Pós em Alimentos Funcionais e Nutrigenômica: Implicações Práticas na Nutrição Clínica e Esportiva


              O curso de Alimentos Funcionais e nutrigenômica tem como principal temática a área de nutracêuticos e genômica nutricional, um dos assuntos mais inovadores da área da nutrição.

            Além de proporcionar uma atualização dos conceitos básicos da nutrição normal, bioquímica e metabolismo e fisiologia das doenças nutricionais, o curso tem foco no atendimento nutricional individualizado, para promoção da saúde, assim como melhora do desempenho físico. Este curso não está apenas direcionado aos aspectos relacionados à nutrição clínica, mas também à nutrição esportiva, com disciplinas associadas a suplementação e fisiologia do exercício.

           A abordagem do tema nutracêuticos se dá a partir de uma discussão em nível molecular, aprofundando a função destes nutrientes nos processos de modulação gênica.

          As descobertas no campo da genômica nutricional foram muitas nos últimos anos e a ciência da nutrigenômica está em constante atualização científica, necessitando de um aprofundamento e atualização constantes dos profissionais da área da saúde, especialmente os nutricionistas.

 

Objetivos:

- Aprofundar os conhecimentos básicos: bioquímica, imunologia e farmacologia;

- Definir alimentos funcionais;

- Aplicar o conhecimento sobre alimentos funcionais em nutrição clínica;

- Aplicar os conceitos de alimentos funcionais no tratamento das diversas patologias clínicas.

 

A quem se destina: graduados em Medicina, Nutrição e Educação Física.

 

Clique aqui e baixe o resumo completo do curso

 

Carga Horária: 360h

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- BIOLOGIA CELULAR, BIOQUÍMICA E METABOLSIMO APLICADOS À NUTRIGENÔMICA

Bioquímica básica e nutricional. Metabolismo de macronutrientes/micronutrientes e sua integração metabólica. Abordar a importância dos sistemas do trato gastrointestinal, nervoso, endócrino, cardiovascular, respiratório e renal de forma individual e integrada. Abordar aspectos gerais da farmacocinética e farmacodinâmica, bem como os mecanismos de ação dos fármacos, tornando o aluno apto a entender os princípios de farmacologia, conhecer os mecanismos e os efeitos das drogas, considerando o uso racional e científico dos fármacos.

- FISIOPATOLOGIA DAS DOENÇAS E COMPOSTOS BIOATIVOS

Capacitar o aluno a compreensão dos principais aspectos sobre fisiopatologias e desenvolvimento das doenças, assim como a função e compreensão das necessidades dos nutrientes bioativos, como peptídeos, ácidos graxos e fitoterápicos.

- ALIMENTOS FUNCIONAIS E NUTRIGENÔMICA APLICADA

Capacitar o aluno a compreender e utilizar na prática clínica a nutrigenômica como ciência capaz de modular os principais aspectos clínicos e esportivos com o intuito de promover saúde ou melhora do desempenho esportivo.

- DIDÁTICA E METODOLOGIA EM CURSOS SUPERIORES

A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Cadastro e-MEC: https://bit.ly/2JolTdj

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.

23/11/2021 - (data prevista para início do curso)
Ver investimento INSCREVA-SE