O que é Gestão de Saúde Corporativa?

A Gestão de Saúde Corporativa refere-se a um conjunto de iniciativas e táticas implementadas por uma organização com o intuito de preservar e fomentar a saúde e o bem-estar de seus colaboradores, ao mesmo tempo em que fortalece a sustentabilidade do empreendimento.

Se bem estruturada e conduzida adequadamente por um profissional especializado na área, haverá um aumento da satisfação, engajamento e produtividade, bem como redução de faltas, afastamentos e custos com saúde.

O que faz um gestor de saúde corporativa?

O gestor de saúde corporativa pode atuar em empresas, hospitais e planos de saúde, planejando e executando ações para prevenir doenças ocupacionais e promover o bem-estar dos colaboradores e da organização.

Algumas de suas principais funções são:

  • Monitorar a qualidade de vida e a saúde dos colaboradores;
  • Desenvolver políticas e estratégias que otimizem a saúde ocupacional e aprimorem o desempenho dos colaboradores;
  • Conscientizar colaboradores e gestores sobre questões de saúde na organização;
  • Registrar e analisar dados referentes à saúde dos trabalhadores para avaliar a eficácia dos métodos e programas utilizados, por meio de métricas e indicadores.

Como está o mercado de trabalho para a Gestão de Saúde Corporativa?

O cenário atual do mercado de trabalho para o gestor de saúde corporativa revela uma dinâmica promissora, impulsionada pelo contínuo crescimento do setor de saúde. 

A demanda por profissionais qualificados nesta área é alta, uma vez que as empresas reconhecem a importância estratégica de promover a saúde ocupacional para otimizar o desempenho e o bem-estar de seus colaboradores.

Além disso, o aumento na conscientização sobre a relação entre saúde e produtividade tem elevado a posição do gestor de saúde corporativa nas organizações. Diante desse panorama, a projeção para o mercado de trabalho em 2024 é de um crescimento exponencial, proporcionando diversas oportunidades de carreira nessa área. 

Em empresas de grande porte, a remuneração para o gestor de saúde corporativa pode atingir patamares significativos, chegando a salários de até R$30.000,00. 

É importante citar que esse reconhecimento financeiro está diretamente relacionado à capacidade do profissional em manter-se atualizado com as tendências e inovações do setor, bem como em aplicar conhecimento e habilidades técnicas em situações práticas.

Quem pode ser gestor de saúde corporativa?

Profissionais de diferentes áreas podem se tornar gestores de saúde corporativa, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, especialistas em medicina do trabalho e profissionais de segurança do trabalho.

No entanto, aqueles que desejam atuar na área devem possuir conhecimentos sobre planejamento, implementação, desenvolvimento, manutenção e avaliação de qualidade em serviços de saúde nas organizações.

Por que se especializar em Gestão de Saúde Corporativa?

O MBA em Gestão de Saúde Corporativa de São Camilo oferece inúmeros benefícios aos profissionais, ampliando suas oportunidades de emprego ao fornecer sólidos conhecimentos em administração. 

Além de teoria, ela apresenta soluções práticas para questões cotidianas, capacitando os profissionais a aplicar seu conhecimento de forma efetiva, seguindo normas e padrões estabelecidos pela legislação brasileira.  

Ela também prepara os profissionais para gerir serviços de saúde corporativos, independentemente do porte ou atuação da empresa. 

Assim, investir nessa especialização não apenas amplia as perspectivas de carreira, mas capacita os profissionais para desafios reais e complexos na gestão de saúde corporativa.

Como se tornar gestor de saúde corporativa?

Se você deseja se tornar um gestor de saúde corporativa, o MBA em Gestão em Saúde Corporativa da Pós EAD São Camilo irá te preparar para se destacar no mercado de trabalho e te especializar em temas como: 

  • Gestão e Planejamento de um Serviço de SST;
  • Gestão de Riscos e Doenças;
  • Gestão Financeira;
  • Gestão de Pessoas;
  • Gestão de Planos de Saúde
  • Perícias Médicas;
  • Gestão de Indicadores.

 

CLIQUE AQUI e explore o curso

Compartilhe essa notícia