Com cerca de 38 milhões de brasileiros lidando com o analfabetismo funcional, a figura do educador se torna essencial no processo de ensino-aprendizagem, enfrentando uma série de desafios nessa esfera.

Este profissional tem a responsabilidade de criar um ambiente de aprendizado propício para o aluno, utilizando abordagens eficazes que não apenas ensinem a ler e escrever, mas também capacitem os alunos a utilizar a língua como prática social.

 

Quais são os desafios do professor alfabetizador?

Alguns dos principais desafios que o educador encontra no processo de alfabetização e letramento incluem:

 

Particularidades dos alunos

Cada aluno traz consigo vivências e características únicas que influenciam diretamente a maneira como absorvem e processam o conhecimento. Portanto, o professor enfrenta o desafio de adaptar suas aulas de acordo com essas necessidades individuais, sem negligenciar o aprendizado coletivo.

É crucial destacar que não são apenas crianças e adolescentes que estão no processo de alfabetização. Adultos também constituem o público-alvo do alfabetizador, que atua em diferentes níveis educacionais, incluindo: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

Educação inclusiva

Alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) podem representar um desafio para os educadores, uma vez que o processo de aprendizagem deles demanda estratégias de ensino específicas. 

Muitos professores não possuem uma formação especializada nessa área, o que pode dificultar tanto o aprendizado do aluno quanto a habilidade do educador em planejar e organizar as aulas de forma eficaz.

 

Abordagens ultrapassadas

Ainda hoje, muitas escolas e profissionais da educação se apoiam em métodos de ensino tradicionais e obsoletos que não se alinham com as demandas do mundo contemporâneo. 

Um exemplo é a aula em que o professor é considerado o único detentor do conhecimento, enquanto o aluno é visto apenas como um receptor passivo.

 

Falta de formação especializada

Por vezes, o educador pode não ter recebido uma formação especializada que o habilite a utilizar métodos atualizados, resultando na adoção de uma abordagem tradicional e menos eficaz. Isso acaba refletindo nos resultados dos alunos, levando à frustração para ambas as partes envolvidas.

 

Como o educador pode superar os desafios da alfabetização?

Com o intuito de capacitar esses profissionais para que possam superar os obstáculos no campo da alfabetização e letramento, a Pós-graduação em Alfabetização e Letramento da Pós EAD São Camilo foi desenvolvida.

Este curso, prestes a ser lançado, prepara os profissionais para atuarem de maneira versátil em diversas instâncias educacionais, abrangendo tanto instituições públicas quanto privadas. Isso inclui não apenas escolas, mas também creches, centros de atendimento integrado e postos de saúde.

Deseja ser informado sobre a data de lançamento em primeira mão?

CLIQUE AQUI e solicite a um de nossos especialistas para te notificar

Compartilhe essa notícia