Pós EAD em Comportamento humano e neurociência

Foto do curso Comportamento Humano e Neurociência

Relacione o comportamento humano e as bases da neurociência com foco em reconhecer dificuldades de aprendizagem e tomar decisões planejadas para integrar processos psicomotores na prática educativa.

Com a Pós-Graduação EAD em Comportamento humano e neurociência, bacharéis de todas as áreas adquirem conhecimento prático e teórico para desenvolver inteligência emocional, habilidade altamente relevante para o mercado. Segundo a organização Sixseconds, o quociente emocional é duas vezes mais impacto no sucesso profissional do que o quociente de inteligência. Ou seja, administrar emoções, lidar com a pressão, trabalhar em equipe e se comunicar é tão importante quanto o conhecimento técnico.

Objetivos do curso:
▫️ Examinar como o cérebro medeia a interação social e a cognição;
▫️ Neuroanatomia e neurofisiologia I e II; 
▫️ Desenvolvimento neuropsicomotor I e II; 
▫️ Neuroplasticidade, memória e atenção;
▫️ Evolução da mente e origem da consciência;
▫️ Razões biológicas do comportamento disruptivo;
▫️ Análise Cognitiva e Comportamental;
▫️ Cultura: uma construção neurossocial;
▫️ Identidade humana;
▫️ Ampliação da inteligência humana com artificial; 
▫️ Formação e manutenção de grupos sociais;
▫️ Recompensa e Funções executivas;
▫️ Desenvolvimento Socioemocional; 
▫️ Interação entre emoção e razão;
▫️ Inteligência Emocional.

Público-alvo:
Educadores, antropólogos, biólogos, psicólogos, psicopedagogos, neuropsicopedagogos, sociólogos e graduados interessados no assunto.

Perfil do graduado:
Profissionais que desejam relacionar as pesquisas recentes em neurociência com os conhecimentos das ciências humanas.

Áreas de atuação do profissional:
▫️ Pesquisa;
▫️ Educação e ensino;
▫️ Aplicação teórica dos estudos.

Coordenação geral :
Profª. Drª. Ma. Renata Ribeiro Marinho - Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Mestra em Fonoaudiologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coração (1999),

Coordenadora de cursos de pós-graduação em cursos na área de Neurociências, Psicomotricidade e Ciências forenses. Professora desde 1999, ministra diversas disciplinas em pesquisa, neurociências, comunicação, anatomia, farmacologia e educação. 

 

- Credenciamento e-MEC


Carga Horária: 360h
Duração: Aproximadamente 12 meses.
Formato: 100% ao vivo

Todas os encontros são ao vivo e gravados. O conteúdo é disponibilizado no ambiente virtual, garantindo acesso contínuo para revisão ou acompanhamento de aulas perdidas. As avaliações são solicitadas pelos professores de acordo com as aulas.

MATRIZ CURRICULAR:

▫️ NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA I
● Relacionar os avanços na área de desenvolvimento do sistema nervoso, tanto no nível celular quanto com relação aos aspectos cognitivos com a prática educativa.
● Evidenciar as características funcionais básicas do sistema nervoso;
● Conhecer a integração funcional entre sistema nervoso e outros sistemas;
● Conhecer as características funcionais do sistema nervoso voluntário e autônomo:
● Conhecer características fisiológicas dos componentes celulares;
● Conhecer com os avanços nos estudos sobre a comunicação sináptica e as implicações sobre processos cognitivos.

▫️ NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA II
● Relacionar os avanços na área de desenvolvimento do sistema nervoso, tanto no nível celular quanto com relação aos aspectos cognitivos com a prática educativa.
● Conhecer a integração funcional entre sistema nervoso e outros sistemas;
● Conhecer as características funcionais dos processos emocionais e motores:
● Conhecer características fisiológicas dos componentes celulares;
● Conhecer com os avanços nos estudos sobre a comunicação sináptica e as implicações sobre processos cognitivos.

▫️ DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR
● Analisar a relação existente entre crescimento, maturação e desenvolvimento humano na sua multidimensionalidade. 
● Relacionar conceitos de aprendizagem motora, controle motor e desenvolvimento motor. 
● Sequenciar o desenvolvimento hierárquico de habilidades motoras. 
● Conceituar capacidade, habilidade e potencialidade motora. 
● Facilitar o entendimento do aluno com relação aos processos de crescimento e desenvolvimento, os fatores interferentes e os métodos de avaliação durante a infância e adolescência.
● Compreender a avaliação qualitativa do desenvolvimento da criança e sua interação ambiental.
● Reconhecer dificuldades de aprendizagem relacionadas à dificuldades psicomotoras.

▫️ NEUROPLASTICIDADE, MEMÓRIA E ATENÇÃO 
Conhecer o cérebro e seu funcionamento. Compreender de como o cérebro se desenvolve e de que forma isso muda a maneira de ensinar.

▫️ EVOLUÇÃO DA MENTE E ORIGEM DA CONSCIÊNCIA
Discutir as semelhanças e diferenças do sistema nervoso de diferentes espécies.  Analisar as bases biológicas da mente e da consciência humana. Apesentar os modelos animais como base de estudo do comportamento humano.

▫️ RAZÕES BIOLÓGICAS DO COMPORTAMENTO DISRUPTIVO 
Levar a compreensão dos principais aspectos biológicos que afetam as pessoas durante o processo de decisão. Visão cosmológica da biologia do comportamento. Estudo dos modelos de comportamentos disruptivos.  Influência do ambiente nos aspectos biopsicossociais. Modelos mentais e decisórios. Ferramentas utilizadas na aferição dos comportamentos humanos. Estudos de cases comparativos em pesquisas sensoriais.

▫️ ANÁLISE COGNITIVA E COMPORTAMENTAL
A disciplina tem como objetivo traçar um panorama acerca da relação entre o estudo do comportamento humano e as contribuições da Neurociência. Para tal, abordará três aspectos fundamentais: a evolução da mente e a origem da consciência; as razões biológicas dos comportamentos disruptivos; as contribuições das Terapias Comportamentais e a realização de uma análise funcional para a melhor compreensão acerca da função de um dado comportamento e posterior planejamento de possíveis intervenções que possam modificá-lo se necessário.

▫️ CULTURA: UMA CONSTRUÇÃO NEUROSSOCIAL  
Está disciplina outra discutir a interfaces entre e Neurociências, as influências sobre a estrutura do dispensa nervosa, impactos sobre aspectos cognitivos, comportamentais e sociais.

▫️ IDENTIDADE HUMANA
● Descrever os processos de identidade e esquema corporal.
● Identificar a formação da teoria da mente e da individualidade durante o desenvolvimento humano. 
● Discutir os processos de construção de gênero.

▫️ AMPLIAÇÃO DA INTELIGÊNCIA HUMANA COM A ARTIFICIAL
Apresentar e aplicar o conhecimento adquirido através dos experimentos empíricos na psicologia cognitiva para o desenvolvimento de modelos de equações para simulação de redes neurais em silício. Compreender a definição de neurociência computacional e usar os modelos existentes para predição do comportamento e aprendizado humano.

▫️ FORMAÇÃO E MANUTENÇÃO DE GRUPOS SOCIAIS
● Analisar a relação entre circuitos neurais e formação de grupos sociais.
● Descrever os processos de desenvolvimento de relações sociais com foco neurocientífico.

▫️ RECOMPENSA E FUNÇÕES EXECUTIVAS
● Descrever o funcionamento do sistema de recompensa cerebral e sua relação com o comportamento humano e vícios. 
● Relacionar recompensa com funções executivas, descrevendo possibilidades de avaliação e intervenção das funções executivas em crianças, adolescentes e adultos.

▫️ DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL
● Analisar as bases neurais do comportamento humano.
● Descrever o desenvolvimento da inteligência socioemocional.

▫️ INTERAÇÃO ENTRE EMOÇÃO E RAZÃO
Neurociência da afetividade. Relação entre mente e corpo. Razão, emoções e sentimentos. Autopercepção. Bases neurofisiológicas das emoções. Bases neurofisiológicas das relações entre cognição e emoção. O sistema endócrino. Hormônios e a regulação do comportamento.

▫️ INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
A disciplina amplia as possibilidades de compreender a importância da Inteligência emocional, reconhecendo os próprios sentimentos e realizando a gestão das emoções, exercitando a empatia e o protagonismo, a fim de tomar de decisões de maneira planejada e contemplando as metas estabelecidas.

▫️ AVALIAÇÃO FINAL
 

As aulas síncronas são agendadas para os sábados, com intervalos quinzenais e organizadas conforme o cronograma que estará disponível no início do curso. Se necessário alterações, elas serão comunicadas previamente.

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;
a) histórico escolar; 
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida; 
c) cópia da cédula de identidade; 
d) cópia do CPF.