A prática regular de atividade física é recomendada para todas as pessoas. Para as mulheres, o treino diário pode ajudar na aceleração do metabolismo, melhora a função cardiovascular e a circulação sanguínea, por exemplo. Além disso, a mulher passa por fatores como a menopausa, que ajuda no ganho de peso. Para solucionar isso, a atividade física e alimentação equilibrada são essenciais.
Adequação da prescrição do exercício

 

Sabe aquela história de que cada caso é um caso? Então, isso se aplica perfeitamente à prescrição do exercício físico. Na verdade, o personal trainer precisa entender características físicas e de saúde do aluno antes de indicar um treino, pois cada pessoa reage de um jeito aos estímulos da atividade física.
 

O exercício físico pode ter resultados de sucesso quando há outros profissionais trabalhando junto com o personal trainer, como o próprio nutricionista. As respostas do corpo feminino à prática diária de atividade física são semelhantes às do homem, porém algumas características femininas precisam ser observadas com atenção na prescrição do treino.
 

A fisiologia do exercício
 

A fisiologia do exercício é essencial para a prescrição de treinamento para grupos especiais, principalmente mulheres. Esse estudo trata todos como seres individuais, por isso, é preciso entender que cada organismo reagirá de diferentes formas ao treinamento.
 

O corpo é muito complexo, há uma infinidade de aspectos que fazem parte da fisiologia do exercício. Entendendo esses fatores e relacionando ao treinamento em si, é possível ajudar a aluna a enfrentar alguns desafios físicos ao longo de sua vida, como a própria menopausa.
 

O organismo feminino tem uma série de complexidades que precisam ser de conhecimento do personal trainer. Sem um aprofundamento nas questões físicas da aluna, fica mais difícil prescrever um treino adequado.
 

Conheça o nosso curso de Pós-Graduação em Estética e Exercício Físico na Saúde da Mulher: https://bit.ly/2YY8qeq
 

Compartilhe essa notícia