Pós EAD em Comportamento humano e neurociência

Foto do curso Comportamento Humano e Neurociência

Em um mundo cada vez mais multicultural é fundamental compreender os processos de aprendizagem social e emocional, entendendo suas bases teóricas e propondo atividades de intervenção.

O curso oferece uma visão abrangente sobre a evolução da consciência humana como um movimento contínuo. Com início nos organismos primitivos que precisavam coordenar os processos internos e ambientais (garantir a sobrevivência), passando pelas emoções primordiais e construção de grupos sociais em primatas, até o ser humano com a criação da subjetividade, cultura e  ainda a inteligência artificial.

Deste modo, reconfigura as fronteiras entre distinções ontológicas reconhecidas  como certas em relação à conhecimentos neurocientíficos e comportamentos humanos sociais e culturais.

Fornecer novas maneiras de compreender a consciência e a sociedade a partir da perspectiva neurocientífica.

Explorar as interfaces entre a subjetividade sociocultural e os conceitos neurocientíficos. Examinar como o cérebro medeia a interação social e a cognição.

 

Objetivo:

-  Examinar como o cérebro medeia a interação social e a cognição;

-  Neuroanatomia e neurofisiologia I e II;

-   Desenvolvimento neuropsicomotor 1 e 2;

-    Neuroplasticidade, memória e atenção;

-   Evolução da mente e origem da consciência;

-   Razões biológicas do comportamento disruptivo;

-    Análise Cognitiva e Comportamental;

-    Cultura: uma construção neurossocial;

-    Identidade humana;

-   Ampliação da inteligência humana  com  artificial;

-    Formação e manutenção de grupos sociais;

-    Recompensa e Funções Executivas;

-    Desenvolvimento Socioemocional;

-  Interação entre emoção e razão;

-   Inteligência Emocional.

 

A quem se destina:  Graduados em Todas as Áreas. 


Carga horária: 360h

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

- 3 encontros mensais ao vivo, aos sábados das 8h às 18h (com intervalos);
- Material complementar de estudos (artigos científicos ou cases);
- Avaliação: Testes ou atividades propostas pelo professor;
- As aulas ficarão gravadas e disponíveis na plataforma do aluno.

MATRIZ CURRICULAR:

-  DESENVOLVIMENTO HUMANO (Neuroanatomia e Neurofisiologia 1)

Relacionar os avanços na área de desenvolvimento do sistema nervoso, tanto no nível celular quanto com relação aos aspectos cognitivos com a prática educativa.. Evidenciar as características funcionais básicas do sistema nervoso. Conhecer a integração funcional entre sistema nervoso e outros sistemas. Conhecer as características funcionais do sistema nervoso voluntário e  autônomo: Conhecer características fisiológicas dos componentes celulares. Conhecer com os avanços nos estudos sobre a comunicação sináptica e as implicações sobre processos cognitivos.

-  DESENVOLVIMENTO HUMANO (Neuroanatomia e Neurofisiologia 2)

Relacionar os avanços na área de desenvolvimento do sistema nervoso, tanto no nível celular quanto com relação aos aspectos cognitivos com a pratica educativa. Conhecer a integração funcional entre sistema nervoso e outros sistemas. Conhecer as características funcionais dos processos emocionais e motores. Conhecer características fisiológicas dos componentes celulares. Conhecer com os avanços nos estudos sobre a comunicação sináptica e as implicações sobre processos cognitivos.

-  DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR

Analisar a relação existente entre crescimento, maturação e desenvolvimento humano na sua multidimensionalidade. Relacionar conceitos de aprendizagem motora, controle motor e desenvolvimento motor. Sequenciar o desenvolvimento hierárquico de habilidades motoras. Conceituar capacidade, habilidade e potencialidade motora. Facilitar o entendimento do aluno com relação aos processos de crescimento e desenvolvimento, os fatores interferentes e os métodos de avaliação durante a infância e adolescência. Compreender a avaliação qualitativa do desenvolvimento da criança e sua interação ambiental. Reconhecer dificuldades de aprendizagem relacionadas à dificuldades psicomotoras.

-  NEUROPLASTICIDADE, MEMÓRIA E ATENÇÃO

Conhecer o cérebro e seu funcionamento. Compreender de como o cérebro se desenvolve e de que forma isso muda a maneira de ensinar.

-  EVOLUÇÃO DA MENTE E ORIGEM DA CONSCIÊNCIA

Discutir as semelhanças e diferenças do sistema nervoso de diferentes espécies.  Analisar as bases biológicas da mente e da consciência humana. Apesentar os modelos animais como base de estudo do comportamento humano. 

-  RAZÕES BIOLÓGICAS DO COMPORTAMENTO DISRUPTIVO

Levar a compreensão dos principais aspectos biológicos que afetam as pessoas durante o processo de decisão. Visão cosmológica da biologia do comportamento. Estudo dos modelos de comportamentos disruptivos.  Influência do ambiente nos aspectos biopsicossociais. Modelos mentais e decisórios. Ferramentas utilizadas na aferição dos comportamentos humanos. Estudos de cases comparativos em pesquisas sensoriais.

-  ANÁLISE COGNITIVA E COMPORTAMENTAL

A disciplina tem como objetivo traçar um panorama acerca da relação entre o estudo do comportamento humano e as contribuições da Neurociência. Para tal, abordará três aspectos fundamentais: a evolução da mente e a origem da consciência; as razões biológicas dos comportamentos disruptivos; as contribuições das Terapias Comportamentais  e a realização de uma análise funcional para a melhor compreensão acerca da função de um dado comportamento e posterior planejamento de possíveis intervenções que possam modificá-lo se necessário.

- CULTURA: UMA CONSTRUÇÃO NEUROSSOCIAL

Está disciplina outra discutir a interfaces entre e Neurociências, as influências sobre a estrutura do dispensa nervoso, impactos sobre aspectos cognitivos, comportamentais e sociais.

- IDENTIDADE HUMANA

Descrever os processos de identidade e esquema corporal. Identificar a formação da teoria da mente e da individualidade durante o desenvolvimento humano. Discutir os processos de construção de gênero.

-  AMPLIAÇÃO DA INTELIGÊNCIA HUMANA  COM  ARTIFICIAL

Apresentar e aplicar o conhecimento adquirido através dos experimentos empíricos na psicologia cognitiva  para o desenvolvimento de modelos de equações para simulação de redes neurais em silício. Compreender a definição de neurociência computacional e usar os modelos existentes para predição do comportamento e aprendizado humano.

-  FORMAÇÃO E MANUTENÇÃO DE GRUPOS SOCIAIS

Analisa a relação entre circuitos neurais e formação de grupos sociais. Descrever  os processos de desenvolvimento de relações sociais com foco neurocientífico.

-  RECOMPENSA E FUNÇÕES EXECUTIVAS

Descrever o funcionamento do sistema de recompensa cerebral e sua relação com o comportamento humano e vícios. Relacionar recompensa com funções executivas, descrevendo possibilidades de avaliação e intervenção das funções executivas em crianças, adolescentes e adultos.

-  DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL

Analisar as bases neurais do comportamento humano. Descrever  o desenvolvimento da inteligência socioemocional.

-  INTERAÇÃO ENTRE EMOÇÃO E RAZÃO

Neurociência da afetividade. Relação entre mente e corpo. Razão, emoções e sentimentos. Autopercepção. Bases neurofisiológicas das emoções. Bases neurofisiológicas das relações entre cognição e emoção. O sistema endócrino. Hormônios e a regulação do comportamento.

-  INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

A disciplina amplia as possibilidades de compreender a importância da Inteligência emocional, reconhecendo os próprios sentimentos e realizando a gestão das emoções, exercitando a empatia e o protagonismo, a fim de tomar  de decisões de maneira planejada e contemplando as metas estabelecidas

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário ou cartão de crédito;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.