Pós em Enfermagem em Clínica Médica


O curso de especialização em enfermagem em clínica médica, proporciona ao profissional enfermeiro o alicerce para desenvolvimento de uma assistência prestada ao seu paciente de forma mais aprofundada com embasamento científico, ofertando-lhe uma gama de conhecimento na área de clínica médica. Atualmente nos deparamos com uma demanda cada vez maior de profissionais Enfermeiros especializados em Clínica Médica, e este curso, foi criado para suprir essa carência, e propõe-se a atualizar e capacitar profissionais em relação às técnicas avançadas de atendimento ao paciente, contado com uma assistência de enfermagem qualificada e dotada de técnica e ciência.

 

Objetivos:

- Ofertar ao profissional enfermeiro um vasto conhecimento na área de clínica médica assim como seus aspectos legais e éticos. Desenvolvendo habilidades técnico-cientificas em sua assistência prestada de forma integral;

- Aplicar o aprendizado na área de enfermagem em Clínica Médica;

- Conhecer e compreender sobre recursos técnicos e infraestrutura na área de enfermagem em Clínica Médica;

- Gerenciar situações cotidianas da equipe assistencial e dos cuidadores e familiares de pacientes da área de Clínica Médica.

 

A quem se destina: Profissionais graduados em enfermagem de instituições públicas ou privadas que tenham interesse em aprender sistematização de enfermagem em Clínica Médica, bem como as determinações do Ministério da Saúde para esta finalidade, de modo a conhecer as principais condições patológicas neste contexto.

 

Clique aqui e baixe o resumo completo do curso

Carga horária: 380h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

Proporcionar aos profissionais de enfermagem uma visão ampla para o gerenciamento na gestão de pessoas, que envolvem ações de recrutamento, seleção, capacitação, e desenvolvimento com visão de valorização e qualificação da equipe multidisciplinar, também ter conhecimento dos conceitos do processo gerenciamento dos serviços em Enfermagem

- SUPORTE BÁSICO DE VIDA E SOCORRO DE EMERGÊNCIA

Propiciar ao profissional enfermeiro noções de suporte básico de vida a qualquer vítima, assim como em atendimento pré-hospitalar e hospitalar. Abordagem de questões éticas na assistência. Abordagem ao politraumatizado, vítimas de emergências médicas e acidentes envolvendo múltiplas vítimas.

- CARDIOLOGIA CLÍNICA E FARMACOLOGIA EM CARDIOLOGIA

Promover o entendimento a respeito da Assistência de enfermagem em terapia intensiva cardiológica, papel do enfermeiro na UTI, controle de infecções, exame clínico do sistema respiratório e sua monitorização, suporte ventilatório não invasivo e invasivo, urgências em cardiologia e situações críticas. Noções sobre enfermeiro intensivista.

- AVALIAÇÃO CLÍNICA E PATOLOGIAS NEUROLÓGICAS

Esbouçar a fundo fisiopatologias neurológicas e seus acometimentos correlacionando com a clínica médica. Contribuindo para a preparação da atuação do profissional

- ENFERMAGEM ONCOLÓGICA

Contribuição para o desenvolvimento de uma assistência baseada em atividades técnico-cientificas. Desenvolvimento de pensamento crítico sobre cuidados paliativos. Noções de feridas oncológicas. Noções de conceitos em oncologia.

- LESÃO RENAL AGUDA E INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA

Favorecer o entendimento sobre o sistema renal e suas patologias associadas assim como os mecanismos fisiopatológicos envolvidos. Manifestações clínicas de lesão renal aguda e crônica. Classificação das lesões.

- PATOLOGIAS UROLÓGICAS E UROGENITAIS

Desenvolver pensamento crítico e facilitar o entendimento a respeito do sistema urológico. Apresentar patologias associadas ao sistema. Cuidados prestados pela equipe de enfermagem e pelo enfermeiro. Neoplasias desencadeadas nesse sistema.

- AVALIAÇÃO BIOQUÍMICA E HEMATOLÓGICA NOS DESEQUILÍBRIOS MULTISSISTÊMICOS

Propiciar ao profissional enfermeiro a interpretação de exames laboratoriais assim como sua coleta. Entendimento sobre o tecido hematológico e patologias associadas. Prova de função renal e hepática. Autonomia do enfermeiro na solicitação de exames.

- BASES DA AVALIAÇÃO CLÍNICA

Formação de pensamento crítico na avaliação do estado de saúde do paciente. Semiologia completa de todos os sistemas, desenvolvendo o processo assistencial. Avaliação de parâmetros de sinais vitais. Desenvolvimento da SAE pelo enfermeiro.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Credenciamento e-MEC:  https://bit.ly/3b7Ici1

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.

14/12/2021 - (data prevista para início do curso)
Ver investimento INSCREVA-SE