Pós EAD em Comportamento humano e neurociência

Foto do curso Comportamento Humano e Neurociência

Relacione o comportamento humano e as bases da neurociência com foco em reconhecer dificuldades de aprendizagem e tomar decisões planejadas para integrar processos psicomotores na prática educativa.

Com a Pós-Graduação EAD em Comportamento humano e neurociência, bacharéis de todas as áreas adquirem conhecimento prático e teórico para desenvolver inteligência emocional, habilidade altamente relevante para o mercado. Segundo a organização Sixseconds, o quociente emocional é duas vezes mais impacto no sucesso profissional do que o quociente de inteligência. Ou seja, administrar emoções, lidar com a pressão, trabalhar em equipe e se comunicar é tão importante quanto o conhecimento técnico.

Objetivos do curso:
▫️ Examinar como o cérebro medeia a interação social e a cognição;
▫️ Neuroanatomia e neurofisiologia I e II; 
▫️ Desenvolvimento neuropsicomotor I e II; 
▫️ Neuroplasticidade, memória e atenção;
▫️ Evolução da mente e origem da consciência;
▫️ Razões biológicas do comportamento disruptivo;
▫️ Análise Cognitiva e Comportamental;
▫️ Cultura: uma construção neurossocial;
▫️ Identidade humana;
▫️ Ampliação da inteligência humana com artificial; 
▫️ Formação e manutenção de grupos sociais;
▫️ Recompensa e Funções executivas;
▫️ Desenvolvimento Socioemocional; 
▫️ Interação entre emoção e razão;
▫️ Inteligência Emocional.

Público-alvo:
Profissionais com cursos de nível superior completo e interesse nas áreas de:
▫️ Educação;
▫️ Antropologia;
▫️ Biologia; 
▫️ Psicologia; 
▫️ Psicopedagogia;
▫️ Neuropsicopedagogia; 
▫️ Sociologia.

Perfil do graduado:
Profissionais que desejam relacionar pesquisas recentes em neurociência com conhecimentos em ciências humanas.

Áreas de atuação do profissional:
▫️ Pesquisa;
▫️ Educação e ensino;
▫️ Aplicação teórica dos estudos.

Coordenação geral :
Profª. Drª. Ma. Renata Ribeiro Marinho - Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Mestra em Fonoaudiologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coração (1999),

Coordenadora de cursos de pós-graduação em cursos na área de Neurociências, Psicomotricidade e Ciências forenses. Professora desde 1999, ministra diversas disciplinas em pesquisa, neurociências, comunicação, anatomia, farmacologia e educação. 

 

- Credenciamento e-MEC


Carga Horária: 360h
Duração: Aproximadamente 12 meses.
Formato: 100% ao vivo

Todos os encontros são ao vivo e gravados. O conteúdo é disponibilizado no ambiente virtual, garantindo acesso contínuo para revisão ou acompanhamento de aulas perdidas. As avaliações são solicitadas pelos professores de acordo com as aulas.

MATRIZ CURRICULAR:

▫️ NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA I
● Relacionar os avanços na área de desenvolvimento do sistema nervoso, tanto no nível celular quanto com relação aos aspectos cognitivos com a prática educativa.
● Evidenciar as características funcionais básicas do sistema nervoso;
● Conhecer a integração funcional entre sistema nervoso e outros sistemas;
● Conhecer as características funcionais do sistema nervoso voluntário e autônomo:
● Conhecer características fisiológicas dos componentes celulares;
● Conhecer com os avanços nos estudos sobre a comunicação sináptica e as implicações sobre processos cognitivos.

▫️ NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA II
● Relacionar os avanços na área de desenvolvimento do sistema nervoso, tanto no nível celular quanto com relação aos aspectos cognitivos com a prática educativa.
● Conhecer a integração funcional entre sistema nervoso e outros sistemas;
● Conhecer as características funcionais dos processos emocionais e motores:
● Conhecer características fisiológicas dos componentes celulares;
● Conhecer com os avanços nos estudos sobre a comunicação sináptica e as implicações sobre processos cognitivos.

▫️ DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR
● Relação entre crescimento, maturação e desenvolvimento humano na sua multidimensionalidade;
● Aprendizagem motora, controle motor e desenvolvimento motor;
● Desenvolvimento hierárquico de habilidades motoras;
● Capacidade, habilidade e potencialidade motora; 
● Processos de crescimento e desenvolvimento;
● Fatores interferentes; 
● Métodos de avaliação durante a infância e adolescência;
● Avaliação qualitativa do desenvolvimento da criança;
● Interação ambiental;
● Dificuldades de aprendizagem relacionadas à dificuldades psicomotoras.

▫️ NEUROPLASTICIDADE, MEMÓRIA E ATENÇÃO 
● Conhecer o cérebro e seu funcionamento; 
● Desenvolvimento do cérebro e sua influência sobre formas de ensino.

▫️ EVOLUÇÃO DA MENTE E ORIGEM DA CONSCIÊNCIA
● Sistema nervoso de diferentes espécies;
● Bases biológicas da mente e da consciência humana;
● Modelos animais como base de estudo do comportamento humano.

▫️ RAZÕES BIOLÓGICAS DO COMPORTAMENTO DISRUPTIVO 
● Aspectos biológicos que afetam as pessoas durante o processo de decisão;
● Visão cosmológica da biologia do comportamento;
● Estudo dos modelos de comportamentos disruptivos; 
● Influência do ambiente nos aspectos biopsicossociais;
● Modelos mentais e decisórios;
● Ferramentas utilizadas na aferição dos comportamentos humanos; 
● Estudos de cases comparativos em pesquisas sensoriais.

▫️ ANÁLISE COGNITIVA E COMPORTAMENTAL
● Relação entre o estudo do comportamento humano e as contribuições da Neurociência; 
● Evolução da mente;
● Origem da consciência; 
● Razões biológicas dos comportamentos disruptivos;  
● Contribuições das Terapias Comportamentais;
● Análise funcional para a melhor compreensão acerca da função de um dado comportamento e posterior planejamento de possíveis intervenções que possam modificá-lo se necessário.

▫️ CULTURA: UMA CONSTRUÇÃO NEUROSSOCIAL  
● Neurociências;
● Influências sobre a estrutura do dispensa nervosa; 
● Aspectos cognitivos, comportamentais e sociais.

▫️ IDENTIDADE HUMANA
● Identidade; 
● Esquema corporal;
● Teoria da mente e da individualidade durante o desenvolvimento humano;
● Construção de gênero.

▫️ AMPLIAÇÃO DA INTELIGÊNCIA HUMANA COM A ARTIFICIAL
● Experimentos empíricos na psicologia cognitiva para o desenvolvimento de modelos de equações para simulação de redes neurais em silício;
● Neurociência computacional;
● Predição do comportamento e aprendizado humano.

▫️ FORMAÇÃO E MANUTENÇÃO DE GRUPOS SOCIAIS
● Circuitos neurais;
● Formação de grupos sociais;
● Desenvolvimento de relações sociais com foco neurocientífico.

▫️ RECOMPENSA E FUNÇÕES EXECUTIVAS
● Sistema de recompensa cerebral;
● Comportamento humano e vícios;
● Funções executivas;
● Avaliação e intervenção das funções executivas em crianças, adolescentes e adultos.

▫️ DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL
● Bases neurais do comportamento humano;
● Inteligência socioemocional.

▫️ INTERAÇÃO ENTRE EMOÇÃO E RAZÃO
● Neurociência da afetividade; 
● Relação entre mente e corpo; 
● Razão, emoções e sentimentos;
● Autopercepção. Bases neurofisiológicas das emoções; 
● Bases neurofisiológicas das relações entre cognição e emoção; 
● O sistema endócrino;
● Hormônios e a regulação do comportamento.

▫️ INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
● Importância da Inteligência emocional;
● Reconhecimento de sentimentos;
● Gestão das emoções;
● Empatia e protagonismo;
● Decisões planejadas com base em metas estabelecidas.

▫️ AVALIAÇÃO FINAL
 

As aulas são agendadas para os sábados, com intervalos quinzenais e organizadas conforme o cronograma que estará disponível no início do curso. Se necessário alterações, elas serão comunicadas previamente.
Horário das aulas: das 8h00 às 18h00. 
Almoço: das 12h00 às 13h00.
Intervalos: das 10h00 ás 10h20 e das 15h00 às 15h20.

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;
a) histórico escolar; 
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida; 
c) cópia da cédula de identidade; 
d) cópia do CPF.