Acontece todo dia em qualquer farmácia. 

A pessoa entra, vai até uma gôndola repleta de suplementos e alimentos funcionais, olha e analisa vários como ômega-3, licopeno, resveratrol, fitoesteróis, probióticos, vitaminas, minerais ou fibras e finalmente pergunta ao farmacêutico: Esse é bom mesmo? Serve pra mim? Eu sinto muita fadiga, tenho me alimentado mal. Esse negócio me ajuda? Tem contraindicações? 

Desde que a RDC 586/13, do Conselho Federal de Farmácia regulamentou a prescrição farmacêutica e permitiu ao farmacêutico fazer a indicação correta desses produtos, desde que com conhecimento especializado para tal, cada vez mais as farmácias percebem os benefícios de ofertar abundantemente os Nutracêuticos à população.

Afinal, além de contribuírem para a melhoria da saúde da população, os Nutracêuticos e alimentos funcionais ajudam a rentabilizar o ponto de venda de maneira significativa.

Apesar do nome complicado, Nutracêuticos nada mais é do que uma junção das palavras “nutrientes” e “farmacêuticos”. Ou seja, esses produtos são soluções farmacêuticas cuja fórmula contém nutrientes com capacidade comprovada de trazer benefícios à saúde, tanto para prevenir como para o tratamento de diversas doenças — mas que também podem ser usados para complementar a alimentação ou em razão de tratamentos estéticos.

Nutracêuticos são compostos alimentares que promovem suplemento nutricional e podem ser consumidos por diversas razões. Os Nutracêuticos são uma combinação de nutrientes e vitaminas de diferentes substâncias em quantidades maiores para maximizar o seu benefício.

No artigo Alimentos Funcionais e Nutracêuticos: definições, legislação e benefícios à saúde, as pesquisadoras Fernanda Moraes e Luciane Colla observam que “o termo Nutracêutico define uma ampla variedade de alimentos e componentes alimentícios com apelos médico ou de saúde. Sua ação varia do suprimento de minerais e vitaminas essenciais até a proteção contra várias doenças infecciosas”.

 

Os Nutracêuticos podem vir na forma de: 

  • nutrientes isolados,
  • suplementos dietéticos
  • dietas para alimentos geneticamente planejados,
  • alimentos funcionais,
  • produtos herbais,
  • alimentos processados tais como cereais, sopas e bebidas.

 

E podem ser classificados como:

  • fibras dietéticas,
  • ácidos graxos poliinsaturados,
  • proteínas,
  • peptídeos,
  • aminoácidos ou cetoácidos,
  • minerais, 
  • vitaminas antioxidantes e outros antioxidantes.

 

O papel do farmacêutico na prescrição de Nutracêuticos

O Nutracêutico é um alimento de fácil acesso à população e que proporciona benefícios médicos e de saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento da doença.

Isso faz com que seja muito importante que o farmacêutico esteja habilitado para receitar os Nutracêuticos, explicando os benefícios, ajudando a escolher o melhor nutracêutico, orientando o uso e a dosagem. 

  1. O farmacêutico deve se preparar para o mercado e conhecer bem os produtos para sua boa atuação.
  2. O farmacêutico deve realizar uma anamnese completa e precisa para fidelizar o cliente no primeiro contato.
  3. O farmacêutico deve buscar conhecer a realidade do cliente a fim de prescrever conforme as condições e acessibilidade do mesmo.
  4. O farmacêutico deve orientar quanto a forma de utilização dos Nutracêuticos e o modo de preparo de cada produto.
  5. O farmacêutico deve agendar o retorno do cliente, para que ele possa acompanhar a evolução do paciente.

 

Quer saber mais sobre esse assunto. Conheças as nossas Pós EAD na área de Farmácia. Faça sua inscrição. Venha estudar na São Camilo.


 

Compartilhe essa notícia