1. O que é a Anvisa?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma autarquia federal criada pela Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999, e está vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil.

Como agência reguladora, a Anvisa desempenha um papel crucial na promoção e proteção da saúde da população, assegurando a segurança sanitária de produtos e serviços, tanto a nível nacional quanto internacional.

Suas áreas de atuação abrangem uma variedade de setores, incluindo a regulação dos serviços de saúde, bem como a supervisão da produção, distribuição e comercialização de medicamentos e outros produtos de interesse para a saúde.

 

  1. Qual é a função da Anvisa na área da saúde?

A Anvisa desempenha um papel central na promoção da saúde pública e no controle sanitário de medicamentos, alimentos e cosméticos. Além disso, a agência exerce vigilância nos portos, aeroportos e fronteiras do país.

Dentro de suas responsabilidades na área da saúde, destacam-se:

  • Avaliação de documentos técnicos e dados de segurança para autorização ou restrição da comercialização de vacinas no território nacional;
  • Regulamentação minuciosa das bulas e rótulos de medicamentos;
  • Estabelecimento de normas abrangentes para a produção, distribuição, venda e utilização de medicamentos;
  • Criação e atualização da Farmacopeia Brasileira, compêndio que reúne todas as diretrizes para medicamentos e insumos farmacêuticos do país;
  • Investigação e apuração de denúncias referentes a irregularidades em estabelecimentos que impactam direta ou indiretamente a saúde da população;
  • Normatização de equipamentos médicos, materiais de uso em saúde, próteses, órteses, entre outros produtos.

 

  1. Como o farmacêutico pode atuar de acordo com as normas da Anvisa?

Para garantir a excelência nos serviços farmacêuticos, é essencial que o profissional atue em conformidade com as normas estabelecidas pela Anvisa e demais órgãos regulamentadores. Dada a complexidade dessas diretrizes, buscar especialização é imperativo.

Com essa perspectiva em mente, a São Camilo desenvolveu a Pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas, que busca oferecer uma formação especializada, atualizada e que incorpore competências essenciais para a condução de exames de análises clínicas e toxicológicas.

Ao término do programa, o aluno estará apto a desempenhar diversas funções no laboratório clínico, abrangendo áreas como gestão, organização, informatização, instrumentação e automação de laboratórios.

Se você busca se destacar e atuar com excelência, investir na sua carreira é fundamental. Clique aqui e saiba mais sobre o curso.

 

  1. REFERÊNCIAS

POLITIZE. Anvisa: qual o papel desse órgão na saúde do Brasil? [online]. Publicado em 27 jun. 2023. Disponível em: https://www.politize.com.br/anvisa-na-saude-do-brasil/. Acesso em: 24 out. 2023.

Compartilhe essa notícia