Pós EAD em Biotecnologia

Foto do curso Biotecnologia

Os profissionais que trabalham na área biotecnológica têm as mais diferentes formações, como Biologia, Engenharia Química, Química, Farmácia, Engenharia de Alimentos, Agronomia, Medicina, Biomedicina, entre outros. Porém, nenhum desses cursos de graduação tradicional preenche todos os requisitos em termos de formação teórico-prática que permita aos profissionais atuar com toda plenitude na indústria de biotecnologia. As empresas atualmente existentes que utilizam a biotecnologia para o desenvolvimento da cadeia tecnológica de geração de seus produtos, processos e serviços contam com suporte técnico-científico oferecido pelas diversas instituições de ensino superior, por instituições estatais e por institutos de pesquisa, atuantes na geração de tecnologias, bens e serviços biotecnológicos, com aplicações, notadamente nas áreas de saúde, agropecuária e meio ambiente.

Esta área multidisciplinar vêm crescendo bastante no Brasil e envolve estudos em diversas áreas e outros ramos do conhecimento científico. Com mercado de trabalho amplo e promissor, profissionais da área de Biotecnologia percebem a necessidade estarem se atualizarem constantemente.

 

 Objetivos:

-  Atualizar os profissionais quanto à metodologia aplicada no isolamento e identificação de micro-organismos (agentes de moléstias infecto–contagiosas e contaminantes de águas e alimentos), a etiopatogenia e a prevenção das doenças causadas por esses agentes. Oferecer uma visão geral sobre a biotecnologia e as muitas áreas em que ela se insere, abordando conceitos didáticos, microbiológicos, genéticos, fisiológicos, biológicos de forma geral e de informática para integração e divulgação do conhecimento científico.

- Estudar a  microbiologia Básica e Biologia básica, bem como a Biologia Clínica.

-  Estuar sobre biossegurança Laboratorial e controle de qualidade.

- Estudar dentro da Biotecnologia aplicada a Bacteriologia, Bioinformática e engenharia Genética.

-  Desenvolver conhecimentos que possam ser conduzidos para pesquisas e artigos científicos.

-   Estudar Biotecnologia microbiana e Cultura de células em Biotecnologia.

-   Estudar sobre as doenças Humanas causadas por micro-organismos

-   Estudar Microbiologia ambiental e de alimentos

-  Desenvolver conhecimentos sobre empreendedorismo

 

 A quem se destina: Todos os profissionais  graduados de qualquer área de atuação, uma vez que se trata de um curso inter, multi e transdisciplinar.


Carga horária: 380h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

- 3 encontros mensais ao vivo, aos sábados das 8h às 18h (com intervalos);
- Material complementar de estudos (artigos científicos ou cases);
- Avaliação: Testes ou atividades propostas pelo professor;
- As aulas ficarão gravadas e disponíveis na plataforma do aluno.

 

MATRIZ CURRICULAR:

-  MICROBIOLOGIA BÁSICA

O mundo microbiano. Características básicas dos principais grupos de microrganismos: protozoários, bactérias, fungos e vírus. Morfologia e fisiologia bacteriana. Bacteriologia quantitativa e curva de crescimento de bactérias. Genética de microrganismos. Crescimento e controle de Microrganismos.  Agentes antimicrobianos. Isolamento e caracterização de microrganismos. Métodos de preservação dos microrganismos.

-  BIOLOGIA BÁSICA 

O estudo de biologia celular procura desvendar a arquitetura celular procurando identificar as semelhanças e diferenças entre os diversos tipos celulares. Estuda os arranjos celulares em estruturas e a natureza dinâmica dessas organizações. Investiga também os processos críticos para o crescimento celular, a diferenciação, enfim, como a célula se desenvolve, opera, comunica-se e controla suas atividades

-  GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR

A célula e seus constituintes moleculares. Características do material genético. A base molecular da hereditariedade. Introdução à Biologia Molecular. Estrutura, organização, propriedades e função de ácidos nucleicos e proteínas. Replicação, Transcrição e Tradução. Polimorfismos genéticos. Introdução à Bioinformática. Princípio e aplicações das principais metodologias de Biologia Molecular. Bases da Epigenética.

- BIOSSEGURANÇA LABORATORIAL, PADRONIZAÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE

Padronização de um laboratório clínico. Fases que compreendem um laboratório. Controle de riscos e acidentes de trabalho. Equipamentos de proteção individual (EPI) e coletivo (EPC) para promover a biossegurança. Coleta, transporte e armazenamento de material biológico. Controle de qualidade interno e externo. Gerenciamento dos resíduos em serviços de saúde. Esterilização de materiais.

-  BACTERIOLOGIA

A célula bacteriana. Características gerais das bactérias, crescimento bacteriano, morfologia e classificação bacteriana. Técnicas laboratoriais de estudos de bactérias. Fisiologia bacteriana e possíveis aplicações desses microrganismos. 

-  BIOINFORMÁTICA

Introdução à biologia molecular computacional. Análise de bancos de dados. Alinhamento simples de seqüências. Alinhamento múltiplo de seqüências. Filogenia. Genoma funcional. Data Mining. Análise estrutural de proteínas e proteomas. Modelagem de biomoléculas e farmacogenômica.

- ENGENHARIA GENÉTICA

Introduzir o aluno em metodologias utilizadas em Engenharia Genética, definindo suas aplicações em medicina, agropecuária, criminalística, e suas interações com os diversos ramos da biologia moderna .

-  MICROBIOLOGIA DA ÁGUA

Fornecer ao aluno conhecimentos necessários à avaliação crítica de métodos microbiológicos, que possam ser empregados no controle de qualidade microbiológico de fármacos, medicamentos e cosméticos

-  MICROBIOLOGIA CLÍNICA

Caracterização, classificação e identificação dos microrganismos. Crescimento e metabolismo bacteriano. Culturas puras e características culturais. Cadeia Epidemiológica. Identificação dos microrganismos para o conhecimento das doenças infecciosas e auxílio clínico. Controle microbiano por agentes físicos, químicos e antimicrobianos. Principais diagnósticos microbiológicos e antibiograma.

-  BIOTECNOLOGIA MICROBIOLOGIA E PROCESSOS INDUSTRIAIS

A disciplina aborda a Biotecnologia que envolve os microrganismos, mostrando seu campo de ação e sua interligação com diversas áreas, tais como bioquímica, química, biologia, microbiologia, engenharia, genética, enfocando o processo fermentativo. São apresentadas diferentes formas de condução de processos fermentativos e industriais através do estudo da produção de plástico biodegradável, degradação de materiais por microrganismos, produção de etanol, tratamento microbiológico de resíduos.

-  BIOTECNOLOGIA MICROBIANA E PROCESSOS INDUSTRIAIS FERMENTATIVOS

A disciplina aborda a Biotecnologia, mostrando seu campo de ação e sua interligação com diversas áreas, tais como bioquímica, química, biologia, microbiologia, engenharia, genética, enfocando o processo fermentativo. São apresentadas diferentes formas de condução de processos fermentativos através do estudo de alguns processos particulares  como a produção de plástico biodegradável, degradação de materiais por microrganismos, produção de etanol, tratamento microbiológico de resíduos. 

-  CULTURA CELULAR EM BIOTECNOLOGIA E MICROBIOLOGIA

Fornecer ao aluno conhecimentos necessários conceito de células, além de demonstrar os avanços científicos na moderna cultura de células e tecidos, bem como suas aplicações na indústria biotecnológica e na medicina.

-  DOENÇAS HUMANAS CAUSADAS POR MICRORGANISMOS

Doenças infecciosas causadas por microrganismos. Princípios da relação patógeno-hospedeiro. Principais doenças causadas por bactérias (Gram-positivos, Gram-negativos e Bacilos álcool-ácido resistentes), vírus, fungos e parasitas (endo e ectoparasitas).  Epidemiologia, controle, transmissão e tratamento das doenças infecciosas.  Mecanismo de ação dos antimicrobianos. 

-  MICROBIOLOGIA AMBIENTAL

   Fornecer aos alunos conhecimento sobre o papel e a utilização dos diferentes microrganismos presentes no meio ambiente, visando o controle e prevenção dos processos de poluição do solo, da água e da atmosfera. 

-  MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS

Estudo dos métodos de conservação de alimentos. Uso da Biotecnologia e Microbiologia na Industria Alimentícia para produção e processamento de alimentos. Doenças transmitidas por alimentos devido a presença de microrganismos.

-  BIOTECNOLOGIA E SAÚDE

Utilização de ferramentas biotecnológicas para promoção, proteção e recuperação da saúde. Obtenção, manipulação e modificação do DNA. Engenharia genética e manipulação de células e microrganismos. Aplicação da biotecnologia no tratamento e diagnóstico das doenças. Clonagem e organismos geneticamente modificados.

-  EMPREENDEDORISMO

Conceitos de Empreendimento e Empreendedorismo. As Bases do Empreendedorismo. A Formação da Personalidade. As características do indivíduo empreendedor. Os grupos de valores. O Processo Comportamental do Empreendedor. Necessidades do Empreendedor. O Empreendedor e suas Habilidades. O Conhecimento para Empreender. A Empresa de Pequena dimensão. A empresa e a sociedade. O processo evolutivo das empresas. O Plano de negócios: importâncias e utilidades.

 


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.