O que são cuidados paliativos em oncologia?

Os cuidados paliativos (CP), segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), referem-se à assistência integral prestada a pacientes cujas doenças não respondem a tratamentos de cura.

O principal objetivo dos cuidados paliativos, especialmente no contexto da oncologia, é melhorar a qualidade de vida, controlando a dor e problemas psicológicos e sociais.

Sendo assim, uma equipe multiprofissional qualificada é essencial para atender às necessidades do paciente e de seus cuidadores, visando proporcionar alívio, conforto e uma morte digna, minimizando ao máximo o sofrimento do paciente com câncer.

 

Qual é o papel do farmacêutico oncológico nos cuidados paliativos?

Para controlar os sintomas da patologia do paciente, o plano terapêutico paliativo frequentemente envolve o uso de medicações, tornando a atuação do farmacêutico crucial.

O farmacêutico oncológico avalia as necessidades do tratamento farmacológico e busca aliviar o sofrimento do paciente através da distribuição de medicamentos e da gestão do serviço de farmácia.

Além disso, orienta a equipe multidisciplinar, cuidadores e pacientes sobre doses, horários, modo de administração, armazenamento e possíveis efeitos colaterais e reações.

 

Quais são as funções do farmacêutico oncológico nos cuidados paliativos?

As funções do farmacêutico oncológico abrangem avaliação e gerenciamento da dor, gestão de sintomas, otimização do tratamento medicamentoso, orientação do paciente e cuidadores, aconselhamento sobre medicamentos e suporte psicossocial.

Confira os detalhes a seguir:

  • Avaliação e gerenciamento da dor: Avalia a dor do paciente e oferece opções farmacológicas para promover alívio, ajustando dosagens e monitorando efeitos colaterais.
  • Gestão de sintomas: Ajuda a gerenciar sintomas do câncer e do tratamento, como náuseas, fadiga e constipação, a fim de proporcionar conforto ao paciente.
  • Otimização do tratamento medicamentoso: Colabora com a equipe multidisciplinar para otimizar a terapia medicamentosa, garantindo a eficiência dos medicamentos prescritos.
  • Orientação do paciente e cuidadores: Fornece orientações aos pacientes e seus cuidadores sobre o uso dos medicamentos, expectativas de tratamento e manejo de efeitos colaterais.
  • Aconselhamento sobre medicamentos: Oferece aconselhamento sobre os medicamentos prescritos, incluindo posologia, interações medicamentosas e potenciais efeitos adversos.
  • Suporte psicossocial: Reconhece e aborda as necessidades psicossociais dos pacientes e seus familiares, oferecendo suporte emocional.

 

Para garantir que sua prática esteja alinhada com evidências e padrões de cuidado, é fundamental que o farmacêutico oncológico se mantenha atualizado sobre avanços em terapias oncológicas e cuidados paliativos.

Clique aqui e descubra como se especializar em Farmácia em Oncologia.

 

Por que se especializar em Farmácia em Oncologia?

De acordo com dados fornecidos pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), estima-se que entre 2023 e 2025 haverá 704 mil novos casos de câncer anualmente no Brasil.

No entanto, há apenas 4.730 oncologistas clínicos em atuação no país, segundo dados coletados pelo estudo de Demografia Médica no Brasil 2023.

O aumento constante de casos contrasta com a falta de especialistas e cria uma demanda constante por profissionais qualificados, destacando a necessidade urgente de tomar medidas para fortalecer e ampliar o cuidado aos pacientes com câncer.

Se você deseja atuar como farmacêutico oncologista, conquiste conhecimentos atualizados e um certificado reconhecido com a nossa Pós-graduação EAD em Farmácia Clínica em Oncologia!

 

REFERÊNCIAS 

REVISTA ELETRÔNICA SAÚDE E CIÊNCIA. Serviços farmacêuticos em cuidados paliativos. [S.l.], v. 10, n. 2, p. 8-15, jan. 2020. Disponível em: https://bit.ly/47p6peB. Acesso em: 21 nov. 2023

Compartilhe essa notícia