Pós em Enfermagem em Neurologia


Sabe-se que cada vez mais as patologias neurológicas vêm desenvolvendo comorbidades muito relevantes na população Brasileira, influenciando na qualidade de vida dos pacientes, e na maioria das vezes a necessidade de intervenções clínicas, com uma assistência sistematizada e especializada. Dessa maneira é de extrema importância um profissional qualificado para atender as necessidades de acordo com as intervenções clínicas neurológicas, e prestar uma assistência qualificada pautada no conhecimento técnico-científico. A especialização em neurologia ampliará os conhecimentos de profissionais de enfermagem, ofertando maior espaço e melhor acessibilidade ao mercado de trabalho, seja em serviços públicos ou privados no campo da neurocirurgia.

O curso de especialização em enfermagem neurológica se apresenta como um excelente investimento a profissionais que desejam obter conteúdo de qualidade sobre anatomia e fisiologia do sistema nervoso, bem como entender seu funcionamento fisiológico, fisiopatologia de acometimentos neurológicos e condutas de enfermagem.

 

Objetivos:

- Preparar profissionais de enfermagem, através da especialização e conhecimento técnico-científico para realização de uma assistência individualizada e qualificada aos pacientes acometidos por afecções neurológicas;

- Formar profissional especializado no cuidado ao cliente acometido por doenças neurológicas;

- Apresentar anatomia e fisiologia do Sistema Nervoso;

- Contribuir na formação acadêmica de profissionais com interesse em aprender sobre enfermagem neurológica;

- Capacitar enfermeiros a fim de realizar sistematização de enfermagem em instituições públicas ou privadas no que tange o paciente neurológico;

- Fomentar a construção do raciocínio crítico na implementação de intervenções de enfermagem a pessoa acometida com morbidades neurológicas.

 

A quem se destina: Profissionais graduados em enfermagem de instituições públicas ou privadas que tenham interesse em aprender sistematização de enfermagem ao paciente acometido por afecções neurológicas.

 

Clique aqui e baixe o resumo completo do curso

Carga horária: 380h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Fomentar as ações de prevenção e controle de doenças transmissíveis, estando atendo quanto aos de fatores de risco para a predisposição das doenças crônicas não transmissíveis, dentro do contexto socioeconômico e cultural, da saúde do trabalhador e dos pacientes envolvidos no cenário dos cuidados, com foco nos indicadores de saúde, e conhecer as práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças.

- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

Proporcionar aos profissionais de enfermagem uma visão ampla para o gerenciamento na gestão de pessoas, que envolvem ações de recrutamento, seleção, capacitação, e desenvolvimento com visão de valorização e qualificação da equipe multidisciplinar, também ter conhecimento dos conceitos do processo gerenciamento dos serviços em Enfermagem.

- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

Tem o objetivo de conhecer o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) e sua articulação com a saúde Suplementar; de correlacionar as bases biológicas da saúde com as bases sociais, numa visão integral do indivíduo em família e coletividades; e de despertar compreensão sobre a relevância do trabalho em equipe e da articulação em redes de atenção à saúde.

- TECNOLOGIA EM SAÚDE

Aprimorar o conhecimento com foco nos avanços tecnológicos, envolvendo o manejo dos equipamentos, manutenção preventiva, possibilitando a implementação de estratégias contínuas de capacitação para lidar com os avanços e aprimoramentos neste contexto, com foco na qualidade da assistência, o uso das tecnologias na enfermagem em UTI, e o manejo para resolutividade dos potenciais problemas., e agir no cuidado do cliente.

- ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO

Apresentar ao profissional as bases do conhecimento em neurologia, descrevendo anatomia e fisiologia do Sistema Nervoso Central-SNC e Sistema Nervoso Periférico -SNP.

- FARMACOLOGIA E NEUROTRANSMISSORES

Apresentar o funcionamento cerebral, neurotransmissores e sua ação no sistema nervoso central relacionando com farmacologia.

- AVALIAÇÃO CLÍNICA E PATOLOGIAS NEUROLÓGICAS

Proporcionar conhecimento sobre a fisiopatologia das principais doenças neurocirúrgicas, pautadas no rigor científico, e conhecimento tecnológico.

- BASES ESTRUTURAIS, PROTOCOLOS, ATUALIDADES E CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO CLIENTE NEUROLÓGICO

Proporcionar conhecimento sobre as bases estruturais, conhecimento dos protocolos atualizados e preconizados, para o atendimento ao cliente neurológico. Enfatizar os principais cuidados de enfermagem ao cliente com morbidades e comorbidades neurológicas, conhecendo os agravos em saúde que podem acometer o cliente, elencar a sistematização da assistência de enfermagem com diagnósticos e intervenções.

- NEUROLOGIA ONCOLOGIA E INFECTOLOGIA

Apresentar os fundamentos da neurologia oncologia e neurologia infectologia relacionando com diretrizes e protocolos de atendimentos. Mostrar a importância de ter o conhecimento técnico científico sobre cada saber, e assim objetivando a construção de um cuidado sistematizado e individualizados, pautados na resolutividade e qualidade de vida do cliente no seu contexto familiar.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Credenciamento e-MEC:  https://bit.ly/3xQLik6

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.