Você, pedagogo, sabe a importância da educação e que as bases criadas no período da infância e adolescência são as que sustentarão o mundo. 

Estou certa? 

Como você tem nutrido essa missão importantíssima?

Em sua prática, já pensou em ampliar seu repertório e seu campo de atuação? 

E se eu te dissesse que os benefícios trazidos pelo seu profissionalismo pode alcançar, para além dos muros da escola e das carteiras da sala de aula, hospitais, leitos hospitalares e chegar a crianças que precisam, tanto quanto às que estão nas salas de aula, de suporte provisório e base para prosseguirem com suas vidas escolares? 

Como e onde podem atuar pedagogos hospitalares

Bem, você já deve imaginar onde vou dizer. 

Mas deixa eu te dizer em que contextos e sob quais condições: 

– Atuando junto a crianças e adolescentes que apresentem algum impedimento repentino e momentâneo que o impedem de ir até a escola

– Em hospitais da rede pública ou privada. 

– Se por acaso o impedimento pedir uma reconfigurações do que foi aprendido na alfabetização, em relação a psicomotricidade, por exemplo. É o pedagogo hospitalar que auxiliará nesse tratamento, juntamente com outros profissionais da saúde. 

– Você, que tem graduação em Pedagogia tradicional, pode e deve (se quiser, claro) se juntar a essa galera que continua fazendo a diferença na vida de crianças, quando elas se encontram longe de seus ambientes escolares usuais

– Orientação dos familiares no processo de recuperação e colocando-os a par de como proceder. 

– Vínculo emocional com o paciente/aluno, o auxiliando a lidar com o processo da melhor forma possível.

– Todo lugar é lugar de aprendizado 

Remuneração 

Há possibilidade de atuar em hospitais particulares ou público, neste por meio de concurso público.

A remuneração fica em torno de R$ R$ 2.989,00, como mostra o levantamento do site Vagas.

Mas esse valor pode variar de hospital para hospital, especialmente de acordo com as atividades que você desempenha, o seu tempo de experiência e a ocupação de cargos de gestão do setor de pedagogia.

Mas por que escolher ser pedagogo hospitalar? 

Como já foi dito, além do papel importantíssimo de manter em dia a educação de pacientes impossibilitados temporariamente, garantindo-lhes o direito básico, que é o direito à educação, ainda atua como mediador, amenizando conflitos que podem surgir no processo terapêutico da internação, proporcionando bem estar físico e mental desses jovens.

Ser Pedagogo hospitalar, portanto, articula duas das mais importantes áreas que compreendem a vivência humana: educação e saúde. 

Se interessou? 

Sabia dessa especialidade?

Quer saber como ingressar de vez nesse caminho, que só se preocupa em manter o bem estar e assegurar a saúde e educação para pacientes, alunos e suas famílias?

Te apresentamos essa possibilidade, pois ao ingressar na nossa Pós-graduação em 

Pedagogia Hospitalar você passará a fazer parte dessa equipe com uma linda missão. 

Compartilhe essa notícia