Pós EAD em Enfermagem em acesso vascular e terapia infusional

Foto do curso Enfermagem em Acesso Vascular e Terapia Infusional

O curso de Especialização em Acesso Vascular e Terapia Infusional é um excelente investimento para os profissionais Enfermeiros, lembrando que  Acesso Vascular e Terapia Infusional faz parte da pratica diária dos profissionais Enfermeiros que trabalham em clínicas e hospitais, o conhecimento e atualização nesta área, permite ao Enfermeiro aprimorar e desenvolver práticas que os tonam profissionais voltados para prevenção de infecções relacionadas a assistência em saúde, trazendo indicadores positivos, que aumentam a qualidade da Assistência de Enfermagem, sendo aliado à Gestão da Qualidade e prevenção de fatores de Riscos.

 

Objetivos do curso:

- Formar Profissionais voltados para desenvolver e implementar a indicação, técnicas de Inserção, correta manutenção, retirada e manejo de complicações relacionados aos dispositivos vasculares;

- Propor a revisão, e aprimoramento no que tange a anatomia e fisiologia do Vascular

- Conhecer as Fisiopatologias que acometem o sistema varcular;

- Conhecer sobre a Farmacologia e farmacovigilância no contexto de terapia infusional;

- Capacitar enfermeiros a fim de dominar as técnicas de Inserção, implantação, manutenção de dispositivos, exames de apoio diagnósticos e recursos tecnológicos em terapia infusional;

- Dominar suporte enteral / parenteral e rastreabilidade e segurança do paciente na terapia infusional;

- Atuar na assistência de Enfermagem em Suporte avançado em complicações decorrentes de implantação de dispositivos e terapia infusional;

 

Público alvo: Graduados em Enfermagem.


Carga Horária: 380h

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- TECNOLOGIAS EM SAÚDE

Tecnologia Em Saúde; Tecnologia Para Produzir Mudanças nas Práticas de Saúde

- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

Introdução à Teoria da Administração; Eras Organizacionais; Descrevendo e Analisando Cargos em um Hospital

- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

Conceito de Saúde-Doença; Determinantes Sociais de Saúde; Histórico e Organização da Saúde Pública; Modelos de Atenção à Saúde; Sistema Único de Saúde; Redes de Atenção à Saúde; Saúde Suplementar (Ss); Vínculos e Trabalho em Equipe; Humanização em Saúde; Adesão ao Tratamento de Saúde; Liderança, Comunicação e Cor responsabilização na Atuação em Saúde.

- LEGISLAÇÃO, ANATOMIA E FISIOLOGIA VASCULAR

Abordagem da anatomia e fisiologia do sistema circulatório; Anamnese e exame físico do sistema vascular; Legislação de enfermagem; pensamento crítico baseado em evidências.

- FISIOPATOLOGIA NO CONTEXTO DA TERAPIA INFUSIONAL

Abordagem das complicações da Terapia Intravenosa; Tromboembolismo Venoso (TEV); Complicações ocasionadas por transfusões sanguíneas; Infecções Relacionadas a Terapia intravenosa.

- FARMACOLOGIA E FARMACOVIGILÂNCIA NO CONTEXTO DE TERAPIA INFUSIONAL

Abordagem Farmacologia conceitos gerais; Prevenção de complicações causadas por medicações; Ações de Enfermagem na Administração de Medicamentos.

- INSERÇÃO, IMPLANTAÇÃO, MANUTENÇÃO DE DISPOSITIVOS, EXAMES DE APOIO DIAGNÓSTICOS E RECURSOS TECNOLÓGICOS EM TERAPIA INFUSIONAL

Abordagem dos tipos de dispositivos venosos periféricos e centrais; protocolos e Curativos em dispositivos venosos; Recursos tecnológicos

- SUPORTE ENTERAL / PARENTERAL E RASTREABILIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE NA TERAPIA INFUSIONAL

Abordagem dos conceitos, legislação e indicação da terapia nutricional enteral e parenteral; Atuação da enfermagem na terapia nutricional enteral e parenteral, com ênfase na segurança da terapia infundida.

- SUPORTE AVANÇADO EM COMPLICAÇÕES DECORRENTES DE IMPLANTAÇÃO DE DISPOSITIVOS E TERAPIA INFUSIONAL

Abordagem da terapia infusional nas seguintes alterações sistêmicas: Tromboembolismo venoso (TEV) e Embolia Pulmonar (EV); Mecanismos de Choque e ações de Enfermagem; Distúrbios Hidroeletrolíticos e as Intervenções de Enfermagem; Parada cardiorrespiratória.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.