O doce de leite, devido ao seu elevado teor de gorduras, açúcares e carboidratos, costuma ser visto como um vilão na dieta. Contudo, recentemente, ele tem sido explorado de uma nova maneira.

Os adeptos assíduos de academia têm adotado o consumo de doce de leite antes do treino como fonte de energia. Mas será que esse alimento realmente desempenha um papel eficaz como pré-treino?

 

O doce de leite pode ser utilizado como pré-treino?

Sim, de acordo com especialistas em Nutrição, o doce de leite pode ser consumido antes do treino, especialmente porque é recomendável a ingestão de carboidratos e proteínas para aprimorar o desempenho durante o exercício físico e promover o desenvolvimento muscular.

Isso se torna possível devido ao fato de o doce de leite ser rico em açúcares simples, resultando em um aumento rápido nos níveis de glicose no sangue. Dessa forma, o alimento se torna uma fonte de energia eficaz para atividades intensas e de curta duração, como o levantamento de peso.

No entanto, é importante notar que nem todas as modalidades esportivas se beneficiarão do consumo de doce de leite, especialmente aquelas de longa duração e esforço contínuo. Além disso, o doce de leite possui um baixo teor nutricional e é rico em açúcar, o que pode contribuir para o ganho de peso, desregulação do metabolismo, picos de insulina e outros efeitos adversos a longo prazo.

O mais importante é buscar a orientação de um nutricionista antes de incluir o doce de leite como parte da sua dieta pré-treino.

 

Quanto de doce de leite comer antes do treino?

Existe um consenso entre os especialistas em Nutrição sobre a porção recomendada de doce de leite antes do treino. A média sugerida é uma colher de sopa rasa, equivalente a cerca de 20g.

Uma colher de 20g de doce de leite contém, em média:

  • Calorias: 65g
  • Proteínas: 1,5g
  • Carboidratos: 12g
  • Gorduras totais: 1,4g

 

Qual é o melhor doce de leite para consumir antes do treino?

Se optar por consumir doce de leite antes do treino, é aconselhável escolher uma opção sem complementos, como chocolate, e sem adição de açúcar.

Preferencialmente, opte pelo doce de leite caseiro, que geralmente apresenta menor teor de conservantes e componentes industrializados.

Lembre-se: para orientações mais específicas e personalizadas, é importante consultar um nutricionista especializado.

 

Quer aprender mais sobre o funcionamento dos alimentos no organismo? Inscreva-se agora no nosso CURSO GRATUITO sobre as Bases Metabólicas dos Micronutrientes! Clique aqui e garanta seu certificado sem pagar nada.

 

Como se especializar em Nutrição Esportiva e Nutrição Estética?

Você é nutricionista e está interessado em expandir seus conhecimentos sobre alimentos, bebidas e seus efeitos no corpo humano durante as atividades físicas? Quer desenvolver suas habilidades para ajudar seus pacientes a atingirem objetivos estéticos?

Conheça nossos cursos!

Pós-graduação EAD em Alimentos Funcionais e Nutrigenômica: Implicações Práticas na Nutrição Clínica e Esportiva

  • Biologia celular, bioquímica e metabolismo aplicados à nutrigenômica;
  • Fisiopatologia das doenças e compostos bioativos;
  • Alimentos funcionais e nutrigenômica aplicada.

 

Pós EAD em Nutrição Aplicada à Estética

  • Bases metabólicas dos micronutrientes e macronutrientes aplicadas à estética;
  • Fisiologia da pele disbiose intestinal;
  • Fisiopatologia das desordens cutâneas;
  • Tratamento clínico e cirúrgico aplicados à estética;
  • Terapia nutricional e alimentos funcionais aplicados à estética.

 

MATRICULE-SE JÁ!

 

LEIA TAMBÉM:

 

REFERÊNCIAS

UOL. Doce de leite é nova moda para pré-treino: faz sentido? UOL, 24 abr. 2023. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2023/04/24/doce-de-leite-pode-ser-uma-opcao-para-o-pre-treino.htm. Acesso em: 14 set. 2023.

PINTO, Paula. Doce de leite pode ser consumido no pré-treino? E no pós? Nutricionista explica. GaúchaZH Donna, 03 ago. 2023. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/fitness/noticia/2023/08/doce-de-leite-pode-ser-consumido-no-pre-treino-e-no-pos-nutricionista-explica-clkv9aily005y0179h6ihb503.html. Acesso em: 14 set. 2023

Compartilhe essa notícia