve um dia típico assim:

 

Todos os dias, minha rotina começa bem antes da primeira reunião. Levanto, preparo o café e o almoço da Antonella, deixo o máximo de coisas prontas para o período da manhã. Geralmente quando ela acorda, já participei de pelo menos uma reunião, e depois entre uma e outra atividade do trabalho, paro uns minutos para interagir com ela. Após o almoço, tento organizar as coisas para o período da tarde: cortar frutas, participar de reunião, dar banho na Antonella, ir para outra reunião, pôr a Antonella para dormir, entrar em mais reunião... e ainda tem as atividades domésticas. E eu já disse reunião?

 

Uma profissão nova, mas que evolui rapidamente

A Sindusfarma promoveu no final de 2021 um Workshop com o tema: “Redefinindo o papel do MSL em um mundo em transformação”. Essa profissão que é mencionada desde meados da década de sessenta nos EUA, está em franco crescimento no Brasil.

Como observou a organização do evento, nota-se “um aumento significativo no número de MSLs, principalmente nas empresas que comercializam produtos com foco em oncologia, medicina intensiva, neurologia e doenças raras, entre outras. Isto decorre da sofisticação e carga de informações científicas atreladas aos novos medicamentos que têm como objetivo a sua utilização por prescritores altamente especializados”.


Se você se interessa por esta área e quer uma especialização que capacite você a trabalhar neste mercado seleto e altamente valorizado, conheça agora mesmo a Pós EAD em MBA em Medicina Farmacêutica e Formação em Medical Science Liaison (MSL).

 

Compartilhe essa notícia