Pós EAD em Enfermagem em cardiologia


ESPECIALIZE-SE EM ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA!

As doenças cardiovasculares lideram as estatísticas de óbitos em todo o mundo. E o papel do enfermeiro ou enfermeira cardiologista é crucial na prestação de cuidados e assistência, contribuindo para enfrentar esse cenário alarmante.

Como ser um enfermeiro cardiologista? É necessário primeiro obter um diploma em Enfermagem e, em seguida, realizar uma pós-graduação na área.

Qual é a melhor pós em Enfermagem em Cardiologia? O curso de Pós-graduação EAD em Enfermagem em Cardiologia da São Camilo é essencial para aprimorar o conhecimento nas áreas de Cardiologia clínica e cirúrgica, intervencionista e em emergências.

Esta especialização proporciona:

  • Desenvolvimento do pensamento crítico;
  • Aprofundamento em fisiologia e anatomia cardíaca;
  • Capacidade de lidar com emergências;
  • Cuidado de excelência ao paciente;
  • Promoção da saúde cardiovascular;
  • Prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Reabilitação de pacientes.

Investir em nossa Pós-graduação em Enfermagem em Cardiologia é investir em seu crescimento profissional e na qualidade do cuidado oferecido.

  • Aulas 100% online, estude onde e quando quiser;
  • Professores de referência no mercado;
  • Credenciamento e-MEC;
  • Certificado de 380 horas.

OBJETIVOS

Os principais objetivos do curso de Pós-graduação em Enfermagem em Cardiologia são:

  • Apresentar as condutas práticas para o desenvolvimento da atuação do enfermeiro ou enfermeira cardiologista;
  • Atualizar e ampliar os conhecimentos na área de Enfermagem em Cardiologia;
  • Formar profissionais capazes de elaborar diagnósticos de Enfermagem em Cardiologia para pacientes críticos;
  • Capacitar o enfermeiro cardiologista a desempenhar habilidades na área de formação baseadas nos princípios éticos e legais;
  • Facilitar a aprendizagem ao relacioná-la com a prática assistencial e a atuação do enfermeiro cardiologista fundamentada em evidências;
  • Desenvolver raciocínio clínico e crítico no que se refere à Enfermagem na Cardiologia;
  • Formar profissionais para atuarem no campo de pesquisa de Enfermagem em Cardiologia.

MATÉRIAS

  • ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR
  • INFECÇÃO RELACIONADA À ASSISTÊNCIA E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
  • TECNOLOGIA EM SAÚDE
  • ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIAS CARDIOVASCULARES
  • EXAME FÍSICO E MODALIDADE DE EXAME DE IMAGEM EM CARDIOLOGIA
  • FARMACOLOGIA EM CARDIOLOGIA
  • SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE Enfermagem AO CARDIOPATA
  • SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS
  • AVALIAÇÃO FINAL

PARA QUEM É A PÓS EM ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA?

O curso de pós-graduação tem como pré-requisito diploma de ensino superior (graduação) reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado quando emitido por instituições de ensino estrangeiras, de acordo com a regulação federal.

Assim, a pós-graduação em Enfermagem em Cardiologia se destina a enfermeiros.

MERCADO DE TRABALHO

Quanto ganha um enfermeiro em Cardiologia? A remuneração do profissional em Enfermagem em Cardiologia pode variar conforme seu tempo de experiência e os cursos de qualificação.

De acordo com dados coletados pelo portal de empregos Jooble, a média dos ganhos anuais de um Enfermeiro ou Enfermeira Cardiologista é de R$54.948,00.

Além disso, em empresas de grande porte, o salário de um Enfermeiro em Cardiologia pode chegar a até R$6.050,00.

VANTAGENS

A Pós-graduação EAD em Enfermagem em Cardiologia capacita profissionais com senso crítico e conhecimentos clínicos para elaborar diagnósticos de Enfermagem e desempenhar atividades tanto clínicas quanto cirúrgicas, em conjunto com uma equipe multidisciplinar, na área de Cardiologia.

Além das disciplinas específicas de atendimento ao paciente, também oferecemos na grade do curso matérias de gestão, regulamentação, bioética, políticas públicas de saúde e gestão da qualidade.

  • Possibilidade de ampliar a carreira para o setor acadêmico e de pesquisa;
  • Por ser 100% EAD, os materiais podem ser acessados a qualquer hora do dia e as aulas ficam disponíveis para serem consultadas durante todo o curso;
  • Provas online;
  • Horário flexível;
  • Aulas online acessíveis 24 horas e com disponibilidade para download;
  • Atendimento Online, contato direto com a coordenação do curso e tutores das disciplinas.

COORDENAÇÃO

Prof. Dra. Euni de Oliveira Cavalcanti

Enfermeira, Graduada em Enfermagem pela Universidade Católica de Brasília (2012). Docente no curso de Enfermagem do Centro Universitário Euro Americano - Unieuro. Atua como professora no curso preparatório para concursos e residência multiprofissional nas áreas de Saúde do Adulto, Situações Críticas, Urgência e Emergência, Doenças Infectocontagiosas, Normas e Leis Código de ética de Enfermagem (2018). Técnica em Enfermagem pelo Colégio Batista de Barreiras (2006).

Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade de Brasília (UNB), Faculdade de Ciências da Saúde - Campus Darcy Ribeiro. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade de Brasília (UNB), Faculdade de Ciências da Saúde - Campus Darcy Ribeiro (2018). Especialista em Terapia Intensiva pelo Programa de Residência Multiprofissional da Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal (SES- DF), no Hospital Regional de Taguatinga, na área de Enfermagem em Terapia Intensiva (2015).


Carga horária: 380h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR:

- ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR

Anatomia básica do sistema cardiovascular, sangue e os vasos sanguíneos, o coração, sistema de condução do coração, o músculo cardíaco, excitação rítmica do coração, pequena e grande circulação, hemodinâmica sistemas linfático.

- INFECÇÃO RELACIONADA À ASSISTÊNCIA E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR

Aprender sobre infecção hospitalar e seus aspectos históricos à atualidade. Entender e aprender a identificar infecções relacionada à assistência à saúde. Adquirir conhecimentos sobre vigilância epidemiológica hospitalar. Programas de prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras).

- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

Conceito de saúde-doença. Determinantes sociais da saúde. Histórico e organização da saúde pública no Brasil. Modelos de atenção à saúde. Sistema Único de Saúde (princípios, diretrizes, evolução e desafios). Redes de Atenção à Saúde. Saúde Suplementar. Vínculos terapêuticos e trabalho em equipe. Humanização em saúde. Adesão ao tratamento. Liderança, comunicação e corresponsabilização na atuação em saúde.

- TECNOLOGIA EM SAÚDE

Princípios da avaliação tecnológica em saúde (ATS), sua função e a relação entre a pesquisa e a tomada de decisões envolvendo tecnologias em saúde. Apresenta os tipos de ATS e a relação entre a pesquisa e a tomada de decisão. Avaliação de tecnologias em saúde.

- ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIAS CARDIOVASCULARES

Doença arterial coronariana – fisiopatologia, angina instável e infarto do miocárdio sem elevação de st e com elevação de st, complicações do infarto do miocárdio, taquiarritmias, bradiarritmias, morte súbita cardíaca, tratamento clínico das taquiarritmias e ablação de arritmias supraventriculares e ventriculares por cateter de radiofrequência, manejo do paciente com choque e tipos de choques, planos de cuidados para o choque cardiogênico, planos de cuidados para o choque hipovolêmico, diretrizes de 2015 da american heart association (aha) para ressuscitação cardiopulmonar

- EXAME FÍSICO E MODALIDADE DE EXAME DE IMAGEM EM CARDIOLOGIA

Aspectos gerais e semiotécnica da anamnese, identificação, queixam principal, história da doença atual Sistematização do interrogatório do sistema cardiovascular, técnicas básicas de exame físico, exame físico do aparelho cardiovascular, princípios das técnicas de imagem, radiografia simples do tórax, eletrocardiograma de esforço, ecocardiografia transtorácica, ecocardiografia de estresse, ecocardiografia transesofágica.

- FARMACOLOGIA EM CARDIOLOGIA

Princípios básicos da farmacologia como conceitos básicos de farmacologia farmacodinâmica 1.3. Farmacocinética, conhecendo a classe dos fármacos que atuam no aparelho circulatório, ação das drogas sobre o coração, cuidados de enfermagem no preparo e administração de medicamentos do aparelho cardiovascular, apresentação e administração dos fármacos utilizados em drogas vasoativas, drogas utilizadas na parada cardiorrespiratória.

- SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO CARDIOPATA

Sistematização da assistência de enfermagem (SAE), Histórico e Legislação SAE, A importância da SAE em cardiologia, entendendo o processo de enfermagem, aplicando a SAE, diagnóstico de enfermagem, planejamento de enfermagem, Implementação e avaliação de enfermagem, Assistência de enfermagem ao paciente com doença arterial coronariana, assistência de enfermagem ao paciente com insuficiência cardíaca. Assistência de enfermagem ao pacientepós procedimentos invasivos em cardiologia.

- SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS

Aprender e entender sobre a estrutura e a conceituação da Saúde Baseada em Evidências. Conhecer caminhos para a aplicabilidade de evidências na prática clínica.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;

a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF.