Pós EAD em Enfermagem em pediatria e uti pediátrica e neonatologia

Foto do curso Enfermagem em Pediatria e Uti Pediátrica e Neonatologia

O curso de Enfermagem em Pediatria e UTI Pediátrica e Neonatal contempla uma especialidade com ampla atuação do enfermeiro em contextos de contínuas mudanças, exigindo esforço cognitivo e aquisição de competências diversificadas, entre elas: responsabilidade, autonomia, adaptabilidade, cooperação e comunicação. O Enfermeiro Pediatra e Neonatologista possui habilidades para exercer uma atuação de elevado nível profissional tanto na assistência como na gestão dos serviços de saúde, em unidades pediátricas e neonatais.

Na atual conformação do mercado de trabalho é mandatória a capacitação profissional para a atuação em empresas de diversos tamanhos e portes, gerenciando situações e decisões complexas, fortalecendo relações interpessoais, melhorando a assistência do cuidado, promovendo a qualidade da assistência atualizada. A demanda do mercado por profissionais especializados em pediatria e UTI pediátrica e neonatal vem crescendo em ritmo acelerado, devido aos grandes avanços tecnológicos que possibilitam os cuidados de saúde à criança e ao neonato em situações críticas. Dessa forma, a proposta dessa pós-graduação atende ao pleito por atualização e/ou aprimoramento tanto para aqueles que atuam nessa área quanto para os que pretendem ingressar no mercado de trabalho com um grande diferencial.

Este curso confere ao enfermeiro o domínio do raciocínio clínico e crítico para uma correta tomada de decisão. Destarte, contribui na compreensão do processo de trabalho em pediatria e UTI pediatria e neonatal com foco na sistematização da assistência de enfermagem em um elevado nível para essa população.

Objetivos:

- Proporcionar aos e a construção de conhecimentos pautadas no rigor cientifico, com foco no desenvolvimento de competências relacionadas à assistência de enfermagem em pediatria e UTI pediátrica e neonatal com ênfase em ações prioritárias de média e alta complexidade;

- Promover a qualificação profissional para a atuação em serviços e setores de pediatria e UTI pediátrica e neonatal tanto no serviço público quanto privado;

- Oferecer subsídios para o desenvolvimento da capacidade de análise crítica, identificação e resolução de problemas por meio da sistematização da assistência de enfermagem;

- Fomentar o desenvolvimento de condutas éticas na assistência de enfermagem;

- Proporcionar bases práticas para a aplicação de condutas inerentes ao processo saúde-doença.

- Oferecer subsídio teórico para o desenvolvimento de pesquisas e práticas baseada em evidências científicas.

A quem se destina: Graduados em Enfermagem.

Clique aqui e baixe o resumo completo do curso


Carga Horária: 360h

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Fomentar as ações de prevenção e controle de doenças transmissíveis, estando atendo quanto aos de fatores de risco para a predisposição das doenças crônicas não transmissíveis, dentro do contexto socioeconômico e cultural, da saúde do trabalhador e dos pacientes envolvidos no cenário dos cuidados, com foco nos indicadores de saúde, e conhecer as práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças.

- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

Proporcionar aos profissionais de enfermagem uma visão ampla para o gerenciamento na gestão de pessoas, que envolvem ações de recrutamento, seleção, capacitação, e desenvolvimento com visão de valorização e qualificação da equipe multidisciplinar, também ter conhecimento dos conceitos do processo gerenciamento dos serviços em Enfermagem.

- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

Tem o objetivo de conhecer o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) e sua articulação com a saúde Suplementar; de correlacionar as bases biológicas da saúde com as bases sociais, numa visão integral do indivíduo em família e coletividades; e de despertar compreensão sobre a relevância do trabalho em equipe e da articulação em redes de atenção à saúde.

- TECNOLOGIA EM SAÚDE

Aprimorar o conhecimento com foco nos avanços tecnológicos, envolvendo o manejo dos equipamentos, manutenção preventiva, possibilitando a implementação de estratégias contínuas de capacitação para lidar com os avanços e aprimoramentos neste contexto, com foco na qualidade da assistência, o uso das tecnologias na enfermagem em UTI, e o manejo para resolutividade dos potenciais problemas., e agir no cuidado do cliente.

- ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO SUPORTE AVANÇADO EM PEDIDATRIA E NEONATOLOGIA

Proporcionar o ensino acerca dos cuidados diferenciais de enfermagem bem como aspectos gerais que envolvem a atenção qualificada e de forma ágil, ao paciente pediátrico e neonato em situações críticas de urgência e emergência.

- SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UNIDADES NEONATAIS E PEDIÁTRICAS

Proporcionar o ensino acerca da sistematização da assistência de enfermagem em pediatria e neonatologia bem como o a atuação do enfermeiro em unidades neonatais e pediátricas, pautadas no rigor técnico-científico, bem como o conhecimento dos protocolos de atendimento.

- ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

Proporcionar o ensino acerca dos cuidados gerais ao neonato e os cuidados de enfermagem em unidade de terapia intensiva neonatal, com conhecimento das políticas de humanização, pautadas no acolhimento familiar, e ter profissionais com conhecimentos técnicos- científico.

- FARMACOLOGIA E INFECTOLOGIA INTENSIVA

Proporcionar o ensino acerca da abordagem geral em farmacologia, farmacocinética e cuidados de enfermagem na administração de medicamentos ao paciente neonato e pediátrico em emergências. Abordagem às infecções relacionadas à assistência à saúde: epidemiologia, prevenção e controle.

- ENFERMAGEM EM PEDIATRIA E TERAPIA INTENSIVA E PEDIÁTRICA

Proporcionar o ensino acerca dos cuidados gerais com foco nas ações de urgência e emergência ao paciente pediátrico e os sistematizados e individualizados de enfermagem em unidade de terapia intensiva pediátrica.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Credenciamento e-MEC:  https://bit.ly/33jkdrG


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.