A Pós EAD São Camilo acaba de lançar o curso ideal para fisioterapeutas graduados que desejam destacar-se no mercado de trabalho e assegurar o bem-estar e desempenho dos atletas.

A nova Pós-graduação em Fisioterapia Esportiva da São Camilo proporciona conhecimentos especializados para que o profissional possa contribuir na prevenção de lesões, realizar diagnósticos cinesiológicos e funcionais, e participar na reabilitação de atletas profissionais e amadores, submetidos a tratamentos conservadores ou cirúrgicos.

Dedicando apenas 10 horas semanais aos estudos, você será capaz de obter um bom desempenho nas avaliações e garantir seu certificado de especialista em 12 meses.

Os conhecimentos adquiridos durante o curso auxiliarão você a:

  • Tornar-se um especialista no tratamento de indivíduos com lesões esportivas;
  • Prescrever atividades para a reabilitação pós-lesões esportivas;
  • Orientar o atleta ou praticante de atividade física de volta à sua condição pré-lesão e às atividades normais;
  • Assegurar seu lugar de destaque como fisioterapeuta esportivo em um mercado altamente competitivo.

 

Este é um dos cursos mais procurados pelos profissionais de fisioterapia por oferecer diversas oportunidades de carreira.

Aproveite: ainda é possível garantir sua matrícula! No entanto, é crucial agir rapidamente, pois as vagas são limitadas e serão preenchidas rapidamente!

 

  1. O que faz a Fisioterapia Esportiva?

A Fisioterapia Esportiva atua na reabilitação funcional de atletas profissionais e amadores, utilizando técnicas específicas como eletrotermoterapia, terapia manual, cinesiologia, biomecânica e Pilates.

 

  1. Quais são as responsabilidades do fisioterapeuta esportivo?

O fisioterapeuta busca avaliar e restaurar diversas funções, incluindo as do sistema músculo-esquelético, movimento, percepção sensorial, cognição e gestão da dor. Isso envolve a aplicação de escalas, questionários, testes funcionais e exames complementares.

Além disso, o profissional prescreve e aplica técnicas para tratar distúrbios músculo-esqueléticos, orienta pacientes em atividades esportivas, reabilita atletas de alto desempenho e desenvolve programas preventivos para promover a saúde.

 

  1. Qual o salário de um fisioterapeuta esportivo?

De acordo com o portal salario.com.br, em 2023, o salário de um fisioterapeuta esportivo pode chegar a até R$5.113,30. A remuneração poderá variar de acordo com a formação, experiência e localização geográfica do profissional.

 

  1. Onde o fisioterapeuta esportivo pode trabalhar?

O fisioterapeuta esportivo pode desempenhar suas funções em diversos níveis de cuidado à saúde, abrangendo os seguintes ambientes:

  • Hospitais;
  • Clínicas, consultórios e centros de saúde;
  • Domicílios (Home Care);
  • Instituições públicas;
  • Instituições filantrópicas;
  • Ambientes militares;
  • Estabelecimentos privados;
  • Organizações do terceiro setor.

 

  1. Como se tornar um fisioterapeuta esportivo?

Para se tornar um fisioterapeuta esportivo qualificado, é preciso possuir conhecimentos avançados e atualizados em políticas públicas e tecnologias de saúde.

Além disso, o profissional deve estar familiarizado com exercícios pliométricos para propriocepção e reabilitação do atleta, bem como ser habilidoso na avaliação do atleta por meio de exames laboratoriais, avaliação física e teste ergoespirométrico.

A gestão de pessoas em ambientes esportivos, a prevenção de lesões e a reabilitação de lesões específicas, como membros superiores e inferiores, são também aspectos cruciais da formação. Compreender a fisiologia do exercício completa o perfil necessário para desempenhar com excelência o papel de fisioterapeuta esportivo.

Todos esses conhecimentos podem ser adquiridos por meio da Pós-graduação EAD em Fisioterapia Esportiva. Matricule-se agora e torne-se um fisioterapeuta esportivo valorizado e reconhecido!

 

  1. REFERÊNCIAS 

COFFITO. RESOLUÇÃO n°. 395/2011 – Disciplina a Especialidade Profissional de Fisioterapia Esportiva e dá outras providências. Disponível em: https://bit.ly/3REFNB7. Acesso em: 06 dez. 2023.

CREFITO 15. Prevenção e avanços tecnológicos são grandes aliados da Fisioterapia Esportiva. Disponível em: https://bit.ly/483p13J. Acesso em: 06 dez. 2023.

Compartilhe essa notícia