Pós EAD em Comportamento humano e neurociência

Em um mundo cada vez mais multicultural é fundamental compreender os processos de aprendizagem social e emocional, entendendo suas bases teóricas e propondo atividades de intervenção.
O curso oferece uma visão abrangente sobre a evolução da consciência humana como um movimento contínuo. Com início nos organismos primitivos que precisavam coordenar os processos internos e ambientais (garantir a sobrevivência), passando pelas emoções primordiais e construção de grupos sociais em primatas, até o ser humano com a criação da subjetividade, cultura e ainda a inteligência artificial.
Deste modo, reconfigura as fronteiras entre distinções ontológicas reconhecidas como certas em relação à conhecimentos neurocientíficos e comportamentos humanos sociais e culturais.
Fornecer novas maneiras de compreender a consciência e a sociedade a partir da perspectiva neurocientífica.
Explorar as interfaces entre a subjetividade sociocultural e os conceitos neurocientíficos. Examinar como o cérebro medeia a interação social e a cognição.
Objetivo:
- Examinar como o cérebro medeia a interação social e a cognição;
- Neuroanatomia e neurofisiologia I e II;
- Desenvolvimento neuropsicomotor 1 e 2;
- Neuroplasticidade, memória e atenção;
- Evolução da mente e origem da consciência;
- Razões biológicas do comportamento disruptivo;
- Análise Cognitiva e Comportamental;
- Cultura: uma construção neurossocial;
- Identidade humana;
- Ampliação da inteligência humana com artificial;
- Formação e manutenção de grupos sociais;
- Recompensa e Funções Executivas;
- Desenvolvimento Socioemocional;
- Interação entre emoção e razão;
- Inteligência Emocional.
A quem se destina: Graduados em Todas as Áreas.
Carga horária: 360h
Duração: Aproximadamente 12 meses.
100% online, sem encontro presencial.
- 3 encontros mensais ao vivo, aos sábados das 8h às 18h (com intervalos);
- Material complementar de estudos (artigos científicos ou cases);
- Avaliação: Testes ou atividades propostas pelo professor;
- As aulas ficarão gravadas e disponíveis na plataforma do aluno.
MATRIZ CURRICULAR:
- DESENVOLVIMENTO HUMANO (Neuroanatomia e Neurofisiologia 1)
Relacionar os avanços na área de desenvolvimento do sistema nervoso, tanto no nível celular quanto com relação aos aspectos cognitivos com a prática educativa.. Evidenciar as características funcionais básicas do sistema nervoso. Conhecer a integração funcional entre sistema nervoso e outros sistemas. Conhecer as características funcionais do sistema nervoso voluntário e autônomo: Conhecer características fisiológicas dos componentes celulares. Conhecer com os avanços nos estudos sobre a comunicação sináptica e as implicações sobre processos cognitivos.
- DESENVOLVIMENTO HUMANO (Neuroanatomia e Neurofisiologia 2)
Relacionar os avanços na área de desenvolvimento do sistema nervoso, tanto no nível celular quanto com relação aos aspectos cognitivos com a pratica educativa. Conhecer a integração funcional entre sistema nervoso e outros sistemas. Conhecer as características funcionais dos processos emocionais e motores. Conhecer características fisiológicas dos componentes celulares. Conhecer com os avanços nos estudos sobre a comunicação sináptica e as implicações sobre processos cognitivos.
- DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR
Analisar a relação existente entre crescimento, maturação e desenvolvimento humano na sua multidimensionalidade. Relacionar conceitos de aprendizagem motora, controle motor e desenvolvimento motor. Sequenciar o desenvolvimento hierárquico de habilidades motoras. Conceituar capacidade, habilidade e potencialidade motora. Facilitar o entendimento do aluno com relação aos processos de crescimento e desenvolvimento, os fatores interferentes e os métodos de avaliação durante a infância e adolescência. Compreender a avaliação qualitativa do desenvolvimento da criança e sua interação ambiental. Reconhecer dificuldades de aprendizagem relacionadas à dificuldades psicomotoras.
- NEUROPLASTICIDADE, MEMÓRIA E ATENÇÃO
Conhecer o cérebro e seu funcionamento. Compreender de como o cérebro se desenvolve e de que forma isso muda a maneira de ensinar.
- EVOLUÇÃO DA MENTE E ORIGEM DA CONSCIÊNCIA
Discutir as semelhanças e diferenças do sistema nervoso de diferentes espécies. Analisar as bases biológicas da mente e da consciência humana. Apesentar os modelos animais como base de estudo do comportamento humano.
- RAZÕES BIOLÓGICAS DO COMPORTAMENTO DISRUPTIVO
Levar a compreensão dos principais aspectos biológicos que afetam as pessoas durante o processo de decisão. Visão cosmológica da biologia do comportamento. Estudo dos modelos de comportamentos disruptivos. Influência do ambiente nos aspectos biopsicossociais. Modelos mentais e decisórios. Ferramentas utilizadas na aferição dos comportamentos humanos. Estudos de cases comparativos em pesquisas sensoriais.
- ANÁLISE COGNITIVA E COMPORTAMENTAL
A disciplina tem como objetivo traçar um panorama acerca da relação entre o estudo do comportamento humano e as contribuições da Neurociência. Para tal, abordará três aspectos fundamentais: a evolução da mente e a origem da consciência; as razões biológicas dos comportamentos disruptivos; as contribuições das Terapias Comportamentais e a realização de uma análise funcional para a melhor compreensão acerca da função de um dado comportamento e posterior planejamento de possíveis intervenções que possam modificá-lo se necessário.
- CULTURA: UMA CONSTRUÇÃO NEUROSSOCIAL
Está disciplina outra discutir a interfaces entre e Neurociências, as influências sobre a estrutura do dispensa nervoso, impactos sobre aspectos cognitivos, comportamentais e sociais.
- IDENTIDADE HUMANA
Descrever os processos de identidade e esquema corporal. Identificar a formação da teoria da mente e da individualidade durante o desenvolvimento humano. Discutir os processos de construção de gênero.
- AMPLIAÇÃO DA INTELIGÊNCIA HUMANA COM ARTIFICIAL
Apresentar e aplicar o conhecimento adquirido através dos experimentos empíricos na psicologia cognitiva para o desenvolvimento de modelos de equações para simulação de redes neurais em silício. Compreender a definição de neurociência computacional e usar os modelos existentes para predição do comportamento e aprendizado humano.
- FORMAÇÃO E MANUTENÇÃO DE GRUPOS SOCIAIS
Analisa a relação entre circuitos neurais e formação de grupos sociais. Descrever os processos de desenvolvimento de relações sociais com foco neurocientífico.
- RECOMPENSA E FUNÇÕES EXECUTIVAS
Descrever o funcionamento do sistema de recompensa cerebral e sua relação com o comportamento humano e vícios. Relacionar recompensa com funções executivas, descrevendo possibilidades de avaliação e intervenção das funções executivas em crianças, adolescentes e adultos.
- DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL
Analisar as bases neurais do comportamento humano. Descrever o desenvolvimento da inteligência socioemocional.
- INTERAÇÃO ENTRE EMOÇÃO E RAZÃO
Neurociência da afetividade. Relação entre mente e corpo. Razão, emoções e sentimentos. Autopercepção. Bases neurofisiológicas das emoções. Bases neurofisiológicas das relações entre cognição e emoção. O sistema endócrino. Hormônios e a regulação do comportamento.
- INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
A disciplina amplia as possibilidades de compreender a importância da Inteligência emocional, reconhecendo os próprios sentimentos e realizando a gestão das emoções, exercitando a empatia e o protagonismo, a fim de tomar de decisões de maneira planejada e contemplando as metas estabelecidas
- AVALIAÇÃO FINAL
No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário ou cartão de crédito;
3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.