A Inteligência Competitiva (IC) é conhecida por ter o foco na concorrência, com propósito de verificar seus processos de implementação e táticas, bem como suas posições e influência no mercado. No caso de empresas que analisam os resultados da concorrência, as informações obtidas são direcionadas aos negócios, com finalidade de aplicação de estratégias e de mensuração de mercado, conforme as ações das organizações que pertencem ao mesmo segmento.
 

BI, sigla para Business Intelligence, refere-se ao processo de coleta, análise, monitoramento e organização de informações que irão auxiliar na gestão dos negócios. É a “mágica” que converte uma quantidade enorme de dados em informações relevantes para uma tomada de decisão mais precisa e eficaz. A reunião dos dados coletados possibilita ao gestor de uma determinada empresa tomar as melhores decisões para ela, diminuindo perdas e riscos desnecessários e aumentando a margem de lucros.
 

O profissional de BI é aquele que identifica, por meio desses dados – muitas vezes extraídos pelo Big Data –, as necessidades e desejos dos clientes, bem como fragilidades e tendências do mercado. No geral, essa inspeção foca no comportamento das personas e em seu poder de compra. Para isso, analisam-se estatísticas econômicas e sociais relacionadas, por exemplo, a demanda, demografia, consumo e população. Quando você conhece seu cliente, consegue lhe fazer indicações precisas, tornando-se não só um fornecedor, mas também um parceiro de confiança.

 

Business Intelligence no entretenimento

A Netflix é um grande exemplo de corporação que utiliza coleta de dados. Atualmente, ela oferece um dos maiores serviços de streaming de vídeos do mundo, com mais de 137 milhões de assinantes. O público fornece dados sobre o próprio comportamento a todo instante, e analisá-los é uma das funções dos funcionários da empresa. É por isso que, após algum tempo, o sistema começa a indicar filmes e séries correspondentes à sua preferência, acertando em cheio no que diz respeito àqueles que combinam com o seu gosto pessoal. Isso é conhecer individualmente o hábito de cada cliente e preparar um algoritmo capaz de atendê-los satisfatoriamente.


Esse é o momento de se diferenciar, crescer e ganhar espaço no mercado. Aposte no curso de pós-graduação em Inteligência de Negócios – Business Intelligence do Centro Universitário São Camilo e ganhe destaque no meio profissional.


Fonte:
https://www.neoway.com.br/o-que-e-business-intelligence-bi-e-qual-a-sua-relacao-com-a-vantagem-competitiva/

https://www.knowsolution.com.br/inteligencia-competitiva-e-inteligencia-de-mercado-entenda-as-diferencas/

Compartilhe essa notícia