Pós EAD em Enfermagem em clínica médica

Foto do curso Enfermagem em Clínica Médica

TORNE – SE UM ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM EM CLÍNICA MÉDICA.

O curso prepara profissionais para atuar na recuperação de pacientes para que eles alcancem o melhor estado de saúde física, mental e emocional possível. Nossos alunos estudam doenças recorrentes em adultos que não necessitam de intervenções cirúrgicas. Eles são preparados para atuar em casos clínicos básicos ligados às áreas da Cardiologia, Reumatologia, Endocrinologia, entre outras.

A pós-graduação em Enfermagem em Clínica Médica oferece ao profissional domínio do conhecimento organizacional e estrutural sobre o funcionamento deste setor. O curso aborda temas sobre Fisiologia, Fisiopatologia e sobre os processos de trabalho para uma assistência de qualidade elevada.

- Aulas 100% online, estude onde e quando quiser;

- Professores de referência no mercado

- Credenciamento e-MEC.

- Certificado de 380 horas.

OBJETIVOS

Atualmente nos deparamos com uma demanda cada vez maior de profissionais Enfermeiros especializados em Clínica Médica, e este curso, foi criado para suprir essa carência, e propõe-se a atualizar e capacitar profissionais em relação às técnicas avançadas de atendimento ao paciente, contado com uma assistência de enfermagem qualificada e dotada de técnica e ciência.

Ofertar ao profissional enfermeiro um vasto conhecimento na área de clínica médica assim como seus aspectos legais e éticos. Desenvolvendo habilidades técnico-cientificas em sua assistência prestada de forma integral;

- Conhecer e compreender sobre recursos técnicos e infraestrutura na área de enfermagem em Clínica Médica;

- Gerenciar situações cotidianas da equipe assistencial e dos cuidadores e familiares de pacientes da área de Clínica Médica.

MATÉRIAS

- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

- SUPORTE BÁSICO DE VIDA E SOCORRO DE EMERGÊNCIA

- CARDIOLOGIA CLÍNICA E FARMACOLOGIA EM CARDIOLOGIA

- AVALIAÇÃO CLÍNICA E PATOLOGIAS NEUROLÓGICAS

- ENFERMAGEM ONCOLÓGICA

- LESÃO RENAL AGUDA E INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA

- PATOLOGIAS UROLÓGICAS E UROGENITAIS

- AVALIAÇÃO BIOQUÍMICA E HEMATOLÓGICA NOS DESEQUILÍBRIOS MULTISSISTÊMICOS

- BASES DA AVALIAÇÃO CLÍNICA

- AVALIAÇÃO FINAL

PARA QUEM É ESSA PÓS-GRADUAÇÃO?

O curso de Pós-Graduação tem como pré-requisito Diploma de ensino superior (Graduação) reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado quando emitido em instituições de ensino estrangeiras, na forma da regulação federal.

Essa Pós-graduação se destina a:

- Enfermeiros.

MERCADO DE TRABALHO

A remuneração do enfermeiro pode crescer conforme seu tempo de experiência e cursos de qualificação, como especializações, mestrado e doutorado. Algumas áreas de atuação exigem um diploma de especialização.

A média salarial para Enfermeiro do SUS é de R$ 4.815,00.

VANTAGENS

A Pós EAD em Enfermagem em Clínica Médica forma profissionais com o senso crítico aguçado e conhecimentos clínicos para elaborar diagnósticos de enfermagem e desempenhar atividades clínicas em pacientes e gerenciar situações cotidianas da equipe assistencial e dos cuidadores e familiares de pacientes da área de Clínica Médica.

Além das disciplinas específicas de atendimento ao paciente, também oferecemos na grade do curso matérias de gestão, regulamentação, bioética e políticas públicas de saúde e gestão da qualidade.

Por ser 100% EAD, os materiais podem ser acessados a qualquer hora do dia e as aulas ficam disponíveis para serem consultadas durante todo o curso!

- Provas online

- Horário flexível

- Aulas online acessíveis 24 horas e com disponibilidade para download

- Atendimento Online, contato direto com a coordenação do curso e tutores das disciplinas.

COORDENAÇÃO

Prof. Dra. Euni de Oliveira Cavalcanti

Enfermeira, Graduada em enfermagem pela Universidade Católica de Brasília (2012). Docente no curso de Enfermagem do Centro Universitário Euro Americano - Unieuro. Atua como professora no curso preparatório para concursos e residência multiprofissional nas áreas de Saúde do Adulto, Situações Críticas, Urgência e Emergência, Doenças Infectocontagiosas, Normas e Leis Código de ética de Enfermagem (2018). Técnica em Enfermagem pelo Colégio Batista de Barreiras (2006).

Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade de Brasília (UNB), Faculdade de Ciências da Saúde - Campus Darcy Ribeiro. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade de Brasília (UNB), Faculdade de Ciências da Saúde - Campus Darcy Ribeiro (2018). Especialista em Terapia Intensiva pelo Programa de Residência Multiprofissional da Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal (SES- DF), no Hospital Regional de Taguatinga, na área de Enfermagem em Terapia Intensiva (2015).


Carga horária: 380h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR:

- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

Proporcionar aos profissionais de enfermagem uma visão ampla para o gerenciamento na gestão de pessoas, que envolvem ações de recrutamento, seleção, capacitação, e desenvolvimento com visão de valorização e qualificação da equipe multidisciplinar, também ter conhecimento dos conceitos do processo gerenciamento dos serviços em Enfermagem

- SUPORTE BÁSICO DE VIDA E SOCORRO DE EMERGÊNCIA

Propiciar ao profissional enfermeiro noções de suporte básico de vida a qualquer vítima, assim como em atendimento pré-hospitalar e hospitalar. Abordagem de questões éticas na assistência. Abordagem ao politraumatizado, vítimas de emergências médicas e acidentes envolvendo múltiplas vítimas.

- CARDIOLOGIA CLÍNICA E FARMACOLOGIA EM CARDIOLOGIA

Promover o entendimento a respeito da Assistência de enfermagem em terapia intensiva cardiológica, papel do enfermeiro na UTI, controle de infecções, exame clínico do sistema respiratório e sua monitorização, suporte ventilatório não invasivo e invasivo, urgências em cardiologia e situações críticas. Noções sobre enfermeiro intensivista.

- AVALIAÇÃO CLÍNICA E PATOLOGIAS NEUROLÓGICAS

Esbouçar a fundo fisiopatologias neurológicas e seus acometimentos correlacionando com a clínica médica. Contribuindo para a preparação da atuação do profissional

- ENFERMAGEM ONCOLÓGICA

Contribuição para o desenvolvimento de uma assistência baseada em atividades técnico-cientificas. Desenvolvimento de pensamento crítico sobre cuidados paliativos. Noções de feridas oncológicas. Noções de conceitos em oncologia.

- LESÃO RENAL AGUDA E INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA

Favorecer o entendimento sobre o sistema renal e suas patologias associadas assim como os mecanismos fisiopatológicos envolvidos. Manifestações clínicas de lesão renal aguda e crônica. Classificação das lesões.

- PATOLOGIAS UROLÓGICAS E UROGENITAIS

Desenvolver pensamento crítico e facilitar o entendimento a respeito do sistema urológico. Apresentar patologias associadas ao sistema. Cuidados prestados pela equipe de enfermagem e pelo enfermeiro. Neoplasias desencadeadas nesse sistema.

- AVALIAÇÃO BIOQUÍMICA E HEMATOLÓGICA NOS DESEQUILÍBRIOS MULTISSISTÊMICOS

Propiciar ao profissional enfermeiro a interpretação de exames laboratoriais assim como sua coleta. Entendimento sobre o tecido hematológico e patologias associadas. Prova de função renal e hepática. Autonomia do enfermeiro na solicitação de exames.

- BASES DA AVALIAÇÃO CLÍNICA

Formação de pensamento crítico na avaliação do estado de saúde do paciente. Semiologia completa de todos os sistemas, desenvolvendo o processo assistencial. Avaliação de parâmetros de sinais vitais. Desenvolvimento da SAE pelo enfermeiro.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

Credenciamento e-MEC:  https://bit.ly/3b7Ici1


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.