Pós em Enfermagem em Nefrologia


O paciente que é portador de doença renal crônica pode receber um tratamento conservador, que variam de terapias dialíticas, até mesmo para o transplante renal. Já o paciente que apresenta lesão renal aguda requer cuidado intensivo, imediato e muitas vezes com métodos dialíticos. O profissional enfermeiro especialista em nefrologia está capacitado a prestar os mais diferentes tipos de cuidados ao paciente portador de doença renal crônica ou de lesão renal aguda. Esta especialização é baseada em evidências, e promove conhecimento acerca dos conhecimentos básicos em nefrologia, a aplicabilidade de tecnologias para terapias dialíticas, promoção da segurança do paciente e qualidade do serviço.

Atualmente nos deparamos com uma demanda cada vez maior de profissionais Enfermeiros especializados em Nefrologia, e este, foi criada para suprir essa carência, e propõe-se a atualizar e capacitar profissionais em relação às técnicas avançadas de atendimento ao paciente, contado com uma assistência de enfermagem qualificada e dotada de técnica e ciência.

 

Objetivos:

- Especializar o enfermeiro em nefrologia, com conhecimentos baseados em evidências, de forma a promover a segurança do paciente e a qualidade e excelência dos processos do cuidar, sabendo diferenciar e aplicar os mais diversos tipos de terapias na nefrologia, além de promover conhecimento e educação em saúde aos pacientes portadores de doenças renais crônicas ou agudas;

- Aplicar o aprendizado na área de enfermagem em nefrologia;

- Conhecer e compreender sobre recursos técnicos e infraestrutura na área de enfermagem em nefrologia;

- Gerenciar situações cotidianas da equipe assistencial e dos cuidadores e familiares de pacientes da área de nefrologia.

 

A quem se destina: Profissionais graduados em enfermagem de instituições públicas ou privadas que tenham interesse em aprender sistematização de enfermagem no controle de doenças infeciosas, bem como as determinações do Ministério da Saúde para esta finalidade, de modo a conhecer as principais condições patológicas neste contexto.

 

Clique aqui e baixe o resumo completo do curso

Carga horária: 380h.

Duração Aproximadamente 12 meses

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Fomentar as ações de prevenção e controle de doenças transmissíveis, estando atendo quanto aos de fatores de risco para a predisposição das doenças crônicas não transmissíveis, dentro do contexto socioeconômico e cultural, da saúde do trabalhador e dos pacientes envolvidos no cenário dos cuidados, com foco nos indicadores de saúde, e conhecer as práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças.

- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

Proporcionar aos profissionais de enfermagem uma visão ampla para o gerenciamento na gestão de pessoas, que envolvem ações de recrutamento, seleção, capacitação, e desenvolvimento com visão de valorização e qualificação da equipe multidisciplinar, também ter conhecimento dos conceitos do processo gerenciamento dos serviços em Enfermagem.

- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

Tem o objetivo de conhecer o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) e sua articulação com a saúde Suplementar; de correlacionar as bases biológicas da saúde com as bases sociais, numa visão integral do indivíduo em família e coletividades; e de despertar compreensão sobre a relevância do trabalho em equipe e da articulação em redes de atenção à saúde.

- TECNOLOGIA EM SAÚDE

Aprimorar o conhecimento com foco nos avanços tecnológicos, envolvendo o manejo dos equipamentos, manutenção preventiva, possibilitando a implementação de estratégias contínuas de capacitação para lidar com os avanços e aprimoramentos neste contexto, com foco na qualidade da assistência, o uso das tecnologias na enfermagem em UTI, e o manejo para resolutividade dos potenciais problemas., e agir no cuidado do cliente.

- BASES ANATÔMICAS, FISIOLÓGICAS E FARMACOLÓGICAS APLICADAS À NEFROLOGIA

Resgata o conhecimento de base em nefrologia, com relação a anatomia, fisiologia e farmacológica, promovendo o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento fisiológico deste sistema.

- AVALIAÇÃO CLÍNICA APLICADA À NEFROLOGIA, MONITORIZAÇÃO HEMODINÂMICA E INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS

Promove o conhecimento acerca das ações assistenciais envolvendo o atendimento clínico, à monitorização hemodinâmica e avaliação dela, bem como os principais exames laboratoriais que devemos avaliar nesse contexto.

- LESÃO RENAL AGUDA E INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA

Apresentar e proporcionar compreensão sobre as classificações da lesão renal aguda, bem como seus mecanismos fisiopatológicos e manifestações clínicas. Serão também apresentadas as classificações da insuficiência renal crônica, tal qual suas repercussões fisiopatológicas e manifestações clínicas.

- TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA – DIÁLISE PERITONEAL

Conhecer os mecanismos envolvidos na diálise peritoneal, cateteres utilizados, processos de instalação, e mecanismo de filtração através do peritônio.

- TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA – HEMODIÁLISE

Conhecer os mecanismos envolvidos na hemodiálise, bem como vias de instalação de cateteres e fístulas; também será abordado o mecanismo envolvido na máquina de diálise, soluções utilizadas e tipos de hemodiálise

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Credenciamento e-MEC:  https://bit.ly/3xQVOHT

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.

18/01/2022 - (data prevista para início do curso)
Ver investimento INSCREVA-SE