1. Qual é a importância do farmacêutico na promoção da saúde?

A importância do farmacêutico na promoção da saúde vai muito além da simples comercialização e distribuição de medicamentos. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) estabelece que as responsabilidades desses profissionais incluem a promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como a prevenção de doenças e outros problemas de saúde.

Por esse motivo, a presença do farmacêutico é crucial em todos os contextos e níveis de atenção, tanto em serviços públicos quanto privados. O foco está sempre no cuidado ao paciente, seus familiares e à comunidade, com o objetivo de assegurar o uso racional de medicamentos e otimizar a terapia medicamentosa, visando à melhoria da qualidade de vida do paciente.

 

  1. Como o farmacêutico pode contribuir para promoção da saúde?

O farmacêutico desempenha um papel fundamental na promoção da saúde, conforme estabelecido pela Resolução nº 585 de 29 de agosto de 2013 pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). Suas atribuições clínicas abrangem:

  • Contribuir para a promoção, proteção e recuperação da saúde, assim como prevenir doenças e problemas de saúde;
  • Garantir o uso seguro de medicamentos, incluindo dosagem, frequência, horários, vias e duração apropriadas;
  • Realizar intervenções e fornecer orientações à equipe de saúde na seleção e ajuste da terapia medicamentosa;
  • Participar em discussões de casos clínicos com outros profissionais de saúde;
  • Conduzir anamneses e avaliar sinais e sintomas para prover cuidados ao paciente;
  • Prevenir, identificar e intervir em incidentes relacionados à terapia medicamentosa;
  • Avaliar periodicamente os resultados das intervenções farmacêuticas e estabelecer indicadores de qualidade;
  • Administrar medicamentos ao paciente dentro de sua competência profissional;
  • Fornecer informações, orientações e educação sobre saúde, uso racional de medicamentos e tecnologias em saúde;
  • Apoiar o paciente, cuidadores, família e comunidade no processo de autocuidado, incluindo o manejo de problemas de saúde autolimitados.

 

  1. Como o farmacêutico pode atuar em hospitais?

A Farmácia Hospitalar é uma área de destaque para os profissionais farmacêuticos, oferecendo não apenas salários atrativos, que podem ultrapassar R$7.000,00 por mês, mas também a oportunidade de se envolver no cuidado clínico, técnico e administrativo dos pacientes dentro do hospital.

Contudo, é crucial buscar capacitação para manter uma vantagem competitiva no mercado de trabalho e estar preparado para os desafios do ambiente hospitalar, que é dinâmico e complexo.

Aprimore seus conhecimentos em áreas como Farmácia Clínica, Farmacologia e Farmacocinética, Farmacoterapia e Central de Misturas Parenterais com a Pós-graduação EAD em Farmácia Hospitalar!

 

  1. REFERÊNCIAS

CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. Resolução nº 585, de 29 de agosto de 2013. Regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 set. 2013. Disponível em: https://www.cff.org.br/userfiles/file/resolucoes/585.pdf. Acesso em: 01 nov. 2023

Compartilhe essa notícia