Pós EAD em Neurociências aplicadas à educação

CRESÇA PROFISSIONALMENTE COM NOSSAS ESPECIALIZAÇÕES!
A neurociência contribui com a compreensão dos processos neurobiológicos da aprendizagem e a identificação de transtornos que podem afetar no aprendizado do aluno. É um conhecimento que proporciona subsídios para prática pedagógica e para a intervenção e orientação de profissionais da educação.
As Neurociências dialogam com a educação justamente no âmbito que se refere ao aperfeiçoamento de estratégias que facilitem o aprendizado do aluno, como na identificação e trabalho pedagógico com alunos que apresentam transtornos e dificuldades de aprendizagem.
Atualmente, sabe-se que o sistema nervoso é moldável, os neurônios são capazes de se regenerar e de se modificarem sob as ações de estímulos externos e internos. Isso significa que, com estímulos externos, é possível contribuir no processo de aprendizagem.
No contexto atual, no qual a inclusão escolar está entre as prioridades e os estudos sobre aprendizagem se aprofundam nas questões neurológicas e cerebrais, especializar-se em Neurociências e Aprendizagem significa ampliar as bases do conhecimento para busca de práticas pedagógicas eficazes.
Objetivos do curso:
▫️ Aprender a criar ferramentas neuropsicopedagógicas para aplicação na prática escolar;
▫️ Aperfeiçoar a prática docente a partir do conhecimento neurobiológico;
▫️ Entender a individualidade no processo ensino/aprendizagem;
▫️ Possibilitar a criação e desenvolvimento de estratégias eficazes do ensino e aprendizagem;
▫️ Saber atuar com as diferentes situações de aprendizagem;
▫️ Identificar os problemas decorrentes de dificuldades ou transtornos de aprendizagem;
▫️ Compreender os processos neurobiológicos relacionados a aprendizagem;
▫️ Apresentar uma abordagem multi e interdisciplinar.
Público-alvo:
Professores, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e outros profissionais envolvidos com aprendizagem ou áreas da saúde. (Portadores de Diploma de Curso Superior).
Perfil do graduado:
Alunos com raciocínio crítico e capacidade de solução de problemas fundamentados na neurociência como uma abordagem interdisciplinar. Profissionais capazes de compreender as formas e dificuldades de aprendizagem para que possa interagir com eficiência no ambiente escolar com alunos e professores, assim como, analisar, avaliar e replanejar a prática pedagógica. Apresentar amplo conhecimento de abordagens teóricas, acadêmicas e científicas.
Áreas de atuação do profissional:
▫️ Processo de ensino/aprendizagem.
Coordenação geral :
Profª. Drª. Ma. Renata Ribeiro Marinho - Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Mestra em Fonoaudiologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coração (1999),
Coordenadora de cursos de pós-graduação em cursos na área de Neurociências, Psicomotricidade e Ciências forenses. Professora desde 1999, ministra diversas disciplinas em pesquisa, neurociências, comunicação, anatomia, farmacologia e educação.
Carga Horária: 380h
Duração: Aproximadamente 12 meses.
Formato: 100% ao vivo
Todas os encontros são ao vivo e gravados. O conteúdo é disponibilizado no ambiente virtual, garantindo acesso contínuo para revisão ou acompanhamento de aulas perdidas. As avaliações são solicitadas pelos professores de acordo com as aulas.
MATRIZ CURRICULAR:
▫️ NEUROCIÊNCIAS
● Relacionar os avanços na área de desenvolvimento do sistema nervoso, tanto no nível celular quanto com relação aos aspectos cognitivos com a prática educativa.
● Evidenciar as características funcionais básicas do sistema nervoso;
● Conhecer a integração funcional entre sistema nervoso e outros sistemas;
● Conhecer as características funcionais do sistema nervoso voluntário e autônomo:
● Conhecer características fisiológicas dos componentes celulares;
● Conhecer com os avanços nos estudos sobre a comunicação sináptica e as implicações sobre processos cognitivos.
▫️ NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA
● Relacionar os avanços na área de desenvolvimento do sistema nervoso, tanto no nível celular quanto com relação aos aspectos cognitivos com a prática educativa.
● Conhecer a integração funcional entre sistema nervoso e outros sistemas;
● Conhecer as características funcionais dos processos emocionais e motores:
● Conhecer características fisiológicas dos componentes celulares;
● Conhecer com os avanços nos estudos sobre a comunicação sináptica e as implicações sobre processos cognitivos.
▫️ COMO O CÉREBRO APRENDE
Aprofundar o conhecimento de como o cérebro se desenvolve e de que forma isso muda a maneira de ensinar.
▫️ PSICANÁLISE APLICADA À NEUROEDUCAÇÃO
Esta disciplina visa aprofundar na interação entre psicanálise, educação e neurociências a partir de uma concepção transdisciplinar.
▫️ DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR
● Analisar a relação existente entre crescimento, maturação e desenvolvimento humano na sua multidimensionalidade.
● Relacionar conceitos de aprendizagem motora, controle motor e desenvolvimento motor.
● Sequenciar o desenvolvimento hierárquico de habilidades motoras.
● Conceituar capacidade, habilidade e potencialidade motora.
● Facilitar o entendimento do aluno com relação aos processos de crescimento e desenvolvimento, os fatores interferentes e os métodos de avaliação durante a infância e adolescência.
● Compreender a avaliação qualitativa do desenvolvimento da criança e sua interação ambiental.
● Reconhecer dificuldades de aprendizagem relacionadas às dificuldades psicomotoras.
▫️ DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
A disciplina apresenta o estudo dos processos neurobiológicos envolvidos na aquisição e desenvolvimento da leitura/escrita e do raciocínio lógico-matemático. Procura instrumentalizar o aluno para reconhecer as alterações (transtornos e dificuldades) na aquisição da aprendizagem, intervir e realizar encaminhamentos necessários.
▫️ NEUROPSICOFARMACOLOGIA
Apresentar como o uso de medicamentos interfere (positivamente ou negativamente) no processo de aprendizagem.
▫️ TRANSTORNOS NEUROBIOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO
Possibilitar ao aluno diferenciar o transtorno mental da deficiência intelectual. Proporcionar um espaço potencial para a discussão sobre a dicotomia entre cérebro-mente, a partir das premissas psicológicas e neurológicas. Estudo das síndromes genéticas mais comuns, que interferem no desempenho cognitivo e na habilidade motora.
▫️ NEUROCIÊNCIAS E INCLUSÃO
Concepção histórica, social e política da inclusão escolar. Aspectos teóricos e metodológicos da educação especial. Implementação da educação inclusiva no sistema escolar. Inclusão e o cotidiano escolar.
▫️ LINGUAGEM, PAC E SUAS RELAÇÕES
A linguagem permite a comunicação de ideias e sentimentos, e é por meio dela que recebemos grande parte das informações do mundo, sendo assim o bom desenvolvimento da linguagem concomitante com outros processos cognitivos são facilitadores para o processo de aprendizagem. Neste sentido, conhecer o desenvolvimento da linguagem, suas possibilidades de manifestação, e as habilidades cognitivas envolvidas no processo de seu desenvolvimento, contribui para o desenvolvimento de formas de ensino-aprendizagem mais eficazes.
▫️ NEUROTECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
A disciplina "Neurotecnologias aplicadas à Educação" tem como objetivo apresentar aos alunos algumas aplicações práticas das neurotecnologias existentes no contexto educacional. Será abordado desde os fundamentos neurocientíficos de algumas das tecnologias aplicadas até as implementações efetivas dessas tecnologias em um contexto educacional visando o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem. O aluno também terá uma experiência prática com uma das ferramentas e desenvolverá a coleta de dados, análise e geração de um relatório que será apresentado ao final da disciplina.
▫️ PSICOMOTRICIDADE E A PRÁTICA LÚDICO-PEDAGÓGICA
● Desenvolver estudo teórico-prático das ações pedagógicas e psicomotoras eficazes e eficientes que aprimoram os conhecimentos, as habilidades e as atitudes do docente em sala de aula, elevando a qualidade do ensino.
● Refletir sobre as práticas pedagógicas e a ludicidade em diferentes níveis de ensino, bem como na educação formal e não formal;
● Investigar possibilidades teóricas e práticas no uso da ludicidade na Educação fundamentada nos conhecimentos científicos da Psicomotricidade;
● A prática pedagógica é o conjunto de ações que engloba desde a elaboração do planejamento didático até a avaliação do desempenho dos educandos. Já a ludicidade refere-se à inserção de elementos lúdicos, ou seja, jogos, brincadeiras, atividades recreativas, no contexto educacional.
● A ludicidade na prática pedagógica é importante por proporcionar um ambiente mais dinâmico, motivador e participativo aos educandos; desse modo, o aprendizado se torna mais interessante e prazeroso, pois estimula a criatividade, a imaginação, a cooperação, a autonomia e diversas outras habilidades socioemocionais.
● A integração da psicomotricidade com a prática lúdico-pedagógica oferece uma abordagem interessante e eficaz para o desenvolvimento infantil, promovendo não apenas o crescimento físico, mas também o cognitivo, emocional e social. Ela também pode ser utilizada como uma estratégia para trabalhar temas complexos de forma mais leve e acessível.
▫️ TECNOLOGIAS DIGITAIS E GAMIFICAÇÃO
Esta disciplina visa desenvolver competências referentes à prática pedagógica com uso de tecnologias digitais e gamificação tendo em vista a importância da inserção de novas práticas para o desenvolvimento e aprendizagem do estudante.
▫️ PRÁTICA PEDAGÓGICA COM METODOLOGIAS ATIVAS
Esta disciplina visa desenvolver competências referentes à prática pedagógica com uso de metodologias ativas tendo como referência os princípios da aprendizagem significativa.
▫️ AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM ABA
ABA é uma ciência que atua com aumento e redução de comportamentos-alvo. Ela pode ser utilizada em qualquer contexto e para diferentes indivíduos, porém, tornou-se conhecida por sua extensa literatura na área de atrasos no desenvolvimento, mais especificamente no Transtorno do Espectro Autista. Esta disciplina pretende apresentar formas de avaliação que variam desde observação livre até protocolos de avaliação estruturados, assim como estratégias para manejo de comportamento e aprendizagem.
▫️ FUNÇÕES EXECUTIVAS E APRENDIZAGEM
Todos os indivíduos fazem uso de suas funções executivas todos os dias, seja para pensar antes de agir; enfrentar novos desafios e imprevistos; resistir as tentações e manter o foco. Pessoas com alterações nas funções executivas podem apresentar dificuldades em: Controle de Impulso (agir sem pensar, fazer o prazeroso ao invés de obrigações), Controle Emocional (reações exageradas diante de frustrações, dificuldade em aceitar críticas e opiniões), Planejamento e prioridades (dificuldade na criação de passos para alcançar um objetivo, definição de prioridades e tomada de decisão), Flexibilidade (incapacidade de realizar escolhas quando a sua não é possível, falta de adaptação ao meio e frustração), Memória de Trabalho (incapacidade de recordar informações importantes para os próximos passos de uma tarefa), Automonitoramento (não conseguem avaliar algo sem que o outro aponte, tendência a julgar mal seus próprios esforços), Iniciação de Tarefas (procrastinação, adiar projetos e tarefas, dificuldade também em planejamento e organização) e Organização (desorganização, perdas de itens, incapacidade de acompanhar tarefas e instruções). Hoje encontram-se dados na literatura demonstrando alterações das funções executivas em pessoas com atrasos no neurodesenvolvimento como por exemplo: TEA, TDAH, TOD, entre outros, portanto, esta disciplina apresentará possibilidades de materiais para avaliação e intervenção das funções executivas.
▫️ PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA I
A disciplina visa montar um projeto de pesquisa científica junto com os alunos.
▫️ PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA II
A disciplina tem como propósito principal que o aluno apresente a defesa do projeto científico.
▫️ AVALIAÇÃO FINAL
As aulas síncronas são agendadas para os sábados, com intervalos quinzenais e organizadas conforme o cronograma que estará disponível no início do curso. Se necessário alterações, elas serão comunicadas previamente. |
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF.