Pós em Enfermagem Clínico e Cirúrgica


A pós-graduação EAD em Enfermagem Clínica e Cirúrgica, oferece oportunidades para que o profissional enfermeiro tem acessibilidade aos avanços tecnológicos e científicos do conhecimento, dentro do contexto da área da saúde. Onde o constante crescimento que vem ocorrendo na área de diagnósticos e tratamentos, reforça a necessidade de profissionais capacitados. Também corrobora, para que os enfermeiros estejam preparados a prestarem uma assistência qualificada em saúde, com atuação nas áreas da internação do adulto com um foco em Cardiologia, Oncologia, Geriatria, Transplante, Ortopedia ou Neurologia. O curso tem como propósito principal formar enfermeiro com conhecimento científico necessário, pautados no raciocínio crítico-reflexivo pautados na ética profissional na área clínica cirúrgica.

O enfermeiro que trabalha em clínica médica e/ou cirúrgica desempenha funções que têm como objetivo recuperar os pacientes para que obtenham o melhor estado de saúde física, mental e emocional possível, e preservar o sentimento de bem-estar espiritual e social dos mesmos, sempre estimulando e capacitando-os para o autocuidado, juntamente com sua rede de apoio, prevenindo doenças e danos, visando à recuperação dentro do menor tempo possível ou proporcionar apoio e conforto aos pacientes em processo de morrer e aos seus familiares, respeitando as suas crenças e valores. Visando atender a esta demanda, o curso de enfermagem clínico cirúrgica, prepara o aluno para ser um profissional de alta qualidade e bem capacitado para situações diversas.

 

Objetivos:

No que tange o objetivo do curso de Especialização em Enfermagem Clínica e Cirúrgica, este visa capacitar enfermeiros a prestarem assistência sistematizada integral a pacientes adultos e idosos, com afecções agudas e crônicas e que estejam hospitalizados em unidades de internação clínica e cirúrgica, e assim, oferecer subsídios para conhecimentos técnico-científico, no propósito de desenvolvimento das habilidades e competências gerenciais e assistenciais, no intuito de que os profissionais consigam melhores oportunidades para inserção no mercado de trabalho, além de:

- Aprimorar o conhecimento na área de enfermagem clínica e cirúrgica;

- Proporcionar ao aluno uma atuação interdisciplinar de alta qualidade e segurança;

- Capacitar o aluno a desempenhar suas habilidades e desenvolver raciocínio crítico enfatizando o processo assistencial e humanístico baseado em evidências;

- Compreender as novas tecnologias em diagnóstico e tratamento;

- Aplicar na prática, diversas intervenções de enfermagem a partir da abordagem de sistemas.

 

A quem se destina: Profissionais com nível superior em Enfermagem.

 

Clique aqui e baixe o resumo completo do curso

Carga horária: 380h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Fomentar as ações de prevenção e controle de doenças transmissíveis, estando atendo quanto aos de fatores de risco para a predisposição das doenças crônicas não transmissíveis, dentro do contexto socioeconômico e cultural, da saúde do trabalhador e dos pacientes envolvidos no cenário do cuidados, com foco nos indicadores de saúde, e conhecer as práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças.

- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

Proporcionar aos profissionais de enfermagem uma visão ampla para o gerenciamento na gestão de pessoas, que envolvem ações de recrutamento, seleção, capacitação, e desenvolvimento com visão de valorização e qualificação da equipe multidisciplinar, também ter conhecimento dos conceitos do processo gerenciamento dos serviços em Enfermagem.

- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

Tem o objetivo de conhecer o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) e sua articulação com a saúde Suplementar; de correlacionar as bases biológicas da saúde com as bases sociais, numa visão integral do indivíduo em família e coletividades; e de despertar compreensão sobre a relevância do trabalho em equipe e da articulação em redes de atenção à saúde.

- TECNOLOGIA EM SAÚDE

Aprimorar o conhecimento com foco nos avanços tecnológicos, envolvendo o manejo dos equipamentos, manutenção preventiva, possibilitando a implementação de estratégias contínuas de capacitação para lidar com os avanços e aprimoramentos neste contexto, com foco na qualidade da assistência, o uso das tecnologias na enfermagem em UTI, e o manejo para resolutividade dos potenciais problemas., e agir no cuidado do cliente.

- BASES DA AVALIAÇÃO CLÍNICA

Análise técnico-cientifica no contexto biopsicossocial para avaliação clínica qualificada, com objetivo de acompanhar as alterações no processo de saúde-doença em todo o ciclo vital, enfatizar os instrumentos que deverão ser utilizados para um melhor exame físico, e conduta a ser adotada frente as alterações clínicas. A importância da semiologia para o desenvolvimento do processo assistencial. Exame Físico: Técnicas Básicas de Exame, Somatoscopia. Exame Físico dos diferentes sistemas.

- PRINCÍPIOS FARMACOLÓGICOS APLICADOS À ENFERMAGEM CLÍNICA E CIRÚRGICA

Profissionais de enfermagem estuda as drogas e suas interações com o organismo humano, e seus sistemas biológicos. Tratando da farmacocinética e farmacodinâmica das drogas de modo geral. Neurotransmissão periférica e central. Abordagem farmacológica de pacientes especiais: idosos, gestantes, neonatos, cardiopatas, nefropatas e hepatopatas. Abordagem sobre o uso racional de medicamentos.

- AVALIAÇÃO BIOQUÍMICA EHEMATOLÓGICA NOS DESEQUILÍBRIOS MULTISSISTÊMICOS

Fomentar o conhecimento técnico científico dos principais desequilíbrios multissitêmicos, com uma abordagem mais ampla, para preparo dos pacientes no processo de coleta de exames bioquímicos, bem como o conhecimento da técnica a ser seguida durante a coleta, fazendo uma correlação com a condição clínica. Ter o conhecimento para interpretação e análise dos exames bioquímicos hematológicos, sendo estes: parasitologia, culturas, sorologia, dosagens eletrolíticas, provas das funções renal e hepática, gasometria, lavados brônquicos, dentre outros que se julgarem necessários, de acordo com a condição clínica de cada paciente.

- ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM CLÍNICA MÉDICA E CIRÚRGICA

Análise das condições de vida e saúde do adulto e idoso com relação aos aspectos biopsicossociais e epidemiológicos. Metodologia da assistência de enfermagem aplicada ao adulto e ao idoso portador de doenças crônico-degenerativas em tratamento clínico no ambiente hospitalar. Nutrição enteral e parenteral. Atuação de enfermagem em procedimentos e métodos diagnósticos. Visão organizacional e administrativa das Unidades de Centro Cirúrgico, Sala de Recuperação Pós-anestésica e Clínica Cirúrgica. Revisão fisiopatológica das principais afecções cirúrgicas. Planejamento da Assistência de Enfermagem ao paciente cirúrgico no seu perioperatório.

- SISTEMATIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

Aprimorara a gestão do cuidado de enfermagem com foco na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), para assim garantir uma assistência qualificada e de forma prioritária ao paciente, de acordo com as etapas propostas no processo, fortalecendo a tomada de decisão e julgamento clínico pelo enfermeiro, com a delegação dos objetos do cuidado contextualizado com o ambiente cultural do cuidado prestado, e a aplicabilidade da SAE/ Processo de Enfermagem na prática clínica. Estimular a capacidade de reflexão e a busca de conhecimentos teórico-práticos que possibilitem a identificação de problemas de enfermagem, o planejamento e o desenvolvimento da assistência de enfermagem junto a indivíduos assistidos pela Atenção Básica/Saúde da Família e ciclos de vida

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Credenciamento e-MEC: https://bit.ly/2Q0IS1i

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.

14/12/2021 - (data prevista para início do curso)
Ver investimento INSCREVA-SE