A carreira de docente em ensino superior é o sonho de muitos profissionais de educação apaixonados pela vida acadêmica e que almejam a estabilidade, tanto na carreira quanto financeiramente. No mercado de trabalho, diversos profissionais licenciados na área educacional estão em busca de um curso que os prepare para os desafios da docência acadêmica na educação superior, que aprofunde e aprimore seus conhecimentos.
 

Segundo a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDB), o profissional de educação necessita, no mínimo, de um curso de pós-graduação lato sensu para estar apto para atuar como docente no ensino superior, bem como de uma especialização stricto sensu (mestrado ou doutorado) para atuar como professor efetivo em universidades públicas federais.

 

Objetivos do curso de especialização

O curso de pós-graduação EAD em Docência em Ensino Superior destina-se a graduados em diferentes especialidades que desejam atuar como professores. O curso tem duração média de 18 meses, período no qual o profissional tem acesso a conteúdos que proporcionam uma visão crítica sobre a docência no período atual, as novas técnicas e metodologias didáticas, e os recursos pedagógicos modernos a ser utilizados em sala de aula.
 

Por meio do curso é possível desenvolver visão crítica, metodologias e suas articulações de pesquisa, leitura e produção de textos didáticos, a fim de favorecer processos de ensino e aprendizagem reflexiva e significativa. Dessa forma, o objetivo principal deste curso de pós-graduação é favorecer a ampliação da possibilidade de trabalho do docente com estratégias didáticas inovadoras que viabilizem o processo de aquisição do conhecimento.
 

Segundo Almir Vicentini, coordenador do curso de pós-graduação em Docência em Pós-Graduação da São Camilo, o profissional – de qualquer área e/ou especialidade – egresso da Pós em Docência do Ensino Superior promoverá e desenvolverá estratégias de ensino-aprendizagem e didático-pedagógicas baseadas em perspectivas inovadoras de ensino, com a utilização de ferramental pedagógico atual. A concordância com as diretrizes curriculares do ensino superior levará os alunos a adquirir habilidades e competências nele exigidas, bem como promoverá vivências em situações de ensino, pesquisa, extensão, com possibilidades de práticas a partir de reflexões teóricas e críticas sobre o ensino superior.
 

Entre as disciplinas que diferenciam o curso de especialização oferecido pela São Camilo daquele oferecido por outras instituições está “Neurociência e o engajamento do estudante e liderança”, no qual o egresso poderá compreender o funcionamento do sistema nervoso na recepção de informações, interpretações e na elaboração das respostas. Isso facilita a reorganização e o reequilíbrio do sujeito no meio ambiente, orientando a busca de um acompanhamento efetivo e promovendo, assim, uma vida mais saudável e feliz. O curso explora os principais conceitos, processos e teorias sobre memória, comunicação, compreensão, motivação, metacognição e atenção.

 

O profissional no mercado de trabalho

“O mercado de trabalho especializado está crescendo continuamente, o que pode ser explicado entre outros fatores, pela inserção de novas tecnologias que exigem do profissional conhecimento sólido. Não é diferente para os docentes. A competitividade requer maior preparo do profissional, que terá de demonstrar as suas competências e habilidades. Há uma relação direta entre colocação no mercado de trabalho e aprimoramento acadêmico: quanto maior for a dedicação dispensada, maior será o número de possibilidades profissionais que se apresentarão ao indivíduo”, explica o coordenador  Almir Vicentini.
 

Compartilhe essa notícia