Entrevistamos o nosso coordenador e docente dos cursos de Educação Física EAD para responder as maiores dúvidas do público, confira a matéria completa:

 

1.         Quais os maiores perigos de fazer atividades físicas sem orientação profissional?

R: Segundo Alexandre, existem muitos riscos, os mais preocupantes envolvem:

1)        Aumentos no risco de lesão, por fazer exercícios e/ou movimentos de forma inadequada;

2)        Dosagem incorreta da carga de treinamento, o que pode diminuir os resultados em médio e longo prazo;

3) Falta de motivação em continuar a atividade, justamente por falta de acompanhamento profissional

 

2. É mesmo preciso fazer alongamentos antes de cada treino?

R: O professor esclarece que não necessariamente (na verdade, muita gente não faz). Mas exercícios de mobilidade articular, como forma de aquecimento, podem ser interessantes para que os exercícios sejam feitos na máxima amplitude possível e de forma segura. Maiores amplitudes de movimento podem ser interessantes no treinamento de força, por exemplo.

 

3. É possível treinar em casa sem acompanhamento profissional?

R: Sim, é possível! Mas como já dito, o acompanhamento de um profissional competente, irá potencializar os resultados do cliente.

 

Quer saber mais sobre e outros temas, clique aqui e conheça nossos cursos de Educação Física! 

 

Prof. Me. Alexandre Lopes Evangelista

(Coordenador e docente dos cursos de Educação Física EAD)

Graduado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2001), especialização em Treinamento Desportivo pela UniFMU (2003) e especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho (2004). É Mestre (2007) e Doutor (2012) em Ciências pela Fundação Antônio Prudente . Concluiu o Pós Doutorado em Ciências do Desporto em 2018 pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Concluiu um segundo Pós Doutorado pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina. Presta assessoria técnico científica para a rede Smart Fit de academias e para a rede Tecfit de academia sem pesos . Coordena os cursos de pós-graduação em Educação Física na FMU e na Universidade Estácio de Sá. É autor de 6 livros que abordam Treinamento Funcional e Corrida de rua, todos pela Phorte editora. Ministra palestras por todo o Brasil sobre Controle de Carga de treino, emagrecimento, hipertrofia e saúde.

 

Compartilhe essa notícia