O metabolismo é um conjunto de reações importantíssimas para o nosso organismo, responsáveis por manter nossas funções vitais. A síntese de carboidratos e proteínas é decorrente de processos do metabolismo, liberando aminoácidos e gerando cargas de energia para o nosso corpo.
 

Há duas fases importantíssimas do metabolismo: o anabolismo e o catabolismo. O primeiro processo está relacionado a uma alta taxa de glicemia, quando muitas moléculas são geradas e reservas energéticas são feitas. A insulina é responsável por essa síntese. Já o catabolismo acontece quando o nível de glicose de nosso corpo está reduzido e tudo aquilo que está em nossas reservas precisa ser quebrado para aumentar a taxa glicêmica do sangue. Dessa forma, ocorre uma alta na glicose, que agirá como fonte de energia.

 

O que significa ter metabolismo lento e metabolismo rápido?

São classificadas como tendo metabolismo rápido as pessoas que, apesar de comerem muito, conseguem queimar rapidamente as calorias ingeridas e manter seu peso. Já as pessoas com metabolismo lento são aquelas que apresentam dificuldade de digestão, e que, mesmo comendo pouco, não conseguem queimar as calorias ingeridas e acabam engordando.

 

Por que o metabolismo afeta o peso?

O metabolismo lento afeta a capacidade de queima de calorias, refletindo diretamente no peso corporal. Quando armazenamos muito glicogênio no fígado, ele se transforma em gordura, a qual será acumulada embaixo da pele (subcutânea) ou na barriga (visceral).

 

Existem alimentos que podem acelerar o metabolismo?

Alguns alimentos são considerados termogênicos e podem acelerar nosso metabolismo, como gengibre, pimenta e chá de hibisco, entre outros.

O metabolismo é amplamente discutido no curso de Pós-Graduação em Bioquímica e Fisiologia da Nutrição, do Centro Universitário São Camilo. Mas este é apenas um dos temas abordados nessa especialização, entre tantos outros de extrema importância para o profissional de Nutrição.

Conheça nosso curso: https://bit.ly/2kV1GiJ

Compartilhe essa notícia