Pós EAD em Enfermagem em acesso vascular e terapia infusional

Foto do curso Enfermagem em Acesso Vascular e Terapia Infusional

ESPECIALIZE-SE COM QUEM É REFERÊNCIA NO ENSINO EM ENFERMAGEM.

A proposta desta especialização é desenvolver o raciocínio clínico do enfermeiro na escolha do melhor dispositivo e vias de acessos vasculares, garantindo que os pacientes recebam toda a terapia prescrita com qualidade, segurança e prevenindo eventos, principalmente em relação à infecção da corrente sanguínea. Esse será o diferencial alcançado pelos enfermeiros formados por esse curso.

- Aulas 100% online, estude onde e quando quiser;

- Professores de referência no mercado

- Certificado de 380horas.

OBJETIVOS

Ao fim do curso, o aluno terá recebido informações para:

- Conhecer a indicação, técnicas de Inserção, correta manutenção, retirada e manejo de complicações relacionados aos dispositivos vasculares

- Descrever protocolo para indicação, inserção, manutenção, retirada e manejo de complicações relacionadas aos dispositivos vasculares

- Praticar inserções de cateter PICC e obter certificado de validação da competência técnica de inserção de acessos vasculares

- Identificar e manusear toda a tecnologia disponível para acessos vasculares

- Contribuir em projetos institucionais de redução da infecção da corrente sanguínea.

MATÉRIAS

- TECNOLOGIAS EM SAÚDE

- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

- LEGISLAÇÃO, ANATOMIA E FISIOLOGIA VASCULAR

- FISIOPATOLOGIA NO CONTEXTO DA TERAPIA INFUSIONAL

- FARMACOLOGIA E FARMACOVIGILÂNCIA NO CONTEXTO DE TERAPIA INFUSIONAL

- INSERÇÃO, IMPLANTAÇÃO, MANUTENÇÃO DE DISPOSITIVOS, EXAMES DE APOIO DIAGNÓSTICOS E RECURSOS TECNOLÓGICOS EM TERAPIA INFUSIONAL

- SUPORTE ENTERAL / PARENTERAL E RASTREABILIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE NA TERAPIA INFUSIONAL

- SUPORTE AVANÇADO EM COMPLICAÇÕES DECORRENTES DE IMPLANTAÇÃO DE DISPOSITIVOS E TERAPIA INFUSIONAL

- AVALIAÇÃO FINAL

PARA QUEM É ESSA PÓS-GRADUAÇÃO?

O curso de Pós-Graduação tem como pré-requisito Diploma de ensino superior (Graduação) reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado quando emitido em instituições de ensino estrangeiras, na forma da regulação federal.

Essa Pós-graduação se destina a:

- Enfermeiros.

MERCADO DE TRABALHO

A remuneração do enfermeiro pode crescer conforme seu tempo de experiência e cursos de qualificação, como especializações, mestrado e doutorado. Algumas áreas de atuação exigem um diploma de especialização.

A média salarial para Enfermeiro do SUS é de R$ 4.815,00.

VANTAGENS

A pós-graduação EAD em Enfermagem em Acesso Vascular e Terapia Infusional traz para seu egresso o diferencial de conhecer as mais diversas tecnologias de acesso vascular, atuação em emergências e urgência e segurança do paciente.

Além das disciplinas específicas de atendimento ao paciente, também oferecemos na grade do curso matérias de gestão, regulamentação e políticas públicas de saúde e gestão da qualidade.

Por ser 100% EAD, os materiais podem ser acessados a qualquer hora do dia e as aulas ficam disponíveis para serem consultadas durante todo o curso!

- Provas online

- Horário flexível

- Aulas online acessíveis 24 horas e com disponibilidade para download

- Atendimento Online, contato direto com a coordenação do curso e tutores das disciplinas.

COORDENAÇÃO

Prof. Dra. Euni de Oliveira Cavalcanti

Enfermeira, Graduada em enfermagem pela Universidade Católica de Brasília (2012). Docente no curso de Enfermagem do Centro Universitário Euro Americano - Unieuro. Atua como professora no curso preparatório para concursos e residência multiprofissional nas áreas de Saúde do Adulto, Situações Críticas, Urgência e Emergência, Doenças Infectocontagiosas, Normas e Leis Código de ética de Enfermagem (2018). Técnica em Enfermagem pelo Colégio Batista de Barreiras (2006).

Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade de Brasília (UNB), Faculdade de Ciências da Saúde - Campus Darcy Ribeiro. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade de Brasília (UNB), Faculdade de Ciências da Saúde - Campus Darcy Ribeiro (2018). Especialista em Terapia Intensiva pelo Programa de Residência Multiprofissional da Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal (SES- DF), no Hospital Regional de Taguatinga, na área de Enfermagem em Terapia Intensiva (2015).


Carga Horária: 380h

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR:

- TECNOLOGIAS EM SAÚDE

Tecnologia Em Saúde; Tecnologia Para Produzir Mudanças nas Práticas de Saúde

- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

Introdução à Teoria da Administração; Eras Organizacionais; Descrevendo e Analisando Cargos em um Hospital

- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

Conceito de Saúde-Doença; Determinantes Sociais de Saúde; Histórico e Organização da Saúde Pública; Modelos de Atenção à Saúde; Sistema Único de Saúde; Redes de Atenção à Saúde; Saúde Suplementar (Ss); Vínculos e Trabalho em Equipe; Humanização em Saúde; Adesão ao Tratamento de Saúde; Liderança, Comunicação e Cor responsabilização na Atuação em Saúde.

- LEGISLAÇÃO, ANATOMIA E FISIOLOGIA VASCULAR

Abordagem da anatomia e fisiologia do sistema circulatório; Anamnese e exame físico do sistema vascular; Legislação de enfermagem; pensamento crítico baseado em evidências.

- FISIOPATOLOGIA NO CONTEXTO DA TERAPIA INFUSIONAL

Abordagem das complicações da Terapia Intravenosa; Tromboembolismo Venoso (TEV); Complicações ocasionadas por transfusões sanguíneas; Infecções Relacionadas a Terapia intravenosa.

- FARMACOLOGIA E FARMACOVIGILÂNCIA NO CONTEXTO DE TERAPIA INFUSIONAL

Abordagem Farmacologia conceitos gerais; Prevenção de complicações causadas por medicações; Ações de Enfermagem na Administração de Medicamentos.

- INSERÇÃO, IMPLANTAÇÃO, MANUTENÇÃO DE DISPOSITIVOS, EXAMES DE APOIO DIAGNÓSTICOS E RECURSOS TECNOLÓGICOS EM TERAPIA INFUSIONAL

Abordagem dos tipos de dispositivos venosos periféricos e centrais; protocolos e Curativos em dispositivos venosos; Recursos tecnológicos

- SUPORTE ENTERAL / PARENTERAL E RASTREABILIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE NA TERAPIA INFUSIONAL

Abordagem dos conceitos, legislação e indicação da terapia nutricional enteral e parenteral; Atuação da enfermagem na terapia nutricional enteral e parenteral, com ênfase na segurança da terapia infundida.

- SUPORTE AVANÇADO EM COMPLICAÇÕES DECORRENTES DE IMPLANTAÇÃO DE DISPOSITIVOS E TERAPIA INFUSIONAL

Abordagem da terapia infusional nas seguintes alterações sistêmicas: Tromboembolismo venoso (TEV) e Embolia Pulmonar (EV); Mecanismos de Choque e ações de Enfermagem; Distúrbios Hidroeletrolíticos e as Intervenções de Enfermagem; Parada cardiorrespiratória.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.