A liofilização é um processo de conservação de alimentos utilizado pela indústria, no qual a água é retirada do alimento por meio da mudança de estado físico, passando do estado sólido para o gasoso. A desidratação é feita em carnes, ovos, frutas e hortaliças. Esse processo conserva o produto por muito mais tempo.
 

A resistência do alimento desidratado é maior quando ele está em temperatura ambiente. As bactérias e os micro-organismos acabam morrendo, pois muitos deles precisam de água para sobreviver. Apesar de seu alto custo, a técnica é amplamente utilizada na indústria, já que se tornou bem vantajosa.
 

O processo
 

A liofilização consiste no armazenamento dos alimentos, que são cortados e previamente congelados em refrigeradores a cerca de 35 graus negativos. Essa temperatura permite que a água se transforme em pequenas agulhas de gelo que não causam rompimentos nas membranas das células das hortaliças e nas proteínas animais, preservando também as vitaminas.
 

Além disso, o produto é submetido a câmaras estanques vedadas, com uma pressão baixíssima, cerca de 0,5 mmHg. Ali dentro, acontece todo um processo ainda mais importante para a conservação do produto.
 

Quais são os benefícios da liofilização?
 

•    A qualidade do alimento não é afetada, pois suas propriedades nutricionais, seu sabor e seu aroma são mantidos.
•    Os alimentos ficam mais compactos, consequentemente, ocupam menos espaço.
•    A longevidade do produto aumenta.
•    Alimentos que são sazonais podem ficar disponíveis o ano todo.  

 

Conheça nosso curso de Pós EAD em Tecnologia de Alimentos: https://bit.ly/2ZyjHCC
 

Compartilhe essa notícia