Desde os anos mais remotos, tem-se registro de 330 a.C., no Império Romano, existem hospitais. Eles foram criados, primeiramente, com o intuito de receber e acolher doentes mais pobres e em situações terminais ou avançadas da doença. 

Portanto, não se tratava de um local onde se prezava pela cura ou promoção de saúde, através de um tratamento adequado. 

E cabia às mulheres, prostitutas e pessoas religiosas o papel de acolher os doentes. Que eram pessoas pobres e que não tinham condições de investir em sua cura, com médicos particulares e condições adequadas dentro de suas casas para tal. 

Infecções Hospitalares: como surgiram?

E nesse contexto de inadequação de condições para um atendimento, posto que quem recebia esses doentes eram pessoas que não estavam preparadas para tal, as infecções hospitalares se faziam presentes com mais frequência do que devia.

As pessoas entravam com uma doença específica e, no local destinado ao seu tratamento, adquiriam outras tantas. 

Por isso, é de extrema importância que haja um trabalho de conscientização dos profissionais que compõem o corpo de atendimento de um hospital. 

Os enfermeiros são as pessoas que estão na linha de frente quando o assunto é prevenção de outras doenças e infecções no ambiente hospitalar. 

A enfermagem e a infecção hospitalar 

Um bom investimento em formação e em recursos humanos é fundamental para que o profissional chegue aos locais de trabalho (aos hospitais) com essa responsabilidade de gerar os melhores resultados para os que estão ali e dependem de suas habilidades, bem como saber que infecções podem ocorrer, mas que é obrigação deles saber proceder da melhor maneira para que a situação seja bem resolvida.

A partir de treinamento, palestras, debates, pesquisas e muita atenção é possível garantir um arcabouço de competências para solucionar problemas desse nível de complexidade. 

Formar esses profissionais é conscientizá-los de que seus papéis e suas atuações são essenciais para se prevenir ao máximo o surgimento de infecções hospitalares. 

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

A comissão foi criada com o intuito de estabelecer um controle para que se previna as infecções. 

É um órgão principalmente burocrático, onde há deliberações de ações para que se reduza ao máximo essas incidências ou que se diminua a gravidade delas. 

Nessa comissão, o profissional de Enfermagem é o principal e mais adequado para estar ocupando esse lugar.  

 

Formação em Enfermagem

Por isso, o momento da formação é um dos principais para o profissional da Enfermagem. 

Pois é quando ele adquire uma série de ferramentas para lidar com todo o processo de cuidados exigidos para o contexto das enfermarias. Desde a prevenção, passando pelo diálogo necessário com o doente, até a prevenção e tratamento de infecções hospitalares. 

A São Camilo se preocupa com os profissionais que estão sendo formados e tem o compromisso de oferecer a eles e à sociedade o que há de excelência quando o assunto é saúde.

Compartilhe essa notícia