O que é Pedagogia Hospitalar?

A Resolução nº 41 reconhece a importância do acesso à educação e ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes hospitalizados. Através da Pedagogia Hospitalar, ramo da atuação pedagógica, é possível proporcionar um ambiente educativo adequado, mesmo fora do contexto escolar convencional.

A Pedagogia Hospitalar vai além do ensino formal, adaptando-se às necessidades específicas de cada paciente. Os profissionais dessa área trabalham em conjunto com a equipe médica e multidisciplinar, para garantir que o direito à educação seja mantido e que o processo de aprendizagem continue mesmo durante o tratamento.

Dessa forma, crianças e adolescentes hospitalizados ou em tratamento domiciliar têm acesso a atividades educativas, acompanhamento curricular e recreação, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social, além de auxiliar na recuperação e minimizar os impactos negativos da internação ou reclusão.

Quais são as possibilidades de atuação em Pedagogia Hospitalar? 

A carreira de pedagogo hospitalar proporciona diversas oportunidades de atuação, seja em domicílio ou em ambientes hospitalares, como unidades de internação e alas recreativas.

Aqueles interessados em trabalhar em hospitais municipais, estaduais ou federais devem realizar concursos públicos. No entanto, para atuar em hospitais privados, é necessário participar do processo seletivo específico de cada instituição.

As principais responsabilidades desse profissional incluem:

  • Fornecer apoio emocional ao paciente-aluno;
  • Desenvolver atividades pedagógicas lúdicas e recreativas;
  • Acompanhar o progresso do processo de aprendizagem do paciente-aluno;
  • Trabalhar em colaboração com a equipe multidisciplinar do hospital;
  • Orientar os familiares sobre o processo educacional.

 

Essas funções são essenciais para garantir o acesso à educação e promover um ambiente de aprendizado adequado durante o período de hospitalização. 

Qual é o salário de um pedagogo hospitalar?

De acordo com o portal de empregos Glassdoor, em 2023, a média salarial para o cargo de Pedagogo Hospitalar é de R$3.250,00. No entanto, vale ressaltar que esse valor pode variar dependendo da formação acadêmica, carga horária e experiência do profissional na área. 

Quem pode atuar em Pedagogia Hospitalar?

A área da Pedagogia Hospitalar tem despertado cada vez mais interesse entre profissionais de diversas áreas, que reconhecem a importância de garantir o direito à educação e ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes hospitalizados.

Embora a formação em Pedagogia ou áreas afins seja comumente encontrada entre os profissionais atuantes nessa área, é a pós-graduação em Pedagogia Hospitalar que se torna um diferencial relevante. Ela proporciona um embasamento teórico e prático específico para lidar com as particularidades do ambiente hospitalar, bem como para compreender as necessidades educacionais dos pacientes em processo de tratamento.

Como atuar em Pedagogia Hospitalar?

A Pós-graduação EAD em Pedagogia Hospitalar da São Camilo é uma excelente opção para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos nessa área. O curso é aberto a profissionais graduados em qualquer área, com especial atenção aos que atuam nos campos da educação e da saúde.

O principal objetivo deste programa é formar e qualificar profissionais, a fim de estruturar o conhecimento e as práticas pedagógicas mais humanizadas em ambientes hospitalares, atendimento domiciliar ou mesmo em outros contextos sociais. Portanto, visa qualificar os profissionais e instrumentalizá-los para o exercício da Pedagogia Hospitalar.

Se você tem interesse nessa área promissora e quer se especializar em apenas 12 meses sem ter que sair de casa, inscreva-se agora mesmo! Clique aqui para saber mais

Compartilhe essa notícia