Pós EAD em Enfermagem em home care

Foto do curso Enfermagem em Home Care

TORNE – SE UM ESPECIALISTA! FAÇA SUA PÓS NA UNIVERSIDADE QUE É REFERÊNCIA EM ENFERMAGEM!

Atenção domiciliar surge com a proposta de redução da taxa de ocupação de leitos hospitalares, redução de custos, diminuição da incidência de infecções relacionadas a assistência a saúde e a humanização do cuidado, onde a família e outros, participam dos cuidados ao paciente.

Essa modalidade de atenção à saúde se divide em atendimento, internação e visita domiciliar, oferecendo assim cuidados de baixa, média e alta complexidade, onde o Enfermeiro atua de forma autônoma ou em equipe multidisciplinar, coordenando toda a equipe de enfermagem, e executando a Sistematização da Assistência de Enfermagem.

A presença da Equipe de Enfermagem é obrigatória nas empresas de prestação de cuidados domiciliares segundo a RDC n° 11 e a Resolução do COFEN n°270 de 2002, tanto nas empresas públicas como nas privadas, enfermeiro e técnico de enfermagem formam em conjunto com os demais profissionais a Equipe Multiprofissional de Atendimento Domiciliar. Visando atender a esta demanda, o curso Enfermagem em Home care prepara o aluno para ser um profissional de alta qualidade para este relevante setor.

- Aulas 100% online, estude onde e quando quiser;

- Professores de referência no mercado

- Credenciamento e-MEC.

- Certificado de 380 horas.

OBJETIVOS

A proposta deste curso é o de trazer conhecimento acerca dos processos assistenciais em domicílio, promovendo desta forma a prestação de cuidados com qualidade e segurança para todos os envolvidos no processo do cuidar.

- Trazer conhecimento atualizado acerca dos processos da Atenção Domiciliar e nos diferentes níveis de complexidade, de maneira a incentivar o desenvolvimento de raciocínio clínico e crítico, baseado em evidências, com foco na qualidade do serviço e segurança do paciente, de forma humanizada;

- Incentivar o desenvolvimento e a construção de saberes no cuidado domiciliar;

- Proporcionar ao aluno uma atuação interdisciplinar de alta qualidade e segura;

- Capacitar o aluno a desempenhar suas habilidades da assistência em home care pautadas em pressupostos éticos e legais dentro do contexto individual e familiar;

- Desenvolver no aluno o raciocínio clínico e crítico baseado em evidências;

- Formar profissionais capazes de prestar cuidados e ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação de pessoas que necessitam de cuidados domiciliares.

MATÉRIAS

- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

- TECNOLOGIA EM SAÚDE

- ATENÇÃO DOMICILIAR E POLÍTICAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE SAÚDE

- ASSISTÊNCIA CLÍNICAS E CIRÚRGICAS EM HOMECARE

- PACIENTES PORTADORES DE CONDIÇÕES CRÔNICAS E AGUDAS

- PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÕES EM HOMECARE

- CUIDADOS PALIATIVOS

- DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

- AVALIAÇÃO FINAL

PARA QUEM É ESSA PÓS-GRADUAÇÃO?

O curso de Pós-Graduação tem como pré-requisito Diploma de ensino superior (Graduação) reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado quando emitido em instituições de ensino estrangeiras, na forma da regulação federal.

Essa Pós-graduação se destina a:

- Enfermeiros.

MERCADO DE TRABALHO

A remuneração do enfermeiro pode crescer conforme seu tempo de experiência e cursos de qualificação, como especializações, mestrado e doutorado. Algumas áreas de atuação exigem um diploma de especialização.

A média salarial para Enfermeiro do SUS é de R$ 4.815,00.

VANTAGENS

A Pós EAD em Enfermagem em Home Care forma profissionais com o senso crítico aguçado e conhecimentos clínicos para elaborar diagnósticos de enfermagem e desempenhar atividades clínicas em pacientes e gerenciar situações cotidianas da equipe assistencial e dos cuidadores e familiares de pacientes da área de Clínica Médica.

Além das disciplinas específicas de atendimento ao paciente, também oferecemos na grade do curso matérias de gestão, regulamentação, bioética e políticas públicas de saúde e gestão da qualidade.

Por ser 100% EAD, os materiais podem ser acessados a qualquer hora do dia e as aulas ficam disponíveis para serem consultadas durante todo o curso!

- Provas online

- Horário flexível

- Aulas online acessíveis 24 horas e com disponibilidade para download

- Atendimento Online, contato direto com a coordenação do curso e tutores das disciplinas.

COORDENAÇÃO

Prof. Dra. Euni de Oliveira Cavalcanti

Enfermeira, Graduada em enfermagem pela Universidade Católica de Brasília (2012). Docente no curso de Enfermagem do Centro Universitário Euro Americano - Unieuro. Atua como professora no curso preparatório para concursos e residência multiprofissional nas áreas de Saúde do Adulto, Situações Críticas, Urgência e Emergência, Doenças Infectocontagiosas, Normas e Leis Código de ética de Enfermagem (2018). Técnica em Enfermagem pelo Colégio Batista de Barreiras (2006).

Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade de Brasília (UNB), Faculdade de Ciências da Saúde - Campus Darcy Ribeiro. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade de Brasília (UNB), Faculdade de Ciências da Saúde - Campus Darcy Ribeiro (2018). Especialista em Terapia Intensiva pelo Programa de Residência Multiprofissional da Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal (SES- DF), no Hospital Regional de Taguatinga, na área de Enfermagem em Terapia Intensiva (2015).


Carga horária: 380h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR:

GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

EMENTA: Proporcionar aos profissionais de enfermagem uma visão ampla para o gerenciamento na gestão de pessoas, que envolvem ações de recrutamento, seleção, capacitação, e desenvolvimento com visão de valorização e qualificação da equipe multidisciplinar, também ter conhecimento dos conceitos do processo gerenciamento dos serviços em Enfermagem.

- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

EMENTA: Tem o objetivo de conhecer o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) e sua articulação com a saúde Suplementar; de correlacionar as bases biológicas da saúde com as bases sociais, numa visão integral do indivíduo em família e coletividades; e de despertar compreensão sobre a relevância do trabalho em equipe e da articulação em redes de atenção à saúde

- TECNOLOGIA EM SAÚDE

Aprimorar o conhecimento com foco nos avanços tecnológicos, envolvendo o manejo dos equipamentos, manutenção preventiva, possibilitando a implementação de estratégias contínuas de capacitação para lidar com os avanços e aprimoramentos neste contexto, com foco na qualidade da assistência, o uso das tecnologias na enfermagem em UTI, e o manejo para resolutividade dos potenciais problemas., e agir no cuidado do cliente.

- ATENÇÃO DOMICILIAR E POLÍTICAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE SAÚDE

Proporcionar conhecimento acerca da Atenção Domiciliar no âmbito privado, do mercado competitivo, e no âmbito público, através do Programa Melhor em casa. Abordando desta forma o aspecto histórico, conceitos, o processo de admissão, atendimento e alta, em todos os níveis de complexidade.

- ASSISTÊNCIA CLÍNICAS E CIRÚRGICAS EM HOMECARE

Abordar os conceitos básicos em atenção domiciliar, de forma a promover conhecimento acerca dos processos assistências, de acordo com os diferentes níveis de complexidade, no âmbito do atendimento pela rede privada e do atendimento pela rede pública, garantindo a autonomia do paciente, a participação da família, o cuidado humanizado, com qualidade e segurança.

- PACIENTES PORTADORES DE CONDIÇÕES CRÔNICAS E AGUDAS

Promover conhecimento acerca dos processos assistências no contexto do atendimento em domicílio, de acordo com o nível de complexidade, aos portadores de doenças crônicas e agudas, de forma a garantir um cuidado humanizado, seguro e de qualidade.

- PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÕES EM HOMECARE

Abordar conceitos básicos acerca das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, bem como a consciência acerca da importância da prevenção de IRAS e os métodos para tal, através do mapeamento dos riscos relacionados ao tema e promoção da segurança dos processos assistenciais. Desta forma, trabalhar com indicadores de desempenho e padronização da assistência.

- CUIDADOS PALIATIVOS

Promover conhecimento acerca dos processos assistências de cuidados paliativos em domicílio, de forma a garantir um cuidado humanizado, seguro e de qualidade, com a participação da família, preparando o paciente para uma boa morte.

- DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

O professor do ensino superior e a legislação; A relação professor-aluno e a construção da afetividade no processo de ensino aprendizagem; planejar as aulas; Exemplo de plano de ensino; Procedimentos de ensino; Apresentação do grupo; Apresentação de ideias; Aula expositiva; Debate Ensino com pesquisa; Estudo de caso; Estudo dirigido; Seminário; Grupo de verbalização e grupo de observação (GVGO); Grupos de oposição; avaliar a aprendizagem do aluno.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

Credenciamento e-MEC:  https://bit.ly/3haJdtg


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.