Pós EAD em Educação corporativa

Foto do curso Educação Corporativa

O século XXI está marcado por profundas mudanças nas relações sociais, políticas e econômicas. Nesse processo, a educação é mencionada, essencial para que os países emergentes alcancem o desenvolvimento sustentável, o que propicia a formação de aspectos socioeconômicos vitais para o embate contra o que aflige essas sociedades. Neste contexto, a formação do time de colaboradores de uma empresa pode ser valorizada com as principais metodologias educacionais de desenvolvimento de competências e de avaliação do desempenho.

Por isso, o curso de Especialização em Educação Corporativa foi estruturado para capacitar gestores e líderes de equipes que atuam na área de treinamento e desenvolvimento das empresas. Para tal, foi estruturado com temas de pedagogia da aprendizagem, do desenvolvimento e com metodologias que facilitam o processo de ensino-aprendizagem.

 O Mercado está cada vez mais competitivo e, por conta disso, times bem treinados e alinhados com a proposta da empresa contribuem para o sucesso da operação. Por este motivo, o curso de especialização aqui proposto irá colaborar de forma decisiva para a formação dos alunos que trabalham na área de desenvolvimento e treinamento das empresas.

Objetivos: 

-  Promover a capacitação de profissionais que atuam na área de treinamento e desenvolvimento das empresas e que, em função da sua formação inicial, não tiveram acesso nos seus cursos de graduação à formação específica nos conteúdos pedagógicos. Para tal, foram elaborados os seguintes objetivos específicos:

- Fornecer conhecimentos técnicos nos temas de aprendizagem e avaliação para os alunos;

-  Capacitar os alunos nas principais metodologias de aprendizagem;- 

-  Contribuir para que os profissionais da área de treinamento e desenvolvimento conheçam as principais metodologias ativas.

 

A quem se destina: Graduados em Educação, Psicologia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Gestores de Recursos Humanos, Administração e demais profissionais graduados que buscam novas formas de gestão na área de recursos humanos para torná-las estratégicas e eficazes, bem como, profissionais interessados no estudo do potencial de Inteligência.


Carga horária: 380h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

Um tema de suma relevância para aspectos ligados ao cenário organizacional está ligado à gestão das pessoas, desde o seu desenvolvimento as suas relações, com isso essa disciplina visa aprofundar o entendimento de como surgem os comportamentos organizacionais e quais são os impactos e relevância para as empresas. Através de conceitos e ferramentas o aluno poderá desfrutar de reflexões e conhecimentos práticos, para melhor gerir o capital humano dentro das organizações, contribuindo assim para uma maior produtividade.

DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

Competências; Recrutamento e Seleção; Avaliação de Desempenho; Educação Corporativa e Desenvolvimento de Pessoas.

DINÂMICA DE GRUPOS E PROGRAMA DE DESENVOVIMENTO INDIVIDUAL

Cada vez mais o mundo corporativo utiliza métodos de avaliação em grupo, sendo uma forma de agilizar os processos e desenvolver suas equipes. A dinâmica de grupo é uma ferramenta muito empregada nas empresas seja no momento da contratação seja em treinamentos. O enfoque que será dado nesta disciplina ampliará a visão das pessoas, pois trata a ferramenta também como uma grande aliada na formação e no desenvolvimento de pessoas. Proporcionar o entendimento da importância do Plano de Desenvolvimento Individual do colaborador e o seu impacto nos resultados da organização e em sua carreira.

INTRODUÇÃO À NEUROCIÊNCIA                                                       

Fundamentos das Neurociências. Introdução aos conceitos básicos de neuroanatomia, neurofisiologia, neuroquímica e neuropsicologia. Apresentação de modelos que auxiliem na compreensão de mecanismos importantes. Apresentar os fundamentos das neurociências bem como a plasticidade neural no processo de ensino aprendizagem da criança e do adolescente. Apresentar a estrutura orgânica do cérebro após o estímulo aplicado pelo professor/responsável e os resultados desenvolvidos a partir de suas potencialidades.

EDUCAÇÃO COGNITIVA NA CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM I

Neurociência. As neurociências cognitivas e a disposição do sistema nervoso.Organização macroscópica: subdivisões anatômicas e funcionais do sistema nervoso. O sistema nervoso periférico e o funcionamento do cérebro no processo de aprendizagem.

EDUCAÇÃO COGNITIVA NA CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM II

Método cognitivo na educação. O cérebro e a aprendizagem durante a vida.As diferentes formas de aprendizagem e a capacidade do cérebro.

ANÁLISE DO POTENCIAL DE APRENDIZAGEM

Análise e transformação do ato mental.Funções cognitivas e operações mentais . Funções cognitivas deficientes.Mapa cognitivo e análise do potencial cognitivo.

METODOLOGIAS ATIVAS E GESTÃO DA AVALIAÇÃO

Educação na era digital; Customização da Educação; Ferramentas de Tecnologia: Phet.com e outros jogos e simuladores interativos; Kahoot; Ferramentas de Tecnologia: Quizizz; Thinglink; Playposit; Seppo; EDpuzzle; Google Education; Ferramentas de Tecnologia: Trabalhando com Jogos e Simuladores Interativos ou Não interativos; Edmodo; Ferramentas de Tecnologias: Poll, Everywhere, Prezi; Sway; O processo de avaliação educacional.

NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Educação na era digital; Customização da Educação; Ferramentas de Tecnologia: Phet.com e outros jogos e simuladores interativos; Kahoot; Ferramentas de Tecnologia: Quizizz; Thinglink; Playposit; Seppo; EDpuzzle; Google Education; Ferramentas de Tecnologia: Trabalhando com Jogos e Simuladores Interativos ou Não interativos; Edmodo; Ferramentas de Tecnologias: Poll, Everywhere, Prezi; Sway

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.