Pós em Enfermagem em Home Care


O Atendimento domiciliar ou Home Care, é uma modalidade de atenção à saúde prestada em domicílio que visa ações de promoção da saúde, prevenção de agravos, tratamento de doenças, reabilitação e cuidados paliativos. Essa modalidade de atenção à saúde se divide em atendimento, internação e visita domiciliar, oferecendo assim cuidados de baixa, média e alta complexidade, onde o Enfermeiro atua de forma autônoma ou em equipe multidisciplinar, coordenando toda a equipe de enfermagem, e executando a Sistematização da Assistência de Enfermagem. Nascida em meados da década de 1960, a Atenção domiciliar surge com a proposta de redução da taxa de ocupação de leitos hospitalares, redução de custos, diminuição da incidência de infecções relacionadas a assistência a saúde e a humanização do cuidado, onde a família e outros, participam dos cuidados ao paciente. A proposta deste curso é o de trazer conhecimento acerca dos processos assistenciais em domicílio, promovendo desta forma a prestação de cuidados com qualidade e segurança para todos os envolvidos no processo do cuidar.

Com o aumento da expectativa de vida que leva ao crescimento da população idosa e reflete na mudança do perfil populacional brasileiro, há a elevação das doenças crônicas não transmissíveis. A natureza dos problemas médico-sociais dos idosos tem características específicas que acentuam a importância de trabalhá-los, cuidadosa e sistematicamente A presença da Equipe de Enfermagem é obrigatória nas empresas de prestação de cuidados domiciliares segundo a RDC n° 11 e a Resolução do COFEN n°270 de 2002, tanto nas empresas públicas como nas privadas, enfermeiro e técnico de enfermagem formam em conjunto com os demais profissionais a Equipe Multiprofissional de Atendimento Domiciliar. Visando atender a esta demanda, o curso Enfermagem em Home care prepara o aluno para ser um profissional de alta qualidade para este relevante setor.

 

Objetivos:

- Trazer conhecimento atualizado acerca dos processos da Atenção Domiciliar e nos diferentes níveis de complexidade, de maneira a incentivar o desenvolvimento de raciocínio clínico e crítico, baseado em evidências, com foco na qualidade do serviço e segurança do paciente, de forma humanizada;

- Incentivar o desenvolvimento e a construção de saberes no cuidado domiciliar;

- Proporcionar ao aluno uma atuação interdisciplinar de alta qualidade e segura;

- Capacitar o aluno a desempenhar suas habilidades da assistência em home care pautadas em pressupostos éticos e legais dentro do contexto individual e familiar;

- Desenvolver no aluno o raciocínio clínico e crítico baseado em evidências;

- Formar profissionais capazes de prestar cuidados e ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação de pessoas que necessitam de cuidados domiciliares.

 

A quem se destina: Graduados em enfermagem

 

Clique aqui e baixe o resumo completo do curso

 

Carga horária: 380h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

EMENTA: Proporcionar aos profissionais de enfermagem uma visão ampla para o gerenciamento na gestão de pessoas, que envolvem ações de recrutamento, seleção, capacitação, e desenvolvimento com visão de valorização e qualificação da equipe multidisciplinar, também ter conhecimento dos conceitos do processo gerenciamento dos serviços em Enfermagem.

- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

EMENTA: Tem o objetivo de conhecer o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) e sua articulação com a saúde Suplementar; de correlacionar as bases biológicas da saúde com as bases sociais, numa visão integral do indivíduo em família e coletividades; e de despertar compreensão sobre a relevância do trabalho em equipe e da articulação em redes de atenção à saúde

- TECNOLOGIA EM SAÚDE

Aprimorar o conhecimento com foco nos avanços tecnológicos, envolvendo o manejo dos equipamentos, manutenção preventiva, possibilitando a implementação de estratégias contínuas de capacitação para lidar com os avanços e aprimoramentos neste contexto, com foco na qualidade da assistência, o uso das tecnologias na enfermagem em UTI, e o manejo para resolutividade dos potenciais problemas., e agir no cuidado do cliente.

- ATENÇÃO DOMICILIAR E POLÍTICAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE SAÚDE

Proporcionar conhecimento acerca da Atenção Domiciliar no âmbito privado, do mercado competitivo, e no âmbito público, através do Programa Melhor em casa. Abordando desta forma o aspecto histórico, conceitos, o processo de admissão, atendimento e alta, em todos os níveis de complexidade.

- ASSISTÊNCIA CLÍNICAS E CIRÚRGICAS EM HOMECARE

Abordar os conceitos básicos em atenção domiciliar, de forma a promover conhecimento acerca dos processos assistências, de acordo com os diferentes níveis de complexidade, no âmbito do atendimento pela rede privada e do atendimento pela rede pública, garantindo a autonomia do paciente, a participação da família, o cuidado humanizado, com qualidade e segurança.

- PACIENTES PORTADORES DE CONDIÇÕES CRÔNICAS E AGUDAS

Promover conhecimento acerca dos processos assistências no contexto do atendimento em domicílio, de acordo com o nível de complexidade, aos portadores de doenças crônicas e agudas, de forma a garantir um cuidado humanizado, seguro e de qualidade.

- PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÕES EM HOMECARE

Abordar conceitos básicos acerca das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, bem como a consciência acerca da importância da prevenção de IRAS e os métodos para tal, através do mapeamento dos riscos relacionados ao tema e promoção da segurança dos processos assistenciais. Desta forma, trabalhar com indicadores de desempenho e padronização da assistência.

- CUIDADOS PALIATIVOS

Promover conhecimento acerca dos processos assistências de cuidados paliativos em domicílio, de forma a garantir um cuidado humanizado, seguro e de qualidade, com a participação da família, preparando o paciente para uma boa morte.

- DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

O professor do ensino superior e a legislação; A relação professor-aluno e a construção da afetividade no processo de ensino aprendizagem; planejar as aulas; Exemplo de plano de ensino; Procedimentos de ensino; Apresentação do grupo; Apresentação de ideias; Aula expositiva; Debate Ensino com pesquisa; Estudo de caso; Estudo dirigido; Seminário; Grupo de verbalização e grupo de observação (GVGO); Grupos de oposição; avaliar a aprendizagem do aluno.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Credenciamento e-MEC:  https://bit.ly/3haJdtg

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.

23/11/2021 - (data prevista para início do curso)
Ver investimento INSCREVA-SE