Pós EAD em Enfermagem em nefrologia

Foto do curso Enfermagem em Nefrologia

TORNE – SE UM ESPECIALISTA! FAÇA SUA PÓS NA UNIVERSIDADE QUE É REFERÊNCIA EM ENFERMAGEM!

A especialização em neurologia ampliará os conhecimentos de profissionais de enfermagem, ofertando maior espaço e melhor acessibilidade ao mercado de trabalho, seja em serviços públicos ou privados no campo da neurocirurgia.

O curso de especialização em enfermagem neurológica se apresenta como um excelente investimento a profissionais que desejam obter conteúdo de qualidade sobre anatomia e fisiologia do sistema nervoso, bem como entender seu funcionamento fisiológico, fisiopatologia de acometimentos neurológicos e condutas de enfermagem.

Sabe-se que cada vez mais as patologias neurológicas vêm desenvolvendo comorbidades muito relevantes na população Brasileira, influenciando na qualidade de vida dos pacientes, e na maioria das vezes a necessidade de intervenções clínicas, com uma assistência sistematizada e especializada. Dessa maneira é de extrema importância um profissional qualificado para atender as necessidades de acordo com as intervenções clínicas neurológicas, e prestar uma assistência qualificada pautada no conhecimento técnico-científico.

- Aulas 100% online, estude onde e quando quiser;

- Professores de referência no mercado

- Credenciamento e-ME

- Certificado de 380 horas.

OBJETIVOS

- Capacitar profissionais graduados em enfermagem a atuar em Unidades de Emergência, hospitais e ambulatórios de Neurologia;

- Capacitar profissionais para atuação como consultores em Enfermagem em Neurologia.

- Aprofundar no estudo da anatomia e fisiologia do sistema nervoso.

- Fomentar a construção do raciocínio crítico na implementação de intervenções de enfermagem a pessoa acometida com morbidades neurológicas.

MATÉRIAS

- VIGILÂNCIA EM SAÚDE

- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

- TECNOLOGIA EM SAÚDE

- ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO

- FARMACOLOGIA E NEUROTRANSMISSORES

- AVALIAÇÃO CLÍNICA E PATOLOGIAS NEUROLÓGICAS

- BASES ESTRUTURAIS, PROTOCOLOS, ATUALIDADES E CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO CLIENTE NEUROLÓGICO

- NEUROLOGIA ONCOLOGIA E INFECTOLOGIA

- AVALIAÇÃO FINAL

PARA QUEM É ESSA PÓS-GRADUAÇÃO?

O curso de Pós-Graduação tem como pré-requisito Diploma de ensino superior (Graduação) reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado quando emitido em instituições de ensino estrangeiras, na forma da regulação federal.

Essa Pós-graduação se destina a:

- Profissionais graduados em Enfermagem.

MERCADO DE TRABALHO

A remuneração do enfermeiro pode crescer conforme seu tempo de experiência e cursos de qualificação, como especializações, mestrado e doutorado. Algumas áreas de atuação exigem um diploma de especialização.

A média salarial para Enfermeiro do SUS é de R$ 4.815,00.

VANTAGENS

A Pós EAD em Enfermagem em Neurologia forma profissionais com o senso crítico aguçado e conhecimentos clínicos para elaborar diagnósticos de enfermagem e desempenhar atividades clínicas em pacientes e gerenciar situações cotidianas da equipe assistencial e dos cuidadores e familiares de pacientes com patologias no sistema nervoso.

Além das disciplinas específicas de atendimento ao paciente, também oferecemos na grade do curso matérias de gestão, regulamentação, bioética e políticas públicas de saúde e gestão da qualidade.

Por ser 100% EAD, os materiais podem ser acessados a qualquer hora do dia e as aulas ficam disponíveis para serem consultadas durante todo o curso!

- Provas online

- Horário flexível

- Aulas online acessíveis 24 horas e com disponibilidade para download

- Atendimento Online, contato direto com a coordenação do curso e tutores das disciplinas.

COORDENAÇÃO

Prof. Dra. Euni de Oliveira Cavalcanti

Enfermeira, Graduada em enfermagem pela Universidade Católica de Brasília (2012). Docente no curso de Enfermagem do Centro Universitário Euro Americano - Unieuro. Atua como professora no curso preparatório para concursos e residência multiprofissional nas áreas de Saúde do Adulto, Situações Críticas, Urgência e Emergência, Doenças Infectocontagiosas, Normas e Leis Código de ética de Enfermagem (2018). Técnica em Enfermagem pelo Colégio Batista de Barreiras (2006).

Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade de Brasília (UNB), Faculdade de Ciências da Saúde - Campus Darcy Ribeiro. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade de Brasília (UNB), Faculdade de Ciências da Saúde - Campus Darcy Ribeiro (2018). Especialista em Terapia Intensiva pelo Programa de Residência Multiprofissional da Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal (SES- DF), no Hospital Regional de Taguatinga, na área de Enfermagem em Terapia Intensiva (2015).


Carga horária: 380h.

Duração Aproximadamente 12 meses

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR:

- VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Fomentar as ações de prevenção e controle de doenças transmissíveis, estando atendo quanto aos de fatores de risco para a predisposição das doenças crônicas não transmissíveis, dentro do contexto socioeconômico e cultural, da saúde do trabalhador e dos pacientes envolvidos no cenário dos cuidados, com foco nos indicadores de saúde, e conhecer as práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças.

- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

Proporcionar aos profissionais de enfermagem uma visão ampla para o gerenciamento na gestão de pessoas, que envolvem ações de recrutamento, seleção, capacitação, e desenvolvimento com visão de valorização e qualificação da equipe multidisciplinar, também ter conhecimento dos conceitos do processo gerenciamento dos serviços em Enfermagem.

- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

Tem o objetivo de conhecer o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) e sua articulação com a saúde Suplementar; de correlacionar as bases biológicas da saúde com as bases sociais, numa visão integral do indivíduo em família e coletividades; e de despertar compreensão sobre a relevância do trabalho em equipe e da articulação em redes de atenção à saúde.

- TECNOLOGIA EM SAÚDE

Aprimorar o conhecimento com foco nos avanços tecnológicos, envolvendo o manejo dos equipamentos, manutenção preventiva, possibilitando a implementação de estratégias contínuas de capacitação para lidar com os avanços e aprimoramentos neste contexto, com foco na qualidade da assistência, o uso das tecnologias na enfermagem em UTI, e o manejo para resolutividade dos potenciais problemas., e agir no cuidado do cliente.

- BASES ANATÔMICAS, FISIOLÓGICAS E FARMACOLÓGICAS APLICADAS À NEFROLOGIA

Resgata o conhecimento de base em nefrologia, com relação a anatomia, fisiologia e farmacológica, promovendo o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento fisiológico deste sistema.

- AVALIAÇÃO CLÍNICA APLICADA À NEFROLOGIA, MONITORIZAÇÃO HEMODINÂMICA E INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS

Promove o conhecimento acerca das ações assistenciais envolvendo o atendimento clínico, à monitorização hemodinâmica e avaliação dela, bem como os principais exames laboratoriais que devemos avaliar nesse contexto.

- LESÃO RENAL AGUDA E INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA

Apresentar e proporcionar compreensão sobre as classificações da lesão renal aguda, bem como seus mecanismos fisiopatológicos e manifestações clínicas. Serão também apresentadas as classificações da insuficiência renal crônica, tal qual suas repercussões fisiopatológicas e manifestações clínicas.

- TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA – DIÁLISE PERITONEAL

Conhecer os mecanismos envolvidos na diálise peritoneal, cateteres utilizados, processos de instalação, e mecanismo de filtração através do peritônio.

- TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA – HEMODIÁLISE

Conhecer os mecanismos envolvidos na hemodiálise, bem como vias de instalação de cateteres e fístulas; também será abordado o mecanismo envolvido na máquina de diálise, soluções utilizadas e tipos de hemodiálise

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

Credenciamento e-MEC:  https://bit.ly/3xQVOHT


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.