Pós EAD em Enfermagem em captação, doação e transplante de órgãos e tecidos

Foto do curso Enfermagem em Captação, Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

ESPECIALIZE-SE COM QUEM É REFERÊNCIA NO ENSINO EM ENFERMAGEM.

O transplante de órgãos evidencia a escalada evolutiva da ciência contemporânea na promoção da sobrevida de pacientes crônicos e terminais, nos quais o tratamento convencional já não é mais eficaz.

Mediante a necessidade de atendimento de qualidade ao paciente doador e receptor de órgãos, bem como seus familiares, e com a fadiga dos serviços de saúde, há uma urgência em potencializar as ações científicas na área de Transplantes, envolvendo mais capacitações e pesquisas, voltadas para o campo de enfermagem. Nesse sentido, a Especialização de Enfermagem em captação, doação e transplante de órgãos e tecidos foi criada para fomentar a formação de profissionais capacitados, bem como qualificar os profissionais interessados em assuntos relacionados, às Políticas de Públicas e aos Programas de qualificação profissional e de transplantes.

Este curso prepara profissionais para cuidar do paciente com presteza e eficiência, reduzindo os riscos e falhas humanas e possibilitando a sua sobrevivência e vida plena.

- Aulas 100% online, estude onde e quando quiser;

- Professores de referência no mercado

- Certificado de 380horas.

OBJETIVOS

Ao fim do curso, o aluno terá recebido informações para:

-Expandir produção do conhecimento básico e aplicado, qualificando enfermeiros da área hospitalar - Apresentar as principais Tecnologias em Saúde aplicadas à Enfermagem em captação, doação e transplante de órgãos e tecidos;

- Descrever a Política Pública de Transplantes, bem como seus principais programas e ações na Saúde Pública;

- Demonstrar Didática e Metodologia de Cursos Superiores que serão aplicados à Enfermagem em captação, doação e transplante de órgãos e tecidos;

- Detalhar a Organização do Sistema Nacional de Transplante e Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante;

- Descrever o Processo de doação de órgãos e transplante;

- Apresentar Morte encefálica: captação e manutenção do potencial e doador de órgãos;

- Explicar a Manutenção do Potencial Doador e aplicação do Processo de Enfermagem;

- Detalhar a Entrevista familiar para doação de órgãos e tecidos, bioética e legislações;

- Descrever a Logística de captação de múltiplos órgãos, e qualidade nos processos de captação e transplante.

MATÉRIAS

- TECNOLOGIAS EM SAÚDE

- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

- MORTE ENCEFÁLICA: CAPTAÇÃO E MANUTENÇÃO DO POTENCIAL E DOADOR DE ÓRGÃOS

- ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE TRANSPLANTE E COMISSÃO INTRA-HOSPITALAR DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTE

- PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TRANSPLANTE

- ENTREVISTA FAMILIAR PARA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS, BIOÉTICA E LEGISLAÇÕES

- MANUTENÇÃO DO POTENCIAL DOADOR E APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM

- LOGÍSTICA DE CAPTAÇÃO DE MÚLTIPLOS ÓRGÃOS, E QUALIDADE NOS PROCESSOS DE CAPTAÇÃO E TRANSPLANTE

- AVALIAÇÃO FINAL

PARA QUEM É ESSA PÓS-GRADUAÇÃO?

O curso de Pós-Graduação tem como pré-requisito Diploma de ensino superior (Graduação) reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado quando emitido em instituições de ensino estrangeiras, na forma da regulação federal.

Essa Pós-graduação se destina a:

- Enfermeiros.

MERCADO DE TRABALHO

A remuneração do enfermeiro pode crescer conforme seu tempo de experiência e cursos de qualificação, como especializações, mestrado e doutorado. Algumas áreas de atuação exigem um diploma de especialização.

A média salarial para Enfermeiro do SUS é de R$ 4.815,00.

VANTAGENS

A Pós EAD em Enfermagem em captação, doação e transplante de órgãos e tecidos traz para seu egresso o diferencial de conhecer as mais diversas tecnologias de logística, captação e transplante de órgãos.

Além das disciplinas específicas de atendimento ao paciente, também oferecemos na grade do curso matérias de gestão, regulamentação, bioética e políticas públicas de saúde e gestão da qualidade.

Por ser 100% EAD, os materiais podem ser acessados a qualquer hora do dia e as aulas ficam disponíveis para serem consultadas durante todo o curso!

- Provas online

- Horário flexível

- Aulas online acessíveis 24 horas e com disponibilidade para download

- Atendimento Online, contato direto com a coordenação do curso e tutores das disciplinas.

COORDENAÇÃO

Prof. Dra. Euni de Oliveira Cavalcanti

Enfermeira, Graduada em enfermagem pela Universidade Católica de Brasília (2012). Docente no curso de Enfermagem do Centro Universitário Euro Americano - Unieuro. Atua como professora no curso preparatório para concursos e residência multiprofissional nas áreas de Saúde do Adulto, Situações Críticas, Urgência e Emergência, Doenças Infectocontagiosas, Normas e Leis Código de ética de Enfermagem (2018). Técnica em Enfermagem pelo Colégio Batista de Barreiras (2006).

Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade de Brasília (UNB), Faculdade de Ciências da Saúde - Campus Darcy Ribeiro. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade de Brasília (UNB), Faculdade de Ciências da Saúde - Campus Darcy Ribeiro (2018). Especialista em Terapia Intensiva pelo Programa de Residência Multiprofissional da Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal (SES- DF), no Hospital Regional de Taguatinga, na área de Enfermagem em Terapia Intensiva (2015).


Carga Horária: 380h

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR

- TECNOLOGIAS EM SAÚDE

Tecnologia Em Saúde; Tecnologia Para Produzir Mudanças nas Práticas de Saúde

- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

Introdução à Teoria da Administração; Eras Organizacionais; Descrevendo e Analisando Cargos em um Hospital

- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

Conceito de Saúde-Doença; Determinantes Sociais de Saúde; Histórico e Organização da Saúde Pública; Modelos de Atenção à Saúde; Sistema Único de Saúde; Redes de Atenção à Saúde; Saúde Suplementar (Ss); Vínculos e Trabalho em Equipe; Humanização em Saúde; Adesão ao Tratamento de Saúde; Liderança, Comunicação e Cor responsabilização na Atuação em Saúde.

- MORTE ENCEFÁLICA: CAPTAÇÃO E MANUTENÇÃO DO POTENCIAL E DOADOR DE ÓRGÃOS

Morte Encefálica; Protocolo de Morte Encefálica; Doação de Órgãos e Tecidos; Notificação e Doação de Órgãos.

- ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE TRANSPLANTE E COMISSÃO INTRA-HOSPITALAR DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTE

Histórico do Sistema Nacional de Transplantes e Legislações. Organização do Sistem Nacional de Transplantes. Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos de Tecidos para Transplante. Coordenação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de órgãos e Tecidos para Transplante.

- PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TRANSPLANTE

O Processo Doação-Transplante. Classificação de Potenciais Doadores. Etapas do Processo de Doação -Transplante.

- ENTREVISTA FAMILIAR PARA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS, BIOÉTICA E LEGISLAÇÕES

Aspectos Gerais dos Procedimentos para Doação. Abordagem a Família. Ferramentas para Realizaçã o da Entrevista. Legislações.

- MANUTENÇÃO DO POTENCIAL DOADOR E APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM

Manutenção do Potencial Doador: introdução. Atendimento de Enfermagem na Manutenção do Potencial Doador. Atendimento de Enfermagem na Manutenção do Potencial Doador. Manejo do Potencial De Órgãos.

- LOGÍSTICA DE CAPTAÇÃO DE MÚLTIPLOS ÓRGÃOS, E QUALIDADE NOS PROCESSOS DE CAPTAÇÃO E TRANSPLANTE

Aspectos Logísticos na Captação de Órgãos. Manutenção Hemodinâmica do Doador durante a remoção e assistência de enfermagem.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.